Odontologia para pacientes especiais: análise da composição curricular das instituições públicas do Brasil.
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24948 |
Resumo: | O trabalho objetiva analisar dentre as instituições públicas do Brasil, as disciplinas voltadas ao atendimento de pacientes portadores de necessidades especiais nos cursos de odontologia. Trata-se de um estudo observacional, documental, transversal e de abordagem quantitativa, onde a metodologia adotada foi descrita por Penha e Bonato. Um formulário foi preenchido com informações sobre presença da disciplina, nomenclatura, quantidade de horas, integração disciplinar, caráter optativo ou obrigatório e se a disciplina era teórica ou prática que foram coletadas por meio de sites oficiais dos cursos. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, 100% das instituições públicas, ofertam a disciplina de pacientes com necessidades especiais. No Nordeste, Sudeste e Sul apenas 55%, 71% e 50%, respectivamente, fornecem esse ensino. A maioria das disciplinas sobre pacientes especiais, quando presentes, são ofertadas nos últimos períodos do curso de graduação, sendo a maior parte (32%) no 9º período. Com relação as demais características analisadas (nomenclatura, quantidade de horas, caráter optativo ou obrigatório, teórico ou prático) foi possível perceber uma variação por instituição. Constata-se que algumas instituições não possuem a disciplina na sua grade curricular, no entanto, a sua inclusão é muito importante para a formação de um profissional que atue sobre uma nova lógica, voltada para a humanização e a integralidade do cuidado. |
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PENHA, Elizandra Silva da.PENHA, E. S.http://lattes.cnpq.br/7550484144185158ROCHA, Renata Andrea Salvitti de Sá.ROCHA, R. A. S. S.ROLIM, Ana Karina Almeida.ROLIM, A. K. A.CIPRIANO, O. B.http://lattes.cnpq.br/2672358750322305CIPRIANO, Olga Batista.O trabalho objetiva analisar dentre as instituições públicas do Brasil, as disciplinas voltadas ao atendimento de pacientes portadores de necessidades especiais nos cursos de odontologia. Trata-se de um estudo observacional, documental, transversal e de abordagem quantitativa, onde a metodologia adotada foi descrita por Penha e Bonato. Um formulário foi preenchido com informações sobre presença da disciplina, nomenclatura, quantidade de horas, integração disciplinar, caráter optativo ou obrigatório e se a disciplina era teórica ou prática que foram coletadas por meio de sites oficiais dos cursos. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, 100% das instituições públicas, ofertam a disciplina de pacientes com necessidades especiais. No Nordeste, Sudeste e Sul apenas 55%, 71% e 50%, respectivamente, fornecem esse ensino. A maioria das disciplinas sobre pacientes especiais, quando presentes, são ofertadas nos últimos períodos do curso de graduação, sendo a maior parte (32%) no 9º período. Com relação as demais características analisadas (nomenclatura, quantidade de horas, caráter optativo ou obrigatório, teórico ou prático) foi possível perceber uma variação por instituição. Constata-se que algumas instituições não possuem a disciplina na sua grade curricular, no entanto, a sua inclusão é muito importante para a formação de um profissional que atue sobre uma nova lógica, voltada para a humanização e a integralidade do cuidado.The work aims to analyze among the public institutions in Brazil, the disciplines focused on the care of patients with special needs in dentistry courses. This is a observational, documentary cross-sectional study od quantitative approach, where the adopted methodology was described by Penha8 and Bonato9. An form was produced and information about the existence of the discipline, nomenclature, number of hours, disciplinary integration, optional or compulsory discipline and whether the discipline was theoretical or practical were collected on the official websites of the courses.In the North and Midwest, 100% of public institutions offer the discipline of special patients. In the Northeast, Southeast and South only 55%, 71% and 50%, respectively, provide this education. When present, some disciplines about special needs patients are offered in the last periods of the undergraduate course, the majority (32%) in the 9th period. Regarding the other characteristics analyzed (nomenclature, number of hours, period offered, optional or compulsory character, theoretical or practical) it was possible to notice a variation by institution. It appears that some institutions do not have the discipline in their curriculum, however, its inclusion is very important for the formation of a professional who acts on a new logic, focused on humanization and comprehensive care.Submitted by Renata Cardoso (renaatachaves97@hotmail.com) on 2022-04-28T18:21:55Z No. of bitstreams: 1 OLGA BATISTA CIPRIANO - TCC ARTIGO ODONTOLOGIA CSTR 2019.pdf: 546929 bytes, checksum: 13116744e35b4f3a74dab5a953344821 (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-28T18:21:55Z (GMT). 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Odontologia para pacientes especiais: análise da composição curricular das instituições públicas do Brasil. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2019. 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