Saberes dos acadêmicos de enfermagem acerca da leishmaniose visceral: pesquisa-ação na ressignificação de novos conhecimentos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7700 |
Resumo: | A Leishmaniose Visceral é uma zoonose que possui relevância no campo da saúde coletiva, a mesma é caracterizada como doença sistêmica e infeciosa, causada pelo protozoário do gênero Leishmania. O principal mecanismo de transmissão é por meio da picada do mosquito fêmea infectado. No entanto existem outras formas menos comuns, como transfusão sanguínea, transplacentária, acidentes laboratoriais e outros. A relevância desta temática para a saúde coletiva, envolve seus altos índices de acometimento, complicações e letalidade. Esta realidade associada ao desconhecimento sobre a temática, intensifica o problema, tornando essa zoonose uma das doenças mais negligenciáveis do mundo. O presente estudo objetivou a resignação de novos conhecimentos dos acadêmicos de enfermagem acerca da Leishmaniose Visceral, por meio de ações educativas. Trata-se de investigação de caráter descritivo e abordagem qualitativa, a qual foi mediada pela pesquisa-ação. Este estudo foi realizado com acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, da cidade de Cajazeiras. Como método de análise foi utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo. O estudo em questão foi iniciado posteriormente ao consentimento do Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 3.219.533. A pesquisa foi realizada seguindo quatro etapas consecutivas, sendo a primeira o levantamento do diagnóstico situacional, o qual transpareceu a fragilidade no conhecimento dos estudantes de enfermagem em relação a conceitos básicos da Leishmaniose Visceral, como definição, sintomatologia, transmissão, prevenção, assim como na elaboração de plano cuidativo. A segunda etapa, foi o planejamento das ações, o qual foi realizado mediante as fragilidades encontradas na etapa anterior. Após esta, foi o momento da implementação, que se constituiu como a terceira fase, em que foi possível criar ambiente favorável ao debate e trocas de conhecimentos. Na quarta e última etapa, foi a avaliação das ações implementadas, momento em que se mostrou positivo, pois como evidenciado pelos os discursos dos participantes, proporcionaram novos conhecimentos. Por fim, percebeu-se que as intervenções educativas fomentaram a ressignificação de novos saberes, além de favorecer o interesse dos participantes sobre a temática. |
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Saberes dos acadêmicos de enfermagem acerca da leishmaniose visceral: pesquisa-ação na ressignificação de novos conhecimentos.Nursing students' knowledge about visceral leishmaniasis: action research in the resignification of new knowledge.Leishmaniose visceralEducação continuada - enfermagemEstudantes de enfermagemVisceral LeishmaniasisContinuing Education - NursingNursing studentsEnfermagem.A Leishmaniose Visceral é uma zoonose que possui relevância no campo da saúde coletiva, a mesma é caracterizada como doença sistêmica e infeciosa, causada pelo protozoário do gênero Leishmania. O principal mecanismo de transmissão é por meio da picada do mosquito fêmea infectado. No entanto existem outras formas menos comuns, como transfusão sanguínea, transplacentária, acidentes laboratoriais e outros. A relevância desta temática para a saúde coletiva, envolve seus altos índices de acometimento, complicações e letalidade. Esta realidade associada ao desconhecimento sobre a temática, intensifica o problema, tornando essa zoonose uma das doenças mais negligenciáveis do mundo. O presente estudo objetivou a resignação de novos conhecimentos dos acadêmicos de enfermagem acerca da Leishmaniose Visceral, por meio de ações educativas. Trata-se de investigação de caráter descritivo e abordagem qualitativa, a qual foi mediada pela pesquisa-ação. Este estudo foi realizado com acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, da cidade de Cajazeiras. Como método de análise foi utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo. O estudo em questão foi iniciado posteriormente ao consentimento do Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 3.219.533. A pesquisa foi realizada seguindo quatro etapas consecutivas, sendo a primeira o levantamento do diagnóstico situacional, o qual transpareceu a fragilidade no conhecimento dos estudantes de enfermagem em relação a conceitos básicos da Leishmaniose Visceral, como definição, sintomatologia, transmissão, prevenção, assim como na elaboração de plano cuidativo. A segunda etapa, foi o planejamento das ações, o qual foi realizado mediante as fragilidades encontradas na etapa anterior. Após esta, foi o momento da implementação, que se constituiu como a terceira fase, em que foi possível criar ambiente favorável ao debate e trocas de conhecimentos. Na quarta e última etapa, foi a avaliação das ações implementadas, momento em que se mostrou positivo, pois como evidenciado pelos os discursos dos participantes, proporcionaram novos conhecimentos. Por fim, percebeu-se que as intervenções educativas fomentaram a ressignificação de novos saberes, além de favorecer o interesse dos participantes sobre a temática.Visceral Leishmaniasis is a zoonosis that has relevance in the field of collective health, it is characterized as a systemic and infectious disease, caused by the protozoan of the Leishmania genus. The main mechanism of transmission is through the bite of the infected female mosquito. However there are other less common ways, such as blood transfusion, transplacental, laboratory accidents and others. The relevance of this subject to the collective health involves its high levels of involvement, complications and lethality. This reality associated with ignorance about the subject, intensifies the problem, making this zoonosis one of the most negligible diseases in the world. The present study aimed at the resignation of new knowledge of nursing students about Visceral Leishmaniasis, through educational actions. It is a research with descriptive character and qualitative approach, which was mediated by action research. This study was carried out with nursing students from the Federal University of Campina Grande, in the city of Cajazeiras. As a method of analysis the Discourse of the Collective Subject was used. The study in question was initiated after the consent of the Ethics Committee in Research under opinion nº 3.219.533. The research was carried out following four consecutive steps, being the first one the situational diagnosis survey, which revealed the fragility in nursing students' knowledge regarding basic concepts of Visceral Leishmaniasis, such as definition, symptomatology, transmission, prevention, as well as in the elaboration of care plan. The second step was the actions’ planning, which was carried out through the fragilities found in the previous stage. After this, it was the moment of implementation, which was constituted as the third phase, in which it was possible to create a favorable environment for debate and exchange of knowledge. In the fourth and last stage, it was the evaluation of the implemented actions, which was positive, because as evidenced by the participants' speeches, new knowledge was provided. Finally, it was noticed that the educational interventions promoted the resignification of new knowledge, besides favoring the interest of the participants about the subject.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Marcelo Costa.FERNANDES, Marcelo Costa.http://lattes.cnpq.br/7409130137153860ANDRADE, Mayara Evangelista de.RODRIGUES, Alba Rejane Gomes de Moura.COELHO, Ariane Moreira.2019-07-102019-10-03T19:52:14Z2019-10-032019-10-03T19:52:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7700COELHO, Ariane Moreira. Saberes dos acadêmicos de enfermagem acerca da leishmaniose visceral: pesquisa-ação na ressignificação de novos conhecimentos. 2019. 82f. 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A Leishmaniose Visceral é uma zoonose que possui relevância no campo da saúde coletiva, a mesma é caracterizada como doença sistêmica e infeciosa, causada pelo protozoário do gênero Leishmania. O principal mecanismo de transmissão é por meio da picada do mosquito fêmea infectado. No entanto existem outras formas menos comuns, como transfusão sanguínea, transplacentária, acidentes laboratoriais e outros. A relevância desta temática para a saúde coletiva, envolve seus altos índices de acometimento, complicações e letalidade. Esta realidade associada ao desconhecimento sobre a temática, intensifica o problema, tornando essa zoonose uma das doenças mais negligenciáveis do mundo. O presente estudo objetivou a resignação de novos conhecimentos dos acadêmicos de enfermagem acerca da Leishmaniose Visceral, por meio de ações educativas. Trata-se de investigação de caráter descritivo e abordagem qualitativa, a qual foi mediada pela pesquisa-ação. Este estudo foi realizado com acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, da cidade de Cajazeiras. Como método de análise foi utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo. O estudo em questão foi iniciado posteriormente ao consentimento do Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 3.219.533. A pesquisa foi realizada seguindo quatro etapas consecutivas, sendo a primeira o levantamento do diagnóstico situacional, o qual transpareceu a fragilidade no conhecimento dos estudantes de enfermagem em relação a conceitos básicos da Leishmaniose Visceral, como definição, sintomatologia, transmissão, prevenção, assim como na elaboração de plano cuidativo. A segunda etapa, foi o planejamento das ações, o qual foi realizado mediante as fragilidades encontradas na etapa anterior. Após esta, foi o momento da implementação, que se constituiu como a terceira fase, em que foi possível criar ambiente favorável ao debate e trocas de conhecimentos. Na quarta e última etapa, foi a avaliação das ações implementadas, momento em que se mostrou positivo, pois como evidenciado pelos os discursos dos participantes, proporcionaram novos conhecimentos. Por fim, percebeu-se que as intervenções educativas fomentaram a ressignificação de novos saberes, além de favorecer o interesse dos participantes sobre a temática. |
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