Compreensão da relação entre racismo antinegro e sofrimento psíquico para estagiários(as) de psicologia clínica.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30990 |
Resumo: | Diante da percepção das dificuldades em incluir as discussões sobre racismo na rotina da formação em psicologia, o presente estudo teve como principal objetivo investigar como estagiários(as) de psicologia clínica compreendem e lidam com o sofrimento psíquico relacionado ao racismo antinegro em sua prática. Utilizou-se o método qualitativo, a amostra foi composta por cinquenta e três estagiários(as) de psicologia clínica, que responderam um questionário divulgado remotamente. Para análise de dados, empregou-se a estatística descritiva e a análise temática de conteúdo. Foram identificados dois temas centrais: 1) Como lidam com o sofrimento psíquico relacionado ao racismo no atendimento clínico e 2) Aspectos da formação. No primeiro tema foram elaboradas três categorias: a) Elementos facilitadores no atendimento psicoterápico; b) Efeitos psíquicos do racismo e c) Dificuldades no atendimento psicoterápico. No segundo tema, foram elaboradas três categorias: a) Lacunas e falhas na graduação; b) Conhecimentos necessários e c) Lacunas e falhas na supervisão. Observou-se que o debate sobre relações étnico-raciais está presente nos cursos de Psicologia, porém de modo insatisfatório e superficial e que os(as) participantes possuem limitado repertório teórico e técnico que possibilitem a percepção do sofrimento psíquico relacionado ao racismo no setting terapêutico, tal como restritas habilidades e competências terapêuticas que facilitem o manejo clínico. Conclui-se que há necessidade de incluir discussões sobre a temática nas grades curriculares dos cursos e tornar as discussões sobre racismo e sofrimento psíquico algo fundamental nas supervisões clínicas. |
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Compreensão da relação entre racismo antinegro e sofrimento psíquico para estagiários(as) de psicologia clínica.RacismoFormação do psicólogoPsicoterapiaSupervisão clínicaRacismPsychologist trainingPsychotherapyClinical supervisionSofrimento psíquicoEstagiários de Psicologia ClínicaPsicologia.Diante da percepção das dificuldades em incluir as discussões sobre racismo na rotina da formação em psicologia, o presente estudo teve como principal objetivo investigar como estagiários(as) de psicologia clínica compreendem e lidam com o sofrimento psíquico relacionado ao racismo antinegro em sua prática. Utilizou-se o método qualitativo, a amostra foi composta por cinquenta e três estagiários(as) de psicologia clínica, que responderam um questionário divulgado remotamente. Para análise de dados, empregou-se a estatística descritiva e a análise temática de conteúdo. Foram identificados dois temas centrais: 1) Como lidam com o sofrimento psíquico relacionado ao racismo no atendimento clínico e 2) Aspectos da formação. No primeiro tema foram elaboradas três categorias: a) Elementos facilitadores no atendimento psicoterápico; b) Efeitos psíquicos do racismo e c) Dificuldades no atendimento psicoterápico. No segundo tema, foram elaboradas três categorias: a) Lacunas e falhas na graduação; b) Conhecimentos necessários e c) Lacunas e falhas na supervisão. Observou-se que o debate sobre relações étnico-raciais está presente nos cursos de Psicologia, porém de modo insatisfatório e superficial e que os(as) participantes possuem limitado repertório teórico e técnico que possibilitem a percepção do sofrimento psíquico relacionado ao racismo no setting terapêutico, tal como restritas habilidades e competências terapêuticas que facilitem o manejo clínico. Conclui-se que há necessidade de incluir discussões sobre a temática nas grades curriculares dos cursos e tornar as discussões sobre racismo e sofrimento psíquico algo fundamental nas supervisões clínicas.Faced with the perception of difficulties in including discussions about racism in the routine of training in psychology, the main objective of this study was to investigate how clinical psychology trainees understand and deal with psychic suffering related to anti-black racism in their practice. The qualitative method was used, the sample consisted of fifty-three clinical psychology trainees, who answered a questionnaire released remotely. For data analysis, descriptive statistics and thematic content analysis were used. Two central themes were identified: 1) How they deal with psychic suffering related to racism in clinical care and 2) Aspects of training. In the first theme, three categories were elaborated: a) Facilitating elements in psychotherapeutic care; b) Psychic effects of racism and c) Difficulties in psychotherapeutic care. In the second theme, three categories were elaborated: a) Gaps and failures in graduation; b) Required knowledge and c) Gaps and failures in supervision. It was observed that the debate on ethnic-racial relations is present in Psychology courses, but in an unsatisfactory and superficial way and that the participants have a limited theoretical and technical repertoire that allow the perception of psychic suffering related to racism in the therapeutic setting , as well as restricted therapeutic skills and competences that facilitate clinical management. It is concluded that there is a need to include discussions on the subject in the curricula of the courses and to make discussions about racism and psychic suffering fundamental in clinical supervision.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSUFCGGOMES, Isadora Dias.GOMES, I.D.http://lattes.cnpq.br/8631482906122374OLIVEIRA, Suenny Fonseca de.OLIVEIRA, S.F.http://lattes.cnpq.br/8823166970900982SOUSA, Sarah Raquel Izidro Umbelino de.20222023-07-22T00:17:02Z2023-07-212023-07-22T00:17:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30990porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-26T18:01:30Zoai:localhost:riufcg/30990Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-26T18:01:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Diante da percepção das dificuldades em incluir as discussões sobre racismo na rotina da formação em psicologia, o presente estudo teve como principal objetivo investigar como estagiários(as) de psicologia clínica compreendem e lidam com o sofrimento psíquico relacionado ao racismo antinegro em sua prática. Utilizou-se o método qualitativo, a amostra foi composta por cinquenta e três estagiários(as) de psicologia clínica, que responderam um questionário divulgado remotamente. Para análise de dados, empregou-se a estatística descritiva e a análise temática de conteúdo. Foram identificados dois temas centrais: 1) Como lidam com o sofrimento psíquico relacionado ao racismo no atendimento clínico e 2) Aspectos da formação. No primeiro tema foram elaboradas três categorias: a) Elementos facilitadores no atendimento psicoterápico; b) Efeitos psíquicos do racismo e c) Dificuldades no atendimento psicoterápico. No segundo tema, foram elaboradas três categorias: a) Lacunas e falhas na graduação; b) Conhecimentos necessários e c) Lacunas e falhas na supervisão. Observou-se que o debate sobre relações étnico-raciais está presente nos cursos de Psicologia, porém de modo insatisfatório e superficial e que os(as) participantes possuem limitado repertório teórico e técnico que possibilitem a percepção do sofrimento psíquico relacionado ao racismo no setting terapêutico, tal como restritas habilidades e competências terapêuticas que facilitem o manejo clínico. Conclui-se que há necessidade de incluir discussões sobre a temática nas grades curriculares dos cursos e tornar as discussões sobre racismo e sofrimento psíquico algo fundamental nas supervisões clínicas. |
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