Reflexões sobre identidade e representação sociais no contexto educacional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Simone da Silva.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5821
Resumo: O presente trabalho possui como principal objetivo compreender a construção da identidade dos professores em sala de aula do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Ao considerar o nível acelerado das mudanças sociais, é perceptível que é no âmbito educacional, uma das primeiras instituições a sentir a diferença. Assim sendo, é possível perceber as dificuldades que os professores passam para definir e delimitar suas reais funções, causando desta forma uma “crise de identidade”. Sobre identidade, eixo norteador deste trabalho, pode-se afirmar que é construída na interação social e cultural dos sujeitos. Na busca desta compreensão, julgamos ser necessário enfatizar sobre as representações sociais dos professores, no intuito de entender até que ponto, a formação, a experiência, auxiliam na construção das representações. A pesquisa foi realizada através da abordagem autobiográfica em que o sujeito é o responsável pela elaboração e reconstrução de sua memória, narra acontecimentos a partir de uma demanda de observações e práticas, vivenciadas nos estágios supervisionados e como bolsistas do PIBID. Deste modo, esperamos contribuir na busca em compreender o universo docente, auxiliar e motivar profissionais em início de carreira, além dos professores que almejam melhorar sua prática.
id UFCG_1a66b21c7cb1bf6b8ede67c790296139
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5821
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Reflexões sobre identidade e representação sociais no contexto educacional.Reflections on social identity and representation in the educational context.ProfessorIdentidade profissionalSala de aulaRepresentações sociaisTeacherProfessional IdentityClassroomSocial representationsLetras - Língua Portuguesa.O presente trabalho possui como principal objetivo compreender a construção da identidade dos professores em sala de aula do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Ao considerar o nível acelerado das mudanças sociais, é perceptível que é no âmbito educacional, uma das primeiras instituições a sentir a diferença. Assim sendo, é possível perceber as dificuldades que os professores passam para definir e delimitar suas reais funções, causando desta forma uma “crise de identidade”. Sobre identidade, eixo norteador deste trabalho, pode-se afirmar que é construída na interação social e cultural dos sujeitos. Na busca desta compreensão, julgamos ser necessário enfatizar sobre as representações sociais dos professores, no intuito de entender até que ponto, a formação, a experiência, auxiliam na construção das representações. A pesquisa foi realizada através da abordagem autobiográfica em que o sujeito é o responsável pela elaboração e reconstrução de sua memória, narra acontecimentos a partir de uma demanda de observações e práticas, vivenciadas nos estágios supervisionados e como bolsistas do PIBID. Deste modo, esperamos contribuir na busca em compreender o universo docente, auxiliar e motivar profissionais em início de carreira, além dos professores que almejam melhorar sua prática.El presente trabajo tiene como principal objetivo comprender la construcción de la identidad de los profesores que trabajan en la primária y la secundária. Al considerar el nivel acelerado de los cambios sociales, se torna perceptible que es en el ámbito educativo, una de las primeras instrucciones a sentir la diferencia. Por lo tanto, es posible percibir las dificultades que los profesores pasan para definir y delimitar sus reales funcione, causando entonces uma “crisis de identidad”. Sobre identidad, punto norteador de este trabajo, se puede afirmar que se construye en la interacción social y cultural de los sujetos. En la búsqueda de una comprensión, creemos en la necesidad de enfatizar acerca de las representaciones sociales de los profesores, para que se pueda entender hasta que punto la formación, la experiência, auxilian en la construcción de las representaciones. La investigación há sido realizada a través del abordaje autobiográfico en que el sujeto es el responsable por la elaboración y reconstrucción de su memória, narra acontecimientos a partir de una demanda de observaciones y prácticas vivenciadas en el período de pasantía supervisada y como becarios del PIBID. De este modo, esperamos contribuir en la búsqueda de una comprensión del universo docente, auxiliar y motivar a profesionales en el início de la carrera, además de los profesores que desean mejorar su práctica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCASTRO, Onireves Monteiro de.CASTRO, O. M.http://lattes.cnpq.br/3485957168495828RAMOS, Luísa de Marillac.FEITOSA, Belijiane Marques.MARTINS, Simone da Silva.2017-05-052019-08-15T16:53:50Z2019-08-152019-08-15T16:53:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5821MARTINS, Simone da Silva. Reflexões sobre identidade e representação sociais no contexto educacional. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-23T13:21:00Zoai:localhost:riufcg/5821Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-23T13:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre identidade e representação sociais no contexto educacional.
Reflections on social identity and representation in the educational context.
title Reflexões sobre identidade e representação sociais no contexto educacional.
spellingShingle Reflexões sobre identidade e representação sociais no contexto educacional.
MARTINS, Simone da Silva.
Professor
Identidade profissional
Sala de aula
Representações sociais
Teacher
Professional Identity
Classroom
Social representations
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Reflexões sobre identidade e representação sociais no contexto educacional.
title_full Reflexões sobre identidade e representação sociais no contexto educacional.
title_fullStr Reflexões sobre identidade e representação sociais no contexto educacional.
title_full_unstemmed Reflexões sobre identidade e representação sociais no contexto educacional.
title_sort Reflexões sobre identidade e representação sociais no contexto educacional.
author MARTINS, Simone da Silva.
author_facet MARTINS, Simone da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CASTRO, Onireves Monteiro de.
CASTRO, O. M.
http://lattes.cnpq.br/3485957168495828
RAMOS, Luísa de Marillac.
FEITOSA, Belijiane Marques.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Simone da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Identidade profissional
Sala de aula
Representações sociais
Teacher
Professional Identity
Classroom
Social representations
Letras - Língua Portuguesa.
topic Professor
Identidade profissional
Sala de aula
Representações sociais
Teacher
Professional Identity
Classroom
Social representations
Letras - Língua Portuguesa.
description O presente trabalho possui como principal objetivo compreender a construção da identidade dos professores em sala de aula do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Ao considerar o nível acelerado das mudanças sociais, é perceptível que é no âmbito educacional, uma das primeiras instituições a sentir a diferença. Assim sendo, é possível perceber as dificuldades que os professores passam para definir e delimitar suas reais funções, causando desta forma uma “crise de identidade”. Sobre identidade, eixo norteador deste trabalho, pode-se afirmar que é construída na interação social e cultural dos sujeitos. Na busca desta compreensão, julgamos ser necessário enfatizar sobre as representações sociais dos professores, no intuito de entender até que ponto, a formação, a experiência, auxiliam na construção das representações. A pesquisa foi realizada através da abordagem autobiográfica em que o sujeito é o responsável pela elaboração e reconstrução de sua memória, narra acontecimentos a partir de uma demanda de observações e práticas, vivenciadas nos estágios supervisionados e como bolsistas do PIBID. Deste modo, esperamos contribuir na busca em compreender o universo docente, auxiliar e motivar profissionais em início de carreira, além dos professores que almejam melhorar sua prática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-05
2019-08-15T16:53:50Z
2019-08-15
2019-08-15T16:53:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5821
MARTINS, Simone da Silva. Reflexões sobre identidade e representação sociais no contexto educacional. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5821
identifier_str_mv MARTINS, Simone da Silva. Reflexões sobre identidade e representação sociais no contexto educacional. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744386461794304