O café filosófico: práticas no ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Marcelo Gonçalves de.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26175
Resumo: O diálogo é um elemento característico da condição humana. Desde as mais antigas civilizações, os homens ensinam e aprendem por meio dele. Nesse sentido, o presente estudo revisita os pressupostos que fizeram do diálogo um método filosófico eficaz para o autoconhecimento humano e a implementação de uma cultura de ensino e aprendizagem específica. Nas obras platônicas, encontramos Sócrates que, ao utilizar-se do diálogo, constitui- o como primordial em sua atuação e torna-o, desse modo, um método filosófico eficaz, com a finalidade de chegar ao conhecimento verdadeiro. Na transição da Antiguidade ao Medieval, Santo Agostinho de Hipona pressupõe, em sua obra dia lógica intitulada De Magistral, que aquele que fala tem a intenção primordial de ensinar. Na contemporaneidade, o filósofo francês Marc Sautet leva a filosofia para um público heterodoxo, fora do ambiente acadêmico e sem uma escolha prévia de temas, guiando os interlocutores a descobrirem nas profundezas da tradição filosófica e com uma linguagem dia lógica, as respostas para seus dilemas cotidianos. σesse contexto, refletimos acerca do evento escolar denominado “Café Filosófico”, realizado desde o ano 2016, no Instituto Santo Antônio (ISA), em Campina Grande/PB. Tal evento constitui-se como uma prática de Ensino de Filosofia que, executada por meio do diálogo, apresenta resultados significativos para todos os sujeitos envolvidos. Para tanto, a presente pesquisa se ordena tomando por base algumas obras dos filósofos supracitados, entre elas: Apologia de Sócrates, de Platão; De Magistral, de Santo Agostinho; e Um Café para Sócrates, de Marc Sautet; bem como outras obras de alguns comentadores da área.
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