O café filosófico: práticas no ensino médio.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26175 |
Resumo: | O diálogo é um elemento característico da condição humana. Desde as mais antigas civilizações, os homens ensinam e aprendem por meio dele. Nesse sentido, o presente estudo revisita os pressupostos que fizeram do diálogo um método filosófico eficaz para o autoconhecimento humano e a implementação de uma cultura de ensino e aprendizagem específica. Nas obras platônicas, encontramos Sócrates que, ao utilizar-se do diálogo, constitui- o como primordial em sua atuação e torna-o, desse modo, um método filosófico eficaz, com a finalidade de chegar ao conhecimento verdadeiro. Na transição da Antiguidade ao Medieval, Santo Agostinho de Hipona pressupõe, em sua obra dia lógica intitulada De Magistral, que aquele que fala tem a intenção primordial de ensinar. Na contemporaneidade, o filósofo francês Marc Sautet leva a filosofia para um público heterodoxo, fora do ambiente acadêmico e sem uma escolha prévia de temas, guiando os interlocutores a descobrirem nas profundezas da tradição filosófica e com uma linguagem dia lógica, as respostas para seus dilemas cotidianos. σesse contexto, refletimos acerca do evento escolar denominado “Café Filosófico”, realizado desde o ano 2016, no Instituto Santo Antônio (ISA), em Campina Grande/PB. Tal evento constitui-se como uma prática de Ensino de Filosofia que, executada por meio do diálogo, apresenta resultados significativos para todos os sujeitos envolvidos. Para tanto, a presente pesquisa se ordena tomando por base algumas obras dos filósofos supracitados, entre elas: Apologia de Sócrates, de Platão; De Magistral, de Santo Agostinho; e Um Café para Sócrates, de Marc Sautet; bem como outras obras de alguns comentadores da área. |
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O café filosófico: práticas no ensino médio.The philosophical: coffee practices in high school.Ensino de filosofíaDiálogoCafé filosóficoSocrátes (470 a.C - 399 a. C.)Santo Augostinho (354 - 430)Sautet, Claude (1924 - 2000)Teaching philosophyPhilosophical cafeDialogueEnsino AprendizagemO diálogo é um elemento característico da condição humana. Desde as mais antigas civilizações, os homens ensinam e aprendem por meio dele. Nesse sentido, o presente estudo revisita os pressupostos que fizeram do diálogo um método filosófico eficaz para o autoconhecimento humano e a implementação de uma cultura de ensino e aprendizagem específica. Nas obras platônicas, encontramos Sócrates que, ao utilizar-se do diálogo, constitui- o como primordial em sua atuação e torna-o, desse modo, um método filosófico eficaz, com a finalidade de chegar ao conhecimento verdadeiro. Na transição da Antiguidade ao Medieval, Santo Agostinho de Hipona pressupõe, em sua obra dia lógica intitulada De Magistral, que aquele que fala tem a intenção primordial de ensinar. Na contemporaneidade, o filósofo francês Marc Sautet leva a filosofia para um público heterodoxo, fora do ambiente acadêmico e sem uma escolha prévia de temas, guiando os interlocutores a descobrirem nas profundezas da tradição filosófica e com uma linguagem dia lógica, as respostas para seus dilemas cotidianos. σesse contexto, refletimos acerca do evento escolar denominado “Café Filosófico”, realizado desde o ano 2016, no Instituto Santo Antônio (ISA), em Campina Grande/PB. Tal evento constitui-se como uma prática de Ensino de Filosofia que, executada por meio do diálogo, apresenta resultados significativos para todos os sujeitos envolvidos. Para tanto, a presente pesquisa se ordena tomando por base algumas obras dos filósofos supracitados, entre elas: Apologia de Sócrates, de Platão; De Magistral, de Santo Agostinho; e Um Café para Sócrates, de Marc Sautet; bem como outras obras de alguns comentadores da área.Dialogue is a characteristic element of the human condition. From the oldest civilizations, men teach and learn through it. In this sense, the present study revisits the assumptions that made dialogue an effective philosophical method for human self-knowledge and the implementation of specific teaching and learning culture. In the Platonic works, we find Socrates who, when using dialogue, constitutes it as primordial in his performance and thus makes it a philosophical method in itself, to reach true knowledge. In the transition from Antiquity to Medieval, Saint Augustine of Hippo presupposes, in his dialogical work entitled De Magistro, that the speaker has the primary intention of teaching. In contemporary times, the French philosopher Marc Sautet takes philosophy to a heterodox audience, outside the academic environment, and without prior preparation, guiding the interlocutors to discover in the depths of the philosophical tradition and with a dialogical language, the answers to their daily dilemmas. In this context, we reflect on the school event called “Café Filosófico” – Philosophical Coffee, held in 2016, at the Santo Antônio Institute (ISA), in Campina Grande / PB. Such an event is constituted as a Philosophy Teaching practice that, performed through dialogue, presents significant results for all involved subjects. For this, the present research is ordered based on some works of the aforementioned philosophers, among them: Apology of Socrates, by Plato; De Magistro, by Saint Augustine; and Um Café para Sócrates, by Marc Sautet; as well as other works by some commentators in the area.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILOUFCGLOPES, Ricardo Leon.LOPES, R. L.http://lattes.cnpq.br/1187815852022965SILVA, Antonio Gomes da.SILVA, A. G.VILLOTA, Jose Maria de Jesus Izquierdo.VILLOTA, J. M. J. I.http://lattes.cnpq.br/2127724493136540LIMA, Marcelo Gonçalves de.2022-03-102022-07-04T17:22:31Z2022-07-042022-07-04T17:22:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26175LIMA, Marcelo Gonçalves de. O café filosófico: práticas no ensino médio. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Programa de Mestrado Profissional em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26175porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-30T18:23:11Zoai:localhost:riufcg/26175Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-30T18:23:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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