Era uma vez Chapeuzinho Vermelho na ordem do discurso: uma proposta de leitura discursiva.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28584 |
Resumo: | Os Contos de Fadas são narrativas que nos acompanham em nossa vida desde a infância até a vida adulta e estão presentes em inúmeras culturas. Essas histórias tem a finalidade de denunciar, transmitir e ratificar os valores de uma sociedade, além de disseminar valores como a moral, a ética e as verdades de cada tempo. Com o passar dos séculos, esses contos passaram por inúmeras reatualizações (FOUCAULT, 2001), denunciando as vontades de verdade de cada época. Em nosso trabalho, investigaremos regimes de verdade sobre as constituições dos sujeitos homem, mulher e criança e sobre as concepções de bondade, maldade e beleza presentes em algumas reatualizações do Conto de Fadas clássico “Chapeuzinho Vermelho” dos Irmãos Grimm, e identificar à luz da Análise de Discurso de linha francesa (AD), que valores são transmitidos por essas narrativas. O corpus dessa pesquisa é constituído pelo filme Deu a louca na Chapeuzinho (2004), com direção de Edwards Cory e pelas narrativas curtas A verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho, de Agnese Baruzzi e Sandro Natalini (2008) e Uma Chapeuzinho vermelho, de Marjolaine Leray (2012). A análise do corpus foi feita a partir de sequências discursivas (SDs) do conto clássico e de suas reatualizações com o objetivo de facilitar a comparação entre as narrativas. Nosso trabalho fundamenta-se teoricamente na Análise de Discurso de linha francesa, mais especificamente nos estudos foucaultianos acerca de discurso, saber, poder e verdade. Além disso, baseamos nossas argumentações em BAKHTIN (2011); INDURSKY (2011); ORLANDI (1996). Sendo a Análise de Discurso uma teoria interdisciplinar, pesquisadores de outros campos do conhecimento também subsidiarão a pesquisa, a saber: HALL (2011); VEYNE (2011); TATAR (2004). A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de natureza interpretativa. Os estudos nos permitiram verificar a importância dos Contos de Fadas na cultura de uma sociedade. |
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Era uma vez Chapeuzinho Vermelho na ordem do discurso: uma proposta de leitura discursiva.Once upon a time Little Red Riding Hood in the order of discourse: a proposal for discursive reading.Chapeuzinho Vermelho - ordem do discursoLittle Red Riding Hood - order of speechLeitura discursivaDiscursive readingContos de fadasFairy taleVontades de verdade - contos de fadasTrue Will - Fairy TalesAnálise do discurso de linha francesaFrench line speech analysisFilme Deu a louca na Chapeuzinho VermelhoFilm Little Red Riding HoodAdaptação fílmica - Chapeuzinho VermelhoFilm adaptation - Little Red Riding HoodContos de fadasFairy taleContos de Grimm - Chapeuzinho VermelhoGrimm's Fairy Tales - Little Red Riding HoodRenaturalização - Chapeuzinho VermelhoRenaturalization - Little Red Riding HoodLiteratura infantil - chapeuzinho VermelhoChildren's Literature - Little Red Riding HoodCharles Perrault - Chapeuzinho VermelhoCharles Perrault - Little Red Riding HoodConto de Charles Perrault - Chapeuzinho VermelhoCharles Perrault's Tale - Little Red Riding HoodLiteratura infantilChildren's literatureFoucault - vontades de verdadesFoucault - wills to truthsLinguísticaOs Contos de Fadas são narrativas que nos acompanham em nossa vida desde a infância até a vida adulta e estão presentes em inúmeras culturas. Essas histórias tem a finalidade de denunciar, transmitir e ratificar os valores de uma sociedade, além de disseminar valores como a moral, a ética e as verdades de cada tempo. Com o passar dos séculos, esses contos passaram por inúmeras reatualizações (FOUCAULT, 2001), denunciando as vontades de verdade de cada época. Em nosso trabalho, investigaremos regimes de verdade sobre as constituições dos sujeitos homem, mulher e criança e sobre as concepções de bondade, maldade e beleza presentes em algumas reatualizações do Conto de Fadas clássico “Chapeuzinho Vermelho” dos Irmãos Grimm, e identificar à luz da Análise de Discurso de linha francesa (AD), que valores são transmitidos por essas narrativas. O corpus dessa pesquisa é constituído pelo filme Deu a louca na Chapeuzinho (2004), com direção de Edwards Cory e pelas narrativas curtas A verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho, de Agnese Baruzzi e Sandro Natalini (2008) e Uma Chapeuzinho vermelho, de Marjolaine Leray (2012). A análise do corpus foi feita a partir de sequências discursivas (SDs) do conto clássico e de suas reatualizações com o objetivo de facilitar a comparação entre as narrativas. Nosso trabalho fundamenta-se teoricamente na Análise de Discurso de linha francesa, mais especificamente nos estudos foucaultianos acerca de discurso, saber, poder e verdade. Além disso, baseamos nossas argumentações em BAKHTIN (2011); INDURSKY (2011); ORLANDI (1996). Sendo a Análise de Discurso uma teoria interdisciplinar, pesquisadores de outros campos do conhecimento também subsidiarão a pesquisa, a saber: HALL (2011); VEYNE (2011); TATAR (2004). A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de natureza interpretativa. Os estudos nos permitiram verificar a importância dos Contos de Fadas na cultura de uma sociedade.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Maria Angélica de.OLIVEIRA, M. A.http://lattes.cnpq.br/6111110627092405ALMEIDA, Ana Cristina Falcão.20152023-01-03T19:16:10Z2023-01-032023-01-03T19:16:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28584ALMEIDA, Ana Cristina Falcão. Era uma vez Chapeuzinho Vermelho na ordem do discurso: uma proposta de leitura discursiva. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28584porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-03T19:17:04Zoai:localhost:riufcg/28584Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-03T19:17:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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