Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PRATA, Arysttótenes da Silva.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.prata
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877
Resumo: Este trabalho propõe uma análise sobre a utilização da Literatura de Cordel como ferramenta de auxilio na educação e sua relação com a contextualização da educação para convivência com o semiárido brasileiro. A poesia popular, representada pelo cordel, como forma de ressiguinificar as práticas pedagógicas docentes, proporcionado um cenário pedagógico de desenvolvimento intelectual através da literatura popular do semiárido e sua interação com docentes, estudantes e conteúdos diversos. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre o uso da literatura de cordel como proposta pedagógica no processo de contextualização da educação no Cariri Ocidental paraibano. A pesquisa demonstrou que tanto professores quanto estudantes, do cariri ocidental paraibano, têm uma receptividade positiva em relação à Literatura de Cordel, reconhecem seu valor literário e se agradam deste tipo de leitura. Esta pesquisa utiliza abordagem qualitativa e se fundamenta nas orientações de José Maria Tavares de Andrade (2009), Paulo Freire (1970), Helder Pinheiro (2007) e Arievaldo Viana (2010).
id UFCG_1c859bb771b40af057eaa81a44c72c9d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8877
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano.Cordel and classroom literature: popular culture as a way to a contextualized education in Paraibano West Cariri.Cordel y literatura en el aula: cultura popular como una forma de educación contextualizada en Paraibano West Cariri.Literatura de cordel e educaçãoCordel e sala de aulaCultura popularEducação ContextualizadaPráticas educacionais - Cariri Ocidental ParaibanoCariri Ocidental Paraibano - Práticas EducacionaisLiteratura del Cordón y EducaciónEducación contextualizadaContextualized EducationCord Literature and EducationEducaçãoEste trabalho propõe uma análise sobre a utilização da Literatura de Cordel como ferramenta de auxilio na educação e sua relação com a contextualização da educação para convivência com o semiárido brasileiro. A poesia popular, representada pelo cordel, como forma de ressiguinificar as práticas pedagógicas docentes, proporcionado um cenário pedagógico de desenvolvimento intelectual através da literatura popular do semiárido e sua interação com docentes, estudantes e conteúdos diversos. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre o uso da literatura de cordel como proposta pedagógica no processo de contextualização da educação no Cariri Ocidental paraibano. A pesquisa demonstrou que tanto professores quanto estudantes, do cariri ocidental paraibano, têm uma receptividade positiva em relação à Literatura de Cordel, reconhecem seu valor literário e se agradam deste tipo de leitura. Esta pesquisa utiliza abordagem qualitativa e se fundamenta nas orientações de José Maria Tavares de Andrade (2009), Paulo Freire (1970), Helder Pinheiro (2007) e Arievaldo Viana (2010).Este trabajo propone un análisis sobre el uso de la literatura de cordel, como una herramienta de ayuda en la educación y su relación con el contexto de la educación para la convivencia con el semiárido brasileño. La poesía popular, representada por el Cordel, como una manera de profesores cambiare pedagogías de enseñanza, recriando el escenario pedagógico proporcionando un desarrollo intelectual a través de la literatura popular de los áridos y su interacción con los profesores, estudiantes y contenidos diversos. El objetivo de este trabajo es reflejar sobre el uso de la literatura como una propuesta pedagógica en el proceso de contextualización de la educación en la región del Cariri Ocidental Paraibano. La investigación ha demostrado que tanto profesores como estudiantes del cariri paraibano, tiene una acogida positiva en relación a esta literatura, reconocen su valor literario y el atractivo de este tipo de lectura. Esta pesquisa tiene el propósito, esta investigación utiliza un enfoque cualitativo y se basa en las directrices de José Maria Tavares de Andrade (2009), Paulo Freire (1970), Helder Pinheiro (2007) y Arievaldo Viana (2010).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGFURTADO, Quézia Vila Flor.FURTADO, Q. V. F.http://lattes.cnpq.br/8795834940015902PORTO, Shirley Barbosa das Neves.LACERDA, Alecksandra Vieira de.PRATA, Arysttótenes da Silva.20112019-11-05T17:59:44Z2019-11-052019-11-05T17:59:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.pratahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877PRATA, Arysttótenes da Silva. Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano. 2011. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-14T12:44:33Zoai:localhost:riufcg/8877Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-14T12:44:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano.
Cordel and classroom literature: popular culture as a way to a contextualized education in Paraibano West Cariri.
Cordel y literatura en el aula: cultura popular como una forma de educación contextualizada en Paraibano West Cariri.
title Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano.
spellingShingle Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano.
PRATA, Arysttótenes da Silva.
Literatura de cordel e educação
Cordel e sala de aula
Cultura popular
Educação Contextualizada
Práticas educacionais - Cariri Ocidental Paraibano
Cariri Ocidental Paraibano - Práticas Educacionais
Literatura del Cordón y Educación
Educación contextualizada
Contextualized Education
Cord Literature and Education
Educação
title_short Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano.
title_full Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano.
title_fullStr Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano.
title_full_unstemmed Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano.
title_sort Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano.
author PRATA, Arysttótenes da Silva.
author_facet PRATA, Arysttótenes da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FURTADO, Quézia Vila Flor.
FURTADO, Q. V. F.
http://lattes.cnpq.br/8795834940015902
PORTO, Shirley Barbosa das Neves.
LACERDA, Alecksandra Vieira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv PRATA, Arysttótenes da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura de cordel e educação
Cordel e sala de aula
Cultura popular
Educação Contextualizada
Práticas educacionais - Cariri Ocidental Paraibano
Cariri Ocidental Paraibano - Práticas Educacionais
Literatura del Cordón y Educación
Educación contextualizada
Contextualized Education
Cord Literature and Education
Educação
topic Literatura de cordel e educação
Cordel e sala de aula
Cultura popular
Educação Contextualizada
Práticas educacionais - Cariri Ocidental Paraibano
Cariri Ocidental Paraibano - Práticas Educacionais
Literatura del Cordón y Educación
Educación contextualizada
Contextualized Education
Cord Literature and Education
Educação
description Este trabalho propõe uma análise sobre a utilização da Literatura de Cordel como ferramenta de auxilio na educação e sua relação com a contextualização da educação para convivência com o semiárido brasileiro. A poesia popular, representada pelo cordel, como forma de ressiguinificar as práticas pedagógicas docentes, proporcionado um cenário pedagógico de desenvolvimento intelectual através da literatura popular do semiárido e sua interação com docentes, estudantes e conteúdos diversos. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre o uso da literatura de cordel como proposta pedagógica no processo de contextualização da educação no Cariri Ocidental paraibano. A pesquisa demonstrou que tanto professores quanto estudantes, do cariri ocidental paraibano, têm uma receptividade positiva em relação à Literatura de Cordel, reconhecem seu valor literário e se agradam deste tipo de leitura. Esta pesquisa utiliza abordagem qualitativa e se fundamenta nas orientações de José Maria Tavares de Andrade (2009), Paulo Freire (1970), Helder Pinheiro (2007) e Arievaldo Viana (2010).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-11-05T17:59:44Z
2019-11-05
2019-11-05T17:59:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.prata
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877
PRATA, Arysttótenes da Silva. Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano. 2011. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877
url https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.prata
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877
identifier_str_mv PRATA, Arysttótenes da Silva. Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano. 2011. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744410566459392