Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.prata http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877 |
Resumo: | Este trabalho propõe uma análise sobre a utilização da Literatura de Cordel como ferramenta de auxilio na educação e sua relação com a contextualização da educação para convivência com o semiárido brasileiro. A poesia popular, representada pelo cordel, como forma de ressiguinificar as práticas pedagógicas docentes, proporcionado um cenário pedagógico de desenvolvimento intelectual através da literatura popular do semiárido e sua interação com docentes, estudantes e conteúdos diversos. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre o uso da literatura de cordel como proposta pedagógica no processo de contextualização da educação no Cariri Ocidental paraibano. A pesquisa demonstrou que tanto professores quanto estudantes, do cariri ocidental paraibano, têm uma receptividade positiva em relação à Literatura de Cordel, reconhecem seu valor literário e se agradam deste tipo de leitura. Esta pesquisa utiliza abordagem qualitativa e se fundamenta nas orientações de José Maria Tavares de Andrade (2009), Paulo Freire (1970), Helder Pinheiro (2007) e Arievaldo Viana (2010). |
id |
UFCG_1c859bb771b40af057eaa81a44c72c9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/8877 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano.Cordel and classroom literature: popular culture as a way to a contextualized education in Paraibano West Cariri.Cordel y literatura en el aula: cultura popular como una forma de educación contextualizada en Paraibano West Cariri.Literatura de cordel e educaçãoCordel e sala de aulaCultura popularEducação ContextualizadaPráticas educacionais - Cariri Ocidental ParaibanoCariri Ocidental Paraibano - Práticas EducacionaisLiteratura del Cordón y EducaciónEducación contextualizadaContextualized EducationCord Literature and EducationEducaçãoEste trabalho propõe uma análise sobre a utilização da Literatura de Cordel como ferramenta de auxilio na educação e sua relação com a contextualização da educação para convivência com o semiárido brasileiro. A poesia popular, representada pelo cordel, como forma de ressiguinificar as práticas pedagógicas docentes, proporcionado um cenário pedagógico de desenvolvimento intelectual através da literatura popular do semiárido e sua interação com docentes, estudantes e conteúdos diversos. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre o uso da literatura de cordel como proposta pedagógica no processo de contextualização da educação no Cariri Ocidental paraibano. A pesquisa demonstrou que tanto professores quanto estudantes, do cariri ocidental paraibano, têm uma receptividade positiva em relação à Literatura de Cordel, reconhecem seu valor literário e se agradam deste tipo de leitura. Esta pesquisa utiliza abordagem qualitativa e se fundamenta nas orientações de José Maria Tavares de Andrade (2009), Paulo Freire (1970), Helder Pinheiro (2007) e Arievaldo Viana (2010).Este trabajo propone un análisis sobre el uso de la literatura de cordel, como una herramienta de ayuda en la educación y su relación con el contexto de la educación para la convivencia con el semiárido brasileño. La poesía popular, representada por el Cordel, como una manera de profesores cambiare pedagogías de enseñanza, recriando el escenario pedagógico proporcionando un desarrollo intelectual a través de la literatura popular de los áridos y su interacción con los profesores, estudiantes y contenidos diversos. El objetivo de este trabajo es reflejar sobre el uso de la literatura como una propuesta pedagógica en el proceso de contextualización de la educación en la región del Cariri Ocidental Paraibano. La investigación ha demostrado que tanto profesores como estudiantes del cariri paraibano, tiene una acogida positiva en relación a esta literatura, reconocen su valor literario y el atractivo de este tipo de lectura. Esta pesquisa tiene el propósito, esta investigación utiliza un enfoque cualitativo y se basa en las directrices de José Maria Tavares de Andrade (2009), Paulo Freire (1970), Helder Pinheiro (2007) y Arievaldo Viana (2010).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGFURTADO, Quézia Vila Flor.FURTADO, Q. V. F.http://lattes.cnpq.br/8795834940015902PORTO, Shirley Barbosa das Neves.LACERDA, Alecksandra Vieira de.PRATA, Arysttótenes da Silva.20112019-11-05T17:59:44Z2019-11-052019-11-05T17:59:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.pratahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877PRATA, Arysttótenes da Silva. Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano. 2011. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-14T12:44:33Zoai:localhost:riufcg/8877Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-14T12:44:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano. Cordel and classroom literature: popular culture as a way to a contextualized education in Paraibano West Cariri. Cordel y literatura en el aula: cultura popular como una forma de educación contextualizada en Paraibano West Cariri. |
title |
Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano. |
spellingShingle |
Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano. PRATA, Arysttótenes da Silva. Literatura de cordel e educação Cordel e sala de aula Cultura popular Educação Contextualizada Práticas educacionais - Cariri Ocidental Paraibano Cariri Ocidental Paraibano - Práticas Educacionais Literatura del Cordón y Educación Educación contextualizada Contextualized Education Cord Literature and Education Educação |
title_short |
Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano. |
title_full |
Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano. |
title_fullStr |
Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano. |
title_full_unstemmed |
Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano. |
title_sort |
Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano. |
author |
PRATA, Arysttótenes da Silva. |
author_facet |
PRATA, Arysttótenes da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FURTADO, Quézia Vila Flor. FURTADO, Q. V. F. http://lattes.cnpq.br/8795834940015902 PORTO, Shirley Barbosa das Neves. LACERDA, Alecksandra Vieira de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PRATA, Arysttótenes da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura de cordel e educação Cordel e sala de aula Cultura popular Educação Contextualizada Práticas educacionais - Cariri Ocidental Paraibano Cariri Ocidental Paraibano - Práticas Educacionais Literatura del Cordón y Educación Educación contextualizada Contextualized Education Cord Literature and Education Educação |
topic |
Literatura de cordel e educação Cordel e sala de aula Cultura popular Educação Contextualizada Práticas educacionais - Cariri Ocidental Paraibano Cariri Ocidental Paraibano - Práticas Educacionais Literatura del Cordón y Educación Educación contextualizada Contextualized Education Cord Literature and Education Educação |
description |
Este trabalho propõe uma análise sobre a utilização da Literatura de Cordel como ferramenta de auxilio na educação e sua relação com a contextualização da educação para convivência com o semiárido brasileiro. A poesia popular, representada pelo cordel, como forma de ressiguinificar as práticas pedagógicas docentes, proporcionado um cenário pedagógico de desenvolvimento intelectual através da literatura popular do semiárido e sua interação com docentes, estudantes e conteúdos diversos. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre o uso da literatura de cordel como proposta pedagógica no processo de contextualização da educação no Cariri Ocidental paraibano. A pesquisa demonstrou que tanto professores quanto estudantes, do cariri ocidental paraibano, têm uma receptividade positiva em relação à Literatura de Cordel, reconhecem seu valor literário e se agradam deste tipo de leitura. Esta pesquisa utiliza abordagem qualitativa e se fundamenta nas orientações de José Maria Tavares de Andrade (2009), Paulo Freire (1970), Helder Pinheiro (2007) e Arievaldo Viana (2010). |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2019-11-05T17:59:44Z 2019-11-05 2019-11-05T17:59:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.prata http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877 PRATA, Arysttótenes da Silva. Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano. 2011. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.prata http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877 |
identifier_str_mv |
PRATA, Arysttótenes da Silva. Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano. 2011. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744410566459392 |