Avaliação da experimentação investigativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino de química na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Maraísa Ferreira Alves de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5365
Resumo: O uso da experimentação investigativa é uma das estratégias para permitir a participação mais ativa dos alunos no processo de aprendizagem. O mesmo tem uma grande contribuição para o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos, uma vez que o estudante passa a ter uma maior participação nas aulas de química, tirando os alunos da posição de sujeitos passivos, e colocando-os diante de situações problematizadas, fazendo com que eles transgridam para a posição de sujeitos ativos na aprendizagem, tendo como objetivo de avaliar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da modalidade da EJA utilizando nas aulas a experimentação investigativa, apoiada na utilização de material alternativo como recurso didático para tornar aprendizagem mais significativa dos alunos do ensino médio. O experimento aplicado foi indicador ácido e base natural e os estudantes tinham a tarefa de investigar entre o repolho roxo e o feijão preto qual indicador natural era o mais eficaz. Os resultados obtidos mostram que os alunos tiveram ótimo rendimento no que diz respeito ao aprendizado e a facilidade de assimilação dos assuntos vistos em sala de aula, comprovando que a abordagem investigativa experimental quando trabalhada de maneira correta contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo da maioria dos alunos. Além disso, o experimento colaborou com a relação aluno/aluno, pois os mesmos realizaram a prática a todo o momento em equipe e tiveram de discutir e entrar em acordo.
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O experimento aplicado foi indicador ácido e base natural e os estudantes tinham a tarefa de investigar entre o repolho roxo e o feijão preto qual indicador natural era o mais eficaz. Os resultados obtidos mostram que os alunos tiveram ótimo rendimento no que diz respeito ao aprendizado e a facilidade de assimilação dos assuntos vistos em sala de aula, comprovando que a abordagem investigativa experimental quando trabalhada de maneira correta contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo da maioria dos alunos. Além disso, o experimento colaborou com a relação aluno/aluno, pois os mesmos realizaram a prática a todo o momento em equipe e tiveram de discutir e entrar em acordo.The use of investigative experimentation is one of the strategies to allow more active participation of students in the learning process. It also has a great contribution to the development of the students' cognitive abilities, since the student has a greater participation in the chemistry classes, taking the students from the position of passive subjects, and placing them before problematized situations, making with which they transgress to the position of active subjects in the learning, aiming to evaluate the teaching and learning process of the students of the EJA modality using in the classes the investigative experimentation, supported in the use of alternative material as a didactic resource to make learning of high school students. The experiment applied was natural acid and base indicator and the students had the task of investigating between purple cabbage and black bean which natural indicator was the most effective. The results show that the students had an excellent performance in terms of learning and the ease of assimilation of the subjects seen in the classroom, proving that the experimental research approach when correctly handled contributes significantly to the cognitive development of the majority of students. In addition, the experiment collaborated with the pupil / student relationship, since they performed the practice at all times in a team and had to discuss and agree.Submitted by Josivan Vasconcelos (josivanvasconcelos@hotmail.com) on 2019-08-02T16:19:32Z No. of bitstreams: 1 MARAÍSA FERREIRA ALVES DE LIMA. TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA. 2017..pdf: 1322783 bytes, checksum: 61a97790c9662ba0d688cb9e4a20fabc (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-02T16:19:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARAÍSA FERREIRA ALVES DE LIMA. TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA. 2017..pdf: 1322783 bytes, checksum: 61a97790c9662ba0d688cb9e4a20fabc (MD5) Previous issue date: 2017Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPQuímica.Experimentação investigativaQuímica - ensinoEJAIndicadores ácido-baseInvestigative ExperimentationChemistry - teachingAcid-base indicatorsAvaliação da experimentação investigativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino de química na Educação de Jovens e Adultos (EJA).Evaluation of investigative experimentation in the teaching and learning process in chemistry teaching in youth and adult education (EJA).20172019-08-02T16:19:32Z2019-08-022019-08-02T16:19:32Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5365LIMA, Maraísa Ferreira Alves de. Avaliação da experimentação investigativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino de química na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2017. 54f. 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