Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Douglas Batista.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10960
Resumo: Diante dos problemas ambientais enfrentados atualmente em todo o mundo é imprescindível compreender que os programas de educação ambiental são ferramentas essenciais para se promover a sustentabilidade, conservação e preservação do planeta. A falta de consciência das pessoas com relação ao meio ambiente é notada no ambiente escolar visto que alguns métodos utilizados nas escolas não estão adequados à realidade. Na educação ambiental tem-se a perspectiva de mudanças que constroem e aprimoram o conceito de ambiente voltado para uma vida sadia e com qualidade para todos os envolvidos neste processo. O presente trabalho analisou a abordagem da temática sobre educação ambiental em uma coleção de livros didático do PNLD 2020 do 6º ao 9º do Ensino Fundamental adotada em uma escola pública estadual da cidade de São José da Lagoa Tapada/PB, concluindo que a tais obra ainda não estão em conformidade com as exigências legais e princípios da educação ambiental conforme bibliografia consultada.
id UFCG_1d43b5f4f4d481cf681cd36815b6b1cb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10960
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada.Analysis and assessment of environmental approaches in PNLD science textbooks in elementary school II at a state public school in São José da Lagoa Tapada.Educação ambientalLivro didáticoLivros de ciências - abordagem ambientalEnvironmental EducationTextbookScience Books - Environmental ApproachCiências Biológicas.Diante dos problemas ambientais enfrentados atualmente em todo o mundo é imprescindível compreender que os programas de educação ambiental são ferramentas essenciais para se promover a sustentabilidade, conservação e preservação do planeta. A falta de consciência das pessoas com relação ao meio ambiente é notada no ambiente escolar visto que alguns métodos utilizados nas escolas não estão adequados à realidade. Na educação ambiental tem-se a perspectiva de mudanças que constroem e aprimoram o conceito de ambiente voltado para uma vida sadia e com qualidade para todos os envolvidos neste processo. O presente trabalho analisou a abordagem da temática sobre educação ambiental em uma coleção de livros didático do PNLD 2020 do 6º ao 9º do Ensino Fundamental adotada em uma escola pública estadual da cidade de São José da Lagoa Tapada/PB, concluindo que a tais obra ainda não estão em conformidade com as exigências legais e princípios da educação ambiental conforme bibliografia consultada.Given the environmental problems currently facing the world, it is essential to understand that environmental education programs are essential tools to promote sustainability, conservation and preservation of the planet. People's lack of awareness of the environment is noted in the school environment as some methods used in schools are not suited to reality. In environmental education there is the perspective of changes that build and improve the concept of environment focused on a healthy and quality life for all involved in this process. The present work analyzed the approach of the theme about environmental education in a collection of textbooks of PNLD 2020 from the 6th to the 9th of the Elementary School adopted in a state public school of the city of São José da Lagoa Tapada / PB, concluding that such work still they do not comply with the legal requirements and principles of environmental education as per the bibliography consulted.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALMEIDA, José Cezário de.ALMEIDA, J. C.http://lattes.cnpq.br/0014810904673841MAGALHÃES, Thalita Sévia Soares de Almeida.FREITAS, Douglas Batista.2019-12-042020-01-15T14:22:19Z2020-01-152020-01-15T14:22:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10960FREITAS, Douglas Batista de. Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada . 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-01T20:21:11Zoai:localhost:riufcg/10960Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-01T20:21:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada.
Analysis and assessment of environmental approaches in PNLD science textbooks in elementary school II at a state public school in São José da Lagoa Tapada.
title Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada.
spellingShingle Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada.
FREITAS, Douglas Batista.
Educação ambiental
Livro didático
Livros de ciências - abordagem ambiental
Environmental Education
Textbook
Science Books - Environmental Approach
Ciências Biológicas.
title_short Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada.
title_full Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada.
title_fullStr Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada.
title_full_unstemmed Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada.
title_sort Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada.
author FREITAS, Douglas Batista.
author_facet FREITAS, Douglas Batista.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALMEIDA, José Cezário de.
ALMEIDA, J. C.
http://lattes.cnpq.br/0014810904673841
MAGALHÃES, Thalita Sévia Soares de Almeida.
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, Douglas Batista.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Livro didático
Livros de ciências - abordagem ambiental
Environmental Education
Textbook
Science Books - Environmental Approach
Ciências Biológicas.
topic Educação ambiental
Livro didático
Livros de ciências - abordagem ambiental
Environmental Education
Textbook
Science Books - Environmental Approach
Ciências Biológicas.
description Diante dos problemas ambientais enfrentados atualmente em todo o mundo é imprescindível compreender que os programas de educação ambiental são ferramentas essenciais para se promover a sustentabilidade, conservação e preservação do planeta. A falta de consciência das pessoas com relação ao meio ambiente é notada no ambiente escolar visto que alguns métodos utilizados nas escolas não estão adequados à realidade. Na educação ambiental tem-se a perspectiva de mudanças que constroem e aprimoram o conceito de ambiente voltado para uma vida sadia e com qualidade para todos os envolvidos neste processo. O presente trabalho analisou a abordagem da temática sobre educação ambiental em uma coleção de livros didático do PNLD 2020 do 6º ao 9º do Ensino Fundamental adotada em uma escola pública estadual da cidade de São José da Lagoa Tapada/PB, concluindo que a tais obra ainda não estão em conformidade com as exigências legais e princípios da educação ambiental conforme bibliografia consultada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04
2020-01-15T14:22:19Z
2020-01-15
2020-01-15T14:22:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10960
FREITAS, Douglas Batista de. Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada . 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10960
identifier_str_mv FREITAS, Douglas Batista de. Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada . 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744428681658368