Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10960 |
Resumo: | Diante dos problemas ambientais enfrentados atualmente em todo o mundo é imprescindível compreender que os programas de educação ambiental são ferramentas essenciais para se promover a sustentabilidade, conservação e preservação do planeta. A falta de consciência das pessoas com relação ao meio ambiente é notada no ambiente escolar visto que alguns métodos utilizados nas escolas não estão adequados à realidade. Na educação ambiental tem-se a perspectiva de mudanças que constroem e aprimoram o conceito de ambiente voltado para uma vida sadia e com qualidade para todos os envolvidos neste processo. O presente trabalho analisou a abordagem da temática sobre educação ambiental em uma coleção de livros didático do PNLD 2020 do 6º ao 9º do Ensino Fundamental adotada em uma escola pública estadual da cidade de São José da Lagoa Tapada/PB, concluindo que a tais obra ainda não estão em conformidade com as exigências legais e princípios da educação ambiental conforme bibliografia consultada. |
id |
UFCG_1d43b5f4f4d481cf681cd36815b6b1cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/10960 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada.Analysis and assessment of environmental approaches in PNLD science textbooks in elementary school II at a state public school in São José da Lagoa Tapada.Educação ambientalLivro didáticoLivros de ciências - abordagem ambientalEnvironmental EducationTextbookScience Books - Environmental ApproachCiências Biológicas.Diante dos problemas ambientais enfrentados atualmente em todo o mundo é imprescindível compreender que os programas de educação ambiental são ferramentas essenciais para se promover a sustentabilidade, conservação e preservação do planeta. A falta de consciência das pessoas com relação ao meio ambiente é notada no ambiente escolar visto que alguns métodos utilizados nas escolas não estão adequados à realidade. Na educação ambiental tem-se a perspectiva de mudanças que constroem e aprimoram o conceito de ambiente voltado para uma vida sadia e com qualidade para todos os envolvidos neste processo. O presente trabalho analisou a abordagem da temática sobre educação ambiental em uma coleção de livros didático do PNLD 2020 do 6º ao 9º do Ensino Fundamental adotada em uma escola pública estadual da cidade de São José da Lagoa Tapada/PB, concluindo que a tais obra ainda não estão em conformidade com as exigências legais e princípios da educação ambiental conforme bibliografia consultada.Given the environmental problems currently facing the world, it is essential to understand that environmental education programs are essential tools to promote sustainability, conservation and preservation of the planet. People's lack of awareness of the environment is noted in the school environment as some methods used in schools are not suited to reality. In environmental education there is the perspective of changes that build and improve the concept of environment focused on a healthy and quality life for all involved in this process. The present work analyzed the approach of the theme about environmental education in a collection of textbooks of PNLD 2020 from the 6th to the 9th of the Elementary School adopted in a state public school of the city of São José da Lagoa Tapada / PB, concluding that such work still they do not comply with the legal requirements and principles of environmental education as per the bibliography consulted.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALMEIDA, José Cezário de.ALMEIDA, J. C.http://lattes.cnpq.br/0014810904673841MAGALHÃES, Thalita Sévia Soares de Almeida.FREITAS, Douglas Batista.2019-12-042020-01-15T14:22:19Z2020-01-152020-01-15T14:22:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10960FREITAS, Douglas Batista de. Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada . 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-01T20:21:11Zoai:localhost:riufcg/10960Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-01T20:21:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada. Analysis and assessment of environmental approaches in PNLD science textbooks in elementary school II at a state public school in São José da Lagoa Tapada. |
title |
Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada. |
spellingShingle |
Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada. FREITAS, Douglas Batista. Educação ambiental Livro didático Livros de ciências - abordagem ambiental Environmental Education Textbook Science Books - Environmental Approach Ciências Biológicas. |
title_short |
Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada. |
title_full |
Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada. |
title_fullStr |
Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada. |
title_full_unstemmed |
Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada. |
title_sort |
Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada. |
author |
FREITAS, Douglas Batista. |
author_facet |
FREITAS, Douglas Batista. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALMEIDA, José Cezário de. ALMEIDA, J. C. http://lattes.cnpq.br/0014810904673841 MAGALHÃES, Thalita Sévia Soares de Almeida. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FREITAS, Douglas Batista. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Livro didático Livros de ciências - abordagem ambiental Environmental Education Textbook Science Books - Environmental Approach Ciências Biológicas. |
topic |
Educação ambiental Livro didático Livros de ciências - abordagem ambiental Environmental Education Textbook Science Books - Environmental Approach Ciências Biológicas. |
description |
Diante dos problemas ambientais enfrentados atualmente em todo o mundo é imprescindível compreender que os programas de educação ambiental são ferramentas essenciais para se promover a sustentabilidade, conservação e preservação do planeta. A falta de consciência das pessoas com relação ao meio ambiente é notada no ambiente escolar visto que alguns métodos utilizados nas escolas não estão adequados à realidade. Na educação ambiental tem-se a perspectiva de mudanças que constroem e aprimoram o conceito de ambiente voltado para uma vida sadia e com qualidade para todos os envolvidos neste processo. O presente trabalho analisou a abordagem da temática sobre educação ambiental em uma coleção de livros didático do PNLD 2020 do 6º ao 9º do Ensino Fundamental adotada em uma escola pública estadual da cidade de São José da Lagoa Tapada/PB, concluindo que a tais obra ainda não estão em conformidade com as exigências legais e princípios da educação ambiental conforme bibliografia consultada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-04 2020-01-15T14:22:19Z 2020-01-15 2020-01-15T14:22:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10960 FREITAS, Douglas Batista de. Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada . 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10960 |
identifier_str_mv |
FREITAS, Douglas Batista de. Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada . 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744428681658368 |