O tema mudanças climáticas nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rumenos, Nijima Novello [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144536
Resumo: Admitindo a importância que o tema “mudanças climáticas” apresenta para o processo educativo e a estreita relação entre esta temática e as Ciências Naturais, a presente investigação tem, como objetivo geral, identificar e analisar os significados atribuídos ao tema pelos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental II, indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2014. A análise de dados foi baseada nos procedimentos da “Análise de Conteúdo”. A organização dos dados possibilitou a construção das seguintes categorias: “Considerações sobre o fenômeno do efeito estufa”, “Considerações sobre o fenômeno do aquecimento global”, “Causas das mudanças climáticas”, “Consequências das mudanças climáticas” e “Medidas de mitigação relacionadas às mudanças climáticas”. A maioria dos livros didáticos analisados apresenta o tema em questão a partir de informações científicas. Porém quando aborda a temática das complexidades e controvérsias, por exemplo, não explora questões relativas à criticidade face aos fenômenos ambientais e sua relação com o atual modo de produção e atuação de ordem política e ética, visando buscar a formação em seu aspecto crítico.
id UNSP_5aee08f1377dabcdb0fa823a91514a67
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144536
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O tema mudanças climáticas nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014The theme climate changes in nature science textbooks for teaching the elementary school: a study from PNLD 2014Mudanças climáticasLivros didáticosEnsino de ciênciasEducação ambientalClimate changeDidactic booksScience teachingEnvironmental educationAdmitindo a importância que o tema “mudanças climáticas” apresenta para o processo educativo e a estreita relação entre esta temática e as Ciências Naturais, a presente investigação tem, como objetivo geral, identificar e analisar os significados atribuídos ao tema pelos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental II, indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2014. A análise de dados foi baseada nos procedimentos da “Análise de Conteúdo”. A organização dos dados possibilitou a construção das seguintes categorias: “Considerações sobre o fenômeno do efeito estufa”, “Considerações sobre o fenômeno do aquecimento global”, “Causas das mudanças climáticas”, “Consequências das mudanças climáticas” e “Medidas de mitigação relacionadas às mudanças climáticas”. A maioria dos livros didáticos analisados apresenta o tema em questão a partir de informações científicas. Porém quando aborda a temática das complexidades e controvérsias, por exemplo, não explora questões relativas à criticidade face aos fenômenos ambientais e sua relação com o atual modo de produção e atuação de ordem política e ética, visando buscar a formação em seu aspecto crítico.Admitting the importance of the theme "climate change" poses to the educational process and the close relationship between this topic and the Natural Sciences, this research has as main objective to identify and analyze the meanings attributed to the subject by sciences textbooks of elementary school, appointed by the National Textbook Program (PNLD) 2014. Data analysis was based on the procedures of "content analysis". The organization of the data enabled the construction of the following categories: "Considerations on the greenhouse phenomenon", "Considerations on the phenomenon of global warming", "Causes of climate change", "Impact of climate change" and "Mitigation measures related climate change ". Most textbooks analyzed presents the subject in question from scientific information. But when approaches the theme of the complexities and controversies, for example, does not explore issues related to criticality address the environmental phenomena and their relationship to the current mode of production and operation of political and ethics, aiming to seek training on their criticality.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luciano Fernandes [UNESP]Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rumenos, Nijima Novello [UNESP]2016-11-08T12:16:55Z2016-11-08T12:16:55Z2016-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14453600087534933004137064P27967929210514075porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-29T06:11:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144536Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:23:55.774979Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O tema mudanças climáticas nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014
The theme climate changes in nature science textbooks for teaching the elementary school: a study from PNLD 2014
title O tema mudanças climáticas nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014
spellingShingle O tema mudanças climáticas nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014
Rumenos, Nijima Novello [UNESP]
Mudanças climáticas
Livros didáticos
Ensino de ciências
Educação ambiental
Climate change
Didactic books
Science teaching
Environmental education
title_short O tema mudanças climáticas nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014
title_full O tema mudanças climáticas nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014
title_fullStr O tema mudanças climáticas nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014
title_full_unstemmed O tema mudanças climáticas nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014
title_sort O tema mudanças climáticas nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014
author Rumenos, Nijima Novello [UNESP]
author_facet Rumenos, Nijima Novello [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Luciano Fernandes [UNESP]
Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rumenos, Nijima Novello [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Mudanças climáticas
Livros didáticos
Ensino de ciências
Educação ambiental
Climate change
Didactic books
Science teaching
Environmental education
topic Mudanças climáticas
Livros didáticos
Ensino de ciências
Educação ambiental
Climate change
Didactic books
Science teaching
Environmental education
description Admitindo a importância que o tema “mudanças climáticas” apresenta para o processo educativo e a estreita relação entre esta temática e as Ciências Naturais, a presente investigação tem, como objetivo geral, identificar e analisar os significados atribuídos ao tema pelos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental II, indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2014. A análise de dados foi baseada nos procedimentos da “Análise de Conteúdo”. A organização dos dados possibilitou a construção das seguintes categorias: “Considerações sobre o fenômeno do efeito estufa”, “Considerações sobre o fenômeno do aquecimento global”, “Causas das mudanças climáticas”, “Consequências das mudanças climáticas” e “Medidas de mitigação relacionadas às mudanças climáticas”. A maioria dos livros didáticos analisados apresenta o tema em questão a partir de informações científicas. Porém quando aborda a temática das complexidades e controvérsias, por exemplo, não explora questões relativas à criticidade face aos fenômenos ambientais e sua relação com o atual modo de produção e atuação de ordem política e ética, visando buscar a formação em seu aspecto crítico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-08T12:16:55Z
2016-11-08T12:16:55Z
2016-09-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144536
000875349
33004137064P2
7967929210514075
url http://hdl.handle.net/11449/144536
identifier_str_mv 000875349
33004137064P2
7967929210514075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128642979463168