As contribuições da participação dos familiares no âmbito escolar durante o processo de alfabetização das crianças.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Cláudia Pinheiro da.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10307
Resumo: O estudo aqui aborda a necessidade de um acompanhamento mais presente dos membros familiares no âmbito educacional. Ressalta as preocupações que essas duas instituições têm com o desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional da criança, logo com a aprendizagem que busca formar o cidadão crítico. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Zéo Fernandes na cidade de Luís Gomes-RN, com o objetivo de analisar como a relação estabelecida entre escola/família pode contribuir para uma aprendizagem de qualidade para as crianças. Nesse sentido, é necessário verificar como é que está ocorrendo à relação família e escola e quais são as influências desse acompanhamento no processo de aprendizagem, principalmente na fase da alfabetização que é à base da educação, pois é nesse período que o indivíduo adquire as habilidades e competências necessárias para toda a sua vida escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como procedimento a realização de questionários e formulários com os membros da instituição escolar e familiar. A análise foi realizada com base nas ideais de Heloisa Szymanski, Vitor Paro e outros autores que refletem sobre esse tema de cooperação entre escola/família. Os resultados revelam que esse apoio no âmbito escola tem contribuições satisfatórias que estimulam e motivam a criança fazendo com que elas tenham um bom rendimento nas aulas. Assim, a interação entre pais/mães e educadores é de fundamental importância para o processo de ensino-aprendizagem e é dever da escola buscar esse relacionamento tão influente nesse processo.
id UFCG_1de42278dd4795e594d3929dc2439541
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10307
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As contribuições da participação dos familiares no âmbito escolar durante o processo de alfabetização das crianças.The contributions of family participation in the school during the children's literacy process.EscolaApoio familiarAprendizagemCriançaSchoolFamily supportLearningKidEducação.O estudo aqui aborda a necessidade de um acompanhamento mais presente dos membros familiares no âmbito educacional. Ressalta as preocupações que essas duas instituições têm com o desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional da criança, logo com a aprendizagem que busca formar o cidadão crítico. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Zéo Fernandes na cidade de Luís Gomes-RN, com o objetivo de analisar como a relação estabelecida entre escola/família pode contribuir para uma aprendizagem de qualidade para as crianças. Nesse sentido, é necessário verificar como é que está ocorrendo à relação família e escola e quais são as influências desse acompanhamento no processo de aprendizagem, principalmente na fase da alfabetização que é à base da educação, pois é nesse período que o indivíduo adquire as habilidades e competências necessárias para toda a sua vida escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como procedimento a realização de questionários e formulários com os membros da instituição escolar e familiar. A análise foi realizada com base nas ideais de Heloisa Szymanski, Vitor Paro e outros autores que refletem sobre esse tema de cooperação entre escola/família. Os resultados revelam que esse apoio no âmbito escola tem contribuições satisfatórias que estimulam e motivam a criança fazendo com que elas tenham um bom rendimento nas aulas. Assim, a interação entre pais/mães e educadores é de fundamental importância para o processo de ensino-aprendizagem e é dever da escola buscar esse relacionamento tão influente nesse processo.The study here addresses the need for a more family members present in the educational field. Highlights the concerns that these two institutions have the cognitive, intellectual and emotional child, soon learning that seeks to form the critical citizen. The research was conducted at the school Escola Estadual Zeo Fernandes” in the city of Luis Gomes-RN, in order to analyze how the relationship established between school / family can contribute to quality learning for children. Therefore, it is necessary to ascertain how the relationship is going family and school and what are the influences of such monitoring in the learning process, especially at the stage of Literacy which is the basis of education, because it is during this period that the individual acquire the skills and competencies needed for their entire school life. This is a qualitative research procedure was to carry out the questionnaires and forms with members of the school and family. The analysis was based on the ideas of Heloisa Szymanski, Vitor Paro and other authors who reflect on the theme of cooperation between school / family. The results show that this support in the school has satisfactory contributions that stimulate and motivate the child that they have a good income classes. Thus, the interaction between parents / mothers and educators is critical to the process of teaching and learning and the school's duty to pursue this relationship so influential in this process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.FEITOSA, Belijane Marques.SILVA, Cláudia Pinheiro da.20122019-12-18T13:51:29Z2019-12-182019-12-18T13:51:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10307SILVA, Cláudia Pinheiro da. As contribuições da participação dos familiares no âmbito escolar durante o processo de alfabetização das crianças. 2012. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T18:16:33Zoai:localhost:riufcg/10307Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T18:16:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições da participação dos familiares no âmbito escolar durante o processo de alfabetização das crianças.
The contributions of family participation in the school during the children's literacy process.
title As contribuições da participação dos familiares no âmbito escolar durante o processo de alfabetização das crianças.
spellingShingle As contribuições da participação dos familiares no âmbito escolar durante o processo de alfabetização das crianças.
SILVA, Cláudia Pinheiro da.
Escola
Apoio familiar
Aprendizagem
Criança
School
Family support
Learning
Kid
Educação.
title_short As contribuições da participação dos familiares no âmbito escolar durante o processo de alfabetização das crianças.
title_full As contribuições da participação dos familiares no âmbito escolar durante o processo de alfabetização das crianças.
title_fullStr As contribuições da participação dos familiares no âmbito escolar durante o processo de alfabetização das crianças.
title_full_unstemmed As contribuições da participação dos familiares no âmbito escolar durante o processo de alfabetização das crianças.
title_sort As contribuições da participação dos familiares no âmbito escolar durante o processo de alfabetização das crianças.
author SILVA, Cláudia Pinheiro da.
author_facet SILVA, Cláudia Pinheiro da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Débia Suênia da Silva.
SOUSA, D. S. S.
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263
SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Cláudia Pinheiro da.
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Apoio familiar
Aprendizagem
Criança
School
Family support
Learning
Kid
Educação.
topic Escola
Apoio familiar
Aprendizagem
Criança
School
Family support
Learning
Kid
Educação.
description O estudo aqui aborda a necessidade de um acompanhamento mais presente dos membros familiares no âmbito educacional. Ressalta as preocupações que essas duas instituições têm com o desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional da criança, logo com a aprendizagem que busca formar o cidadão crítico. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Zéo Fernandes na cidade de Luís Gomes-RN, com o objetivo de analisar como a relação estabelecida entre escola/família pode contribuir para uma aprendizagem de qualidade para as crianças. Nesse sentido, é necessário verificar como é que está ocorrendo à relação família e escola e quais são as influências desse acompanhamento no processo de aprendizagem, principalmente na fase da alfabetização que é à base da educação, pois é nesse período que o indivíduo adquire as habilidades e competências necessárias para toda a sua vida escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como procedimento a realização de questionários e formulários com os membros da instituição escolar e familiar. A análise foi realizada com base nas ideais de Heloisa Szymanski, Vitor Paro e outros autores que refletem sobre esse tema de cooperação entre escola/família. Os resultados revelam que esse apoio no âmbito escola tem contribuições satisfatórias que estimulam e motivam a criança fazendo com que elas tenham um bom rendimento nas aulas. Assim, a interação entre pais/mães e educadores é de fundamental importância para o processo de ensino-aprendizagem e é dever da escola buscar esse relacionamento tão influente nesse processo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-12-18T13:51:29Z
2019-12-18
2019-12-18T13:51:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10307
SILVA, Cláudia Pinheiro da. As contribuições da participação dos familiares no âmbito escolar durante o processo de alfabetização das crianças. 2012. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10307
identifier_str_mv SILVA, Cláudia Pinheiro da. As contribuições da participação dos familiares no âmbito escolar durante o processo de alfabetização das crianças. 2012. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744423312949248