Concepções e modelos de leitura: um estudo das contribuições de pesquisadores da linguística aplicada do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEIXOTO, Mayara Carvalho.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28598
Resumo: A leitura é um processo que envolve o pensamento e a linguagem, pois, ao realizá-la, o leitor decodifica as palavras, interpreta e reflete sobre o que lê, ativando seus conhecimentos prévios e de mundo. Motivados por essas reflexões sobre os fatores que envolvem o processo da leitura, pesquisadores estrangeiros das áreas de psicologia, de educação e de linguística aplicada desenvolveram estudos sobre modelos de leitura. Nesse sentido, percebemos que estudos orientados por esses modelos teóricos de leitura são feitos por pesquisadores brasileiros como Kleiman (1982; 1989), Kato (1985), Leffa (1989) e Moita Lopes (1996), como busca de contribuições para os estudos de leitura. Assim, esta pesquisa objetiva de maneira geral, apresentar e discutir as contribuições teóricas de pesquisadores da Linguística Aplicada (LA) do Brasil feitas aos modelos teóricos de leitura formulados por pesquisadores estrangeiros, entre a década de 60 do século XX e as décadas iniciais do século XXI, para isso, buscamos identificar os modelos teóricos de leitura propostos por pesquisadores estrangeiros, verificar que modelos teóricos os pesquisadores brasileiros da LA, tanto da área de língua materna quanto da área de língua estrangeira, exploraram em suas pesquisas e apontar características particulares propostas por esses pesquisadores brasileiros aos modelos teóricos adotados. Para tal, nos fundamentamos em Goodman (1967, 1973, 1987), Smith (1970,1989, 1997, 1999), Gough (1972, 1990), LaBerge e Samuels (1973, 1974), Rumelhart (1981), Stanovich (1980), Just & Carpenter (1980), Kintsch & Van Dijk (1978) e Foucambert (1989), que são pesquisadores que trazem modelos teóricos de leitura, e Silveira (2005) e Terzi (1995), que trazem contribuições acerca dos modelos desses pesquisadores. O corpus dessa pesquisa compõe-se de doze obras dos pesquisadores brasileiros que abordam leitura. Nelas, buscamos constatar que contribuições foram feitas aos modelos de leitura já formulados. Através da análise realizada, concluímos que os pesquisadores da LA do Brasil, tanto da área de língua materna quanto da área de língua estrangeira, apresentam contribuições que remetem para a divulgação das teorias de leitura e a associação dessas teorias ao ensino e à formação de professor. Os pesquisadores em análise, Mary Kato, Ângela Kleiman, Luis Paulo da Moita Lopes e Vilson José Leffa, divulgam os modelos teóricos de leitura, reproduzindo, a partir de suas obras, as concepções cognitiva, estruturalista, interativa e sociodiscursiva, bem como fazendo apontamentos pessoais. Assim, ao apontar características particulares aos modelos teóricos apresentados e adotados e relacioná-los ao ensino, os pesquisadores brasileiros contribuem de forma positiva sobre essas teorias e não apenas reproduzem.
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Nesse sentido, percebemos que estudos orientados por esses modelos teóricos de leitura são feitos por pesquisadores brasileiros como Kleiman (1982; 1989), Kato (1985), Leffa (1989) e Moita Lopes (1996), como busca de contribuições para os estudos de leitura. Assim, esta pesquisa objetiva de maneira geral, apresentar e discutir as contribuições teóricas de pesquisadores da Linguística Aplicada (LA) do Brasil feitas aos modelos teóricos de leitura formulados por pesquisadores estrangeiros, entre a década de 60 do século XX e as décadas iniciais do século XXI, para isso, buscamos identificar os modelos teóricos de leitura propostos por pesquisadores estrangeiros, verificar que modelos teóricos os pesquisadores brasileiros da LA, tanto da área de língua materna quanto da área de língua estrangeira, exploraram em suas pesquisas e apontar características particulares propostas por esses pesquisadores brasileiros aos modelos teóricos adotados. Para tal, nos fundamentamos em Goodman (1967, 1973, 1987), Smith (1970,1989, 1997, 1999), Gough (1972, 1990), LaBerge e Samuels (1973, 1974), Rumelhart (1981), Stanovich (1980), Just & Carpenter (1980), Kintsch & Van Dijk (1978) e Foucambert (1989), que são pesquisadores que trazem modelos teóricos de leitura, e Silveira (2005) e Terzi (1995), que trazem contribuições acerca dos modelos desses pesquisadores. O corpus dessa pesquisa compõe-se de doze obras dos pesquisadores brasileiros que abordam leitura. Nelas, buscamos constatar que contribuições foram feitas aos modelos de leitura já formulados. Através da análise realizada, concluímos que os pesquisadores da LA do Brasil, tanto da área de língua materna quanto da área de língua estrangeira, apresentam contribuições que remetem para a divulgação das teorias de leitura e a associação dessas teorias ao ensino e à formação de professor. Os pesquisadores em análise, Mary Kato, Ângela Kleiman, Luis Paulo da Moita Lopes e Vilson José Leffa, divulgam os modelos teóricos de leitura, reproduzindo, a partir de suas obras, as concepções cognitiva, estruturalista, interativa e sociodiscursiva, bem como fazendo apontamentos pessoais. Assim, ao apontar características particulares aos modelos teóricos apresentados e adotados e relacioná-los ao ensino, os pesquisadores brasileiros contribuem de forma positiva sobre essas teorias e não apenas reproduzem.Reading is a process that involves the thoughts and the language as to realize it, the reader decodes the words, interpret and reflect on what he/she read, activating their previous knowledge and about the world. Motivated by these reflections on factors that involve the reading process, foreign researchers from the areas of psychology, education and applied linguistics developed studies on reading models. In this sense, we realize that studies guided by these theoretical models of reading were made by Brazilian researchers as Kleiman (1982; 1989), Kato (1985), Leffa (1989) and Moita Lopes (1996), as seeking the contributions to the study reading. Thus, this research aims, in general, to present and to discuss the theoretical contributions of researchers at the Applied Linguistics (LA) of Brazil what were made by theoretical models of reading formulated by foreign researchers, among the 60 of the twentieth century and the early decades of the century XXI, for this, we seek to identify the theoretical models of reading proposed by foreign researchers, to find the theoretical models of Brazilian researchers in LA, as in mother tongue area as in the foreign language area, we aim to explore their research and point out the particular characteristics proposed by these Brazilian researchers to the theoretical models adopted. To this end, we have considered in Goodman (1967, 1973, 1987), Smith (1970.1989, 1997, 1999), Gough (1972, 1990), and Samuels Laberge (1973, 1974), Rumelhart (1981), Stanovich (1980), Just & Carpenter (1980), Kintsch & Van Dijk (1978) and Foucambert (1989), which are researchers who bring theoretical models of reading, and Silveira (2005) and Terzi (1995), which bring contributions on the models of these researchers. The corpus of this research consists of twelve works of Brazilian researchers that address reading. In them, we try to see that contributions that were made to the reading models already formulated. Through the analysis, we conclude that researchers LA from Brazil, as in the mother tongue area as in the foreign language area, have contributions that refer to the dissemination of reading theories and the association of these theories to teaching and teacher training. Researchers analyzed, Mary Kato, Angela Kleiman, Luis Paulo Moita Lopes and Vilson José Leffa, the relevant theoretical models of reading, playing from his works, the cognitive conceptions, structuralist, interactive and sociodiscursive and making notes personal. Thus, the particular characteristics point to theoretical models presented and adopted and relate them to the teaching, Brazilian researchers contribute positively about these theories, not just reproduce.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGBEZERRA, Maria Auxiliadora.BEZERRA, M. A.http://lattes.cnpq.br/8478129683261997PATRIOTA, Luciene Maria.PATRIOTA, L. M.BAZARIM, Milene.BAZARIM, M.http://lattes.cnpq.br/5086283095204422PEIXOTO, Mayara Carvalho.2015-11-302023-01-04T11:55:17Z2023-01-042023-01-04T11:55:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28598PEIXOTO, Mayara Carvalho. Concepções e modelos de leitura: um estudo das contribuições de pesquisadores da linguística aplicada do Brasil. 2015. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28598porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-04T11:59:10Zoai:localhost:riufcg/28598Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-04T11:59:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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