Desafios e possibilidades no ensino de Sociologia em tempos da pandemia da COVID-19 nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs)da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36348 |
Resumo: | No contexto de pandemia da Covid-19 os professores de Sociologia das Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco tiveram primeiramente, de forma emergencial, que se adaptarem para manter o atendimento pedagógico no ensino EAD e posteriormente se reinventarem para adequar suas práxis ao Ensino Remoto, evoluindo para o Ensino Híbrido com uma proposta mais clara e detalhada de Educação no contexto da pandemia. Esse contexto trouxe desafios inimagináveis para o sistema educacional do Brasil e do mundo que certamente deixará contribuições positivas ou negativas para a Educação. Com base nisso, essa pesquisa teve por objetivo construir um diagnóstico do ensino de Sociologia realizado nas Escolas Técnicas Estaduais (ETES), da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP) durante o contexto da Pandemia da Covid-19, no período de 2020/2021, identificando os desafios enfrentados e as possibilidades de melhorias no ensino da disciplina a partir das experiências vividas pelos docentes. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa com utilização de questionário on line. O mesmo foi aplicado através do google forms. Ao final identificamos que existiram muitos desafios impostos aos professores no período da pandemia da COVID-19, entre eles se destacaram a falta de suporte material e de conhecimento para as aulas remotas e a dificuldade de adequação das aulas ao formato, entre outros. Mas também foi possível identificar alguns avanços como o investimento em material de suporte tecnológico para os professores e a ampliação do olhar dos professores para o uso das tecnologias na sala de aula. Concluiu-se ainda que mesmo com todo suporte tecnológico a disposição quem realmente fez a diferença foi a pré-disposição dos docentes em manter o contato dos estudantes com a escola e com isso minimizou, dentro das possibilidades, o prejuízo no processo de ensino aprendizagem, o trabalho do professor faz a diferença. |
id |
UFCG_1ee774ab0bafebe7c9e15b9050a44c61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36348 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Desafios e possibilidades no ensino de Sociologia em tempos da pandemia da COVID-19 nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs)da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP).Challenges and possibilities in teaching Sociology in times of the COVID-19 pandemic in State Technical Schools (ETEs) of the Sertão do Alto Pajeú Regional Education Management (GRESAP).Ensino de SociologiaPandemia de COVID-19Educação em tempos de pandemiaEscolas Técnicas Estaduais – PernambucoDesafios de ensino – SociologiaGerência Regional de Educação do Alto Sertão do Pajeú – PETeaching SociologyCOVID-19 pandemic. 3. Education in times of pandemicState Technical Schools – PernambucoTeaching challenges – SociologyRegional Education Management of Alto Sertão do Pajeú – PESociologia.No contexto de pandemia da Covid-19 os professores de Sociologia das Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco tiveram primeiramente, de forma emergencial, que se adaptarem para manter o atendimento pedagógico no ensino EAD e posteriormente se reinventarem para adequar suas práxis ao Ensino Remoto, evoluindo para o Ensino Híbrido com uma proposta mais clara e detalhada de Educação no contexto da pandemia. Esse contexto trouxe desafios inimagináveis para o sistema educacional do Brasil e do mundo que certamente deixará contribuições positivas ou negativas para a Educação. Com base nisso, essa pesquisa teve por objetivo construir um diagnóstico do ensino de Sociologia realizado nas Escolas Técnicas Estaduais (ETES), da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP) durante o contexto da Pandemia da Covid-19, no período de 2020/2021, identificando os desafios enfrentados e as possibilidades de melhorias no ensino da disciplina a partir das experiências vividas pelos docentes. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa com utilização de questionário on line. O mesmo foi aplicado através do google forms. Ao final identificamos que existiram muitos desafios impostos aos professores no período da pandemia da COVID-19, entre eles se destacaram a falta de suporte material e de conhecimento para as aulas remotas e a dificuldade de adequação das aulas ao formato, entre outros. Mas também foi possível identificar alguns avanços como o investimento em material de suporte tecnológico para os professores e a ampliação do olhar dos professores para o uso das tecnologias na sala de aula. Concluiu-se ainda que mesmo com todo suporte tecnológico a disposição quem realmente fez a diferença foi a pré-disposição dos docentes em manter o contato dos estudantes com a escola e com isso minimizou, dentro das possibilidades, o prejuízo no processo de ensino aprendizagem, o trabalho do professor faz a diferença.In the context of the Covid-19 pandemic, Sociology teachers at the State Technical Schools of Pernambuco had to first, on an emergency basis, adapt to maintain pedagogical service in distance learning and subsequently reinvent themselves to adapt their practices to Remote Teaching, evolving to Hybrid Learning with a clearer and more detailed proposal for Education in the context of the pandemic. This context brought unimaginable challenges to the educational system in Brazil and the world, which will certainly leave positive or negative contributions to Education. Based on this, this research aimed to build a diagnosis of Sociology teaching carried out in the State Technical Schools (ETES), of the Sertão do Alto Pajeú Regional Education Management (GRESAP) during the context of the Covid-19 Pandemic, in the period 2020/2021, identifying the challenges faced and the possibilities for improvements in teaching the subject based on the experiences lived by teachers. To carry out this research, we used the assumptions of qualitative research, through research using an online questionnaire. The research was carried out using Google Forms. In the end, we identified that there were many challenges imposed on teachers during the COVID-19 pandemic period, including the lack of material support and knowledge for remote classes and the difficulty in adapting classes to the format, among others. But it was also possible to identify some advances such as investment in technological support material for teachers and the expansion of teachers' perspective on the use of technology in the classroom. It was also concluded that even with all the technological support available, what really made the difference was the willingness of teachers to maintain student contact with the school and thus minimize, within the possibilities, the damage to the teaching-learning process, the The teacher's work makes a difference.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.MIRANDA, M. C. G.http://lattes.cnpq.br/3255658356923420TORRES, Denise Xavier.TORRES, D. X.http://lattes.cnpq.br/6913539254861756AMARAL, Niedson do Nascimento.2023-10-242024-06-27T19:22:06Z2024-06-272024-06-27T19:22:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36348AMARAL, Niedson do Nascimento. Desafios e possibilidades no ensino de Sociologia em tempos da pandemia da COVID-19 nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs)da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP). 2024. 99f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36348porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-27T19:22:38Zoai:localhost:riufcg/36348Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-27T19:22:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios e possibilidades no ensino de Sociologia em tempos da pandemia da COVID-19 nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs)da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP). Challenges and possibilities in teaching Sociology in times of the COVID-19 pandemic in State Technical Schools (ETEs) of the Sertão do Alto Pajeú Regional Education Management (GRESAP). |
title |
Desafios e possibilidades no ensino de Sociologia em tempos da pandemia da COVID-19 nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs)da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP). |
spellingShingle |
Desafios e possibilidades no ensino de Sociologia em tempos da pandemia da COVID-19 nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs)da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP). AMARAL, Niedson do Nascimento. Ensino de Sociologia Pandemia de COVID-19 Educação em tempos de pandemia Escolas Técnicas Estaduais – Pernambuco Desafios de ensino – Sociologia Gerência Regional de Educação do Alto Sertão do Pajeú – PE Teaching Sociology COVID-19 pandemic. 3. Education in times of pandemic State Technical Schools – Pernambuco Teaching challenges – Sociology Regional Education Management of Alto Sertão do Pajeú – PE Sociologia. |
title_short |
Desafios e possibilidades no ensino de Sociologia em tempos da pandemia da COVID-19 nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs)da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP). |
title_full |
Desafios e possibilidades no ensino de Sociologia em tempos da pandemia da COVID-19 nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs)da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP). |
title_fullStr |
Desafios e possibilidades no ensino de Sociologia em tempos da pandemia da COVID-19 nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs)da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP). |
title_full_unstemmed |
Desafios e possibilidades no ensino de Sociologia em tempos da pandemia da COVID-19 nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs)da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP). |
title_sort |
Desafios e possibilidades no ensino de Sociologia em tempos da pandemia da COVID-19 nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs)da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP). |
author |
AMARAL, Niedson do Nascimento. |
author_facet |
AMARAL, Niedson do Nascimento. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. OLIVEIRA, F. C. http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. MIRANDA, M. C. G. http://lattes.cnpq.br/3255658356923420 TORRES, Denise Xavier. TORRES, D. X. http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AMARAL, Niedson do Nascimento. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Sociologia Pandemia de COVID-19 Educação em tempos de pandemia Escolas Técnicas Estaduais – Pernambuco Desafios de ensino – Sociologia Gerência Regional de Educação do Alto Sertão do Pajeú – PE Teaching Sociology COVID-19 pandemic. 3. Education in times of pandemic State Technical Schools – Pernambuco Teaching challenges – Sociology Regional Education Management of Alto Sertão do Pajeú – PE Sociologia. |
topic |
Ensino de Sociologia Pandemia de COVID-19 Educação em tempos de pandemia Escolas Técnicas Estaduais – Pernambuco Desafios de ensino – Sociologia Gerência Regional de Educação do Alto Sertão do Pajeú – PE Teaching Sociology COVID-19 pandemic. 3. Education in times of pandemic State Technical Schools – Pernambuco Teaching challenges – Sociology Regional Education Management of Alto Sertão do Pajeú – PE Sociologia. |
description |
No contexto de pandemia da Covid-19 os professores de Sociologia das Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco tiveram primeiramente, de forma emergencial, que se adaptarem para manter o atendimento pedagógico no ensino EAD e posteriormente se reinventarem para adequar suas práxis ao Ensino Remoto, evoluindo para o Ensino Híbrido com uma proposta mais clara e detalhada de Educação no contexto da pandemia. Esse contexto trouxe desafios inimagináveis para o sistema educacional do Brasil e do mundo que certamente deixará contribuições positivas ou negativas para a Educação. Com base nisso, essa pesquisa teve por objetivo construir um diagnóstico do ensino de Sociologia realizado nas Escolas Técnicas Estaduais (ETES), da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP) durante o contexto da Pandemia da Covid-19, no período de 2020/2021, identificando os desafios enfrentados e as possibilidades de melhorias no ensino da disciplina a partir das experiências vividas pelos docentes. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa com utilização de questionário on line. O mesmo foi aplicado através do google forms. Ao final identificamos que existiram muitos desafios impostos aos professores no período da pandemia da COVID-19, entre eles se destacaram a falta de suporte material e de conhecimento para as aulas remotas e a dificuldade de adequação das aulas ao formato, entre outros. Mas também foi possível identificar alguns avanços como o investimento em material de suporte tecnológico para os professores e a ampliação do olhar dos professores para o uso das tecnologias na sala de aula. Concluiu-se ainda que mesmo com todo suporte tecnológico a disposição quem realmente fez a diferença foi a pré-disposição dos docentes em manter o contato dos estudantes com a escola e com isso minimizou, dentro das possibilidades, o prejuízo no processo de ensino aprendizagem, o trabalho do professor faz a diferença. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-24 2024-06-27T19:22:06Z 2024-06-27 2024-06-27T19:22:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36348 AMARAL, Niedson do Nascimento. Desafios e possibilidades no ensino de Sociologia em tempos da pandemia da COVID-19 nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs)da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP). 2024. 99f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36348 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36348 |
identifier_str_mv |
AMARAL, Niedson do Nascimento. Desafios e possibilidades no ensino de Sociologia em tempos da pandemia da COVID-19 nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs)da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP). 2024. 99f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744627062800384 |