Robótica educacional: um estado do conhecimento da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Francisco Vitório Cavalcante.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27391
Resumo: O presente trabalho tem por objeto de pesquisa a Robótica educacional, delimitando-se ao ensino fundamental. Tendo como problema pesquisa: Quais são as pesquisas desenvolvidas sobre Robótica Educacional, publicadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações nas Universidades do Ceará e da Paraíba. E o objetivo geral que conduziu este estudo foi: Compreender como foram desenvolvidas as pesquisas sobre Robótica Educacional, publicadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações nas Universidades do Ceará e da Paraíba. E como objetivos específicos: Apresentar as metodologias de pesquisas dos trabalhos selecionados; Analisar como foi o envolvimento dos alunos diante das práticas pedagógicas, a partir das pesquisas realizadas; Discutir sobre possibilidades de implementação de práticas pedagógicas, de forma lúdica com a Robótica Educacional, a partir das pesquisas realizadas. A metodologia escolhida para este estudo se deu a partir de uma pesquisa documental, pela produção de um Estado de Conhecimento (MOROSINI; FERNANDES, 2014), realizado Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram selecionados 9 trabalhos inicialmente, a partir da leitura dos resumos, foi selecionado 3 trabalhos para análise, considerando como arâmetro os objetivos propostos por essa pesquisa. A partir da análise foi possível identificar que a Robótica Educacional exerce sobre os alunos e professores, melhorando, incentivando e qualificando a aprendizagem construída no âmbito de ensino, despertando interesses e transformações até então não vistas. E também é importante mencionar que nenhuma das pesquisas foram desenvolvidas em programas de pós-graduação na área da educação, desta forma, é importante também que essa discussão sobre Robótica Educacional esteja presente nos programas de pós-graduação em educação, como também no curso de Pedagogia.
id UFCG_1f86b727a325e35946c4a897298e7069
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27391
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Robótica educacional: um estado do conhecimento da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.Educational robotics: a state of the library's knowledge Digital of Theses and Dissertations.Robótica educacionalEducaçãoBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPrática pedagógicaEducação.O presente trabalho tem por objeto de pesquisa a Robótica educacional, delimitando-se ao ensino fundamental. Tendo como problema pesquisa: Quais são as pesquisas desenvolvidas sobre Robótica Educacional, publicadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações nas Universidades do Ceará e da Paraíba. E o objetivo geral que conduziu este estudo foi: Compreender como foram desenvolvidas as pesquisas sobre Robótica Educacional, publicadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações nas Universidades do Ceará e da Paraíba. E como objetivos específicos: Apresentar as metodologias de pesquisas dos trabalhos selecionados; Analisar como foi o envolvimento dos alunos diante das práticas pedagógicas, a partir das pesquisas realizadas; Discutir sobre possibilidades de implementação de práticas pedagógicas, de forma lúdica com a Robótica Educacional, a partir das pesquisas realizadas. A metodologia escolhida para este estudo se deu a partir de uma pesquisa documental, pela produção de um Estado de Conhecimento (MOROSINI; FERNANDES, 2014), realizado Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram selecionados 9 trabalhos inicialmente, a partir da leitura dos resumos, foi selecionado 3 trabalhos para análise, considerando como arâmetro os objetivos propostos por essa pesquisa. A partir da análise foi possível identificar que a Robótica Educacional exerce sobre os alunos e professores, melhorando, incentivando e qualificando a aprendizagem construída no âmbito de ensino, despertando interesses e transformações até então não vistas. E também é importante mencionar que nenhuma das pesquisas foram desenvolvidas em programas de pós-graduação na área da educação, desta forma, é importante também que essa discussão sobre Robótica Educacional esteja presente nos programas de pós-graduação em educação, como também no curso de Pedagogia.The present work has as its research object educational robotics, delimiting itself to elementary school. Having as research problem: What are the researches developed on Educational Robotics, published in the Digital Library of Theses and Dissertations in the Universities of Ceará and Paraíba. And the general objective that led this study was: To understand how research on Educational Robotics was developed, published in the Digital Library of Theses and Dissertations at the Universities of Ceará and Paraíba. And as specific objectives:Present the research methodologies of the selected works; To analyze how the students' involvement in the pedagogical practices was, based on the research carried out; Discuss the possibilities of implementing pedagogical practices, in a playful way with Educational Robotics, based on the research carried out.The methodology chosen for this study was based on a documentary research, for the production of a State of Knowledge (MOROSINI; FERNANDES, 2014), study carried out in Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Initially, 9 works were selected, after reading the abstracts, 3 works were selected for analysis, considering the objectives proposed by this research as a parameter. From the analysis, it was possible to identify that Educational Robotics exerts on students and teachers, improving, encouraging and qualifying the learning built in the context of teaching, awakening interests and transformations hitherto unseen. And it is also important to mention that none of the research was developed in graduate programs in the area of education, therefore, it is also important that this discussion on Educational Robotics is present in graduate programs in education, as well as in the course of Pedagogy.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACHADO, Viviane Guidotti.GUIDOTTI, Viviane.http://lattes.cnpq.br/3021482192977577DANTAS, Nozângela Maria Rolim.SOUSA, Rozilene Lopes de.SANTOS, Francisco Vitório Cavalcante.2022-08-302022-09-22T16:49:52Z2022-09-222022-09-22T16:49:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27391SANTOS, Francisco Vitório Cavalcante. Robótica educacional: um estado do conhecimento da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. 2022. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T10:57:06Zoai:localhost:riufcg/27391Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T10:57:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Robótica educacional: um estado do conhecimento da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.
Educational robotics: a state of the library's knowledge Digital of Theses and Dissertations.
title Robótica educacional: um estado do conhecimento da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.
spellingShingle Robótica educacional: um estado do conhecimento da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.
SANTOS, Francisco Vitório Cavalcante.
Robótica educacional
Educação
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Prática pedagógica
Educação.
title_short Robótica educacional: um estado do conhecimento da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.
title_full Robótica educacional: um estado do conhecimento da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.
title_fullStr Robótica educacional: um estado do conhecimento da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.
title_full_unstemmed Robótica educacional: um estado do conhecimento da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.
title_sort Robótica educacional: um estado do conhecimento da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.
author SANTOS, Francisco Vitório Cavalcante.
author_facet SANTOS, Francisco Vitório Cavalcante.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MACHADO, Viviane Guidotti.
GUIDOTTI, Viviane.
http://lattes.cnpq.br/3021482192977577
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Francisco Vitório Cavalcante.
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica educacional
Educação
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Prática pedagógica
Educação.
topic Robótica educacional
Educação
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Prática pedagógica
Educação.
description O presente trabalho tem por objeto de pesquisa a Robótica educacional, delimitando-se ao ensino fundamental. Tendo como problema pesquisa: Quais são as pesquisas desenvolvidas sobre Robótica Educacional, publicadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações nas Universidades do Ceará e da Paraíba. E o objetivo geral que conduziu este estudo foi: Compreender como foram desenvolvidas as pesquisas sobre Robótica Educacional, publicadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações nas Universidades do Ceará e da Paraíba. E como objetivos específicos: Apresentar as metodologias de pesquisas dos trabalhos selecionados; Analisar como foi o envolvimento dos alunos diante das práticas pedagógicas, a partir das pesquisas realizadas; Discutir sobre possibilidades de implementação de práticas pedagógicas, de forma lúdica com a Robótica Educacional, a partir das pesquisas realizadas. A metodologia escolhida para este estudo se deu a partir de uma pesquisa documental, pela produção de um Estado de Conhecimento (MOROSINI; FERNANDES, 2014), realizado Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram selecionados 9 trabalhos inicialmente, a partir da leitura dos resumos, foi selecionado 3 trabalhos para análise, considerando como arâmetro os objetivos propostos por essa pesquisa. A partir da análise foi possível identificar que a Robótica Educacional exerce sobre os alunos e professores, melhorando, incentivando e qualificando a aprendizagem construída no âmbito de ensino, despertando interesses e transformações até então não vistas. E também é importante mencionar que nenhuma das pesquisas foram desenvolvidas em programas de pós-graduação na área da educação, desta forma, é importante também que essa discussão sobre Robótica Educacional esteja presente nos programas de pós-graduação em educação, como também no curso de Pedagogia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
2022-09-22T16:49:52Z
2022-09-22
2022-09-22T16:49:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27391
SANTOS, Francisco Vitório Cavalcante. Robótica educacional: um estado do conhecimento da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. 2022. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27391
identifier_str_mv SANTOS, Francisco Vitório Cavalcante. Robótica educacional: um estado do conhecimento da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. 2022. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744557474054144