Proposta de aplicação dos lemas de Kaplansky para o ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA JÚNIOR, Geraldo Erilson da Costa.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21760
Resumo: Este estudo tem por objetivo desenvolver uma proposta didática de aplicação dos Lemas de Kaplansky para o Ensino Médio. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo na qual desenvolvemos um conjunto de atividades que foram aplicadas em uma turma do 2º ano do Ensino Médio na disciplina de matemática. Levando em consideração que as aulas presenciais encontram-se suspensas em decorrência da pandemia da COVID-19 e, desde então foi adotado o modelo de ensino remoto, tal aplicação ocorreu de modo assíncrono, por meio do Google Classroom, onde foi disponibilizada a sequência didática. Com base nos resultados, constatamos que, embora tenham surgido dificuldades na resolução das atividades, alguns alunos demonstraram ter compreendido bem o enunciado dos Lemas. Esperamos que esse possa ser um produto inicial para ser utilizado por professores e alunos da educação básica.
id UFCG_1f985bd5d62832cb6ffd86bc7a247d87
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/21760
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Proposta de aplicação dos lemas de Kaplansky para o ensino médio.Análise combinatóriaLemas de KaplanskySequência didáticaCombinatorial analysisKaplansky's LemmasDidactic sequenceMatemáticaEste estudo tem por objetivo desenvolver uma proposta didática de aplicação dos Lemas de Kaplansky para o Ensino Médio. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo na qual desenvolvemos um conjunto de atividades que foram aplicadas em uma turma do 2º ano do Ensino Médio na disciplina de matemática. Levando em consideração que as aulas presenciais encontram-se suspensas em decorrência da pandemia da COVID-19 e, desde então foi adotado o modelo de ensino remoto, tal aplicação ocorreu de modo assíncrono, por meio do Google Classroom, onde foi disponibilizada a sequência didática. Com base nos resultados, constatamos que, embora tenham surgido dificuldades na resolução das atividades, alguns alunos demonstraram ter compreendido bem o enunciado dos Lemas. Esperamos que esse possa ser um produto inicial para ser utilizado por professores e alunos da educação básica.This study aims to develop a didactic proposal for the application of Kaplansky's Lemmas to High School. For that, we carried out a field research in which we developed a set of activities that were applied to a 2ª year of High School class in the mathematics subject. Taking into account that the in-person classes chosen were suspended due to the COVID-19 pandemic and, since then, the remote learning model was adopted, such error request asynchronously, through Google Classroom, where the didactic sequence was made available . Based on the results, we found that, although there were difficulties in solving the activities, some students demonstrated that they understood the statement of the Lemmas enunciation weel. We hope that this can be an initial product to be used by teachers and students of basic education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)UFCGCAVALCANTI, Alexsandro Bezerra.http://lattes.cnpq.br/9910076421632091FERNANDES, Jose de Arimateia.http://lattes.cnpq.br/9776386122552122ESTEVES, Divanilda Maia.http://lattes.cnpq.br/0088762333310000SILVA JÚNIOR, Geraldo Erilson da Costa.2021-08-272021-10-29T22:20:11Z2021-10-292021-10-29T22:20:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21760SILVA JÚNIOR, Geraldo Erilson da Costa. Proposta de aplicação dos Lemas de Kaplansky para o Ensino Médio. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21760porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-01T18:20:41Zoai:localhost:riufcg/21760Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-01T18:20:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de aplicação dos lemas de Kaplansky para o ensino médio.
title Proposta de aplicação dos lemas de Kaplansky para o ensino médio.
spellingShingle Proposta de aplicação dos lemas de Kaplansky para o ensino médio.
SILVA JÚNIOR, Geraldo Erilson da Costa.
Análise combinatória
Lemas de Kaplansky
Sequência didática
Combinatorial analysis
Kaplansky's Lemmas
Didactic sequence
Matemática
title_short Proposta de aplicação dos lemas de Kaplansky para o ensino médio.
title_full Proposta de aplicação dos lemas de Kaplansky para o ensino médio.
title_fullStr Proposta de aplicação dos lemas de Kaplansky para o ensino médio.
title_full_unstemmed Proposta de aplicação dos lemas de Kaplansky para o ensino médio.
title_sort Proposta de aplicação dos lemas de Kaplansky para o ensino médio.
author SILVA JÚNIOR, Geraldo Erilson da Costa.
author_facet SILVA JÚNIOR, Geraldo Erilson da Costa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAVALCANTI, Alexsandro Bezerra.
http://lattes.cnpq.br/9910076421632091
FERNANDES, Jose de Arimateia.
http://lattes.cnpq.br/9776386122552122
ESTEVES, Divanilda Maia.
http://lattes.cnpq.br/0088762333310000
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA JÚNIOR, Geraldo Erilson da Costa.
dc.subject.por.fl_str_mv Análise combinatória
Lemas de Kaplansky
Sequência didática
Combinatorial analysis
Kaplansky's Lemmas
Didactic sequence
Matemática
topic Análise combinatória
Lemas de Kaplansky
Sequência didática
Combinatorial analysis
Kaplansky's Lemmas
Didactic sequence
Matemática
description Este estudo tem por objetivo desenvolver uma proposta didática de aplicação dos Lemas de Kaplansky para o Ensino Médio. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo na qual desenvolvemos um conjunto de atividades que foram aplicadas em uma turma do 2º ano do Ensino Médio na disciplina de matemática. Levando em consideração que as aulas presenciais encontram-se suspensas em decorrência da pandemia da COVID-19 e, desde então foi adotado o modelo de ensino remoto, tal aplicação ocorreu de modo assíncrono, por meio do Google Classroom, onde foi disponibilizada a sequência didática. Com base nos resultados, constatamos que, embora tenham surgido dificuldades na resolução das atividades, alguns alunos demonstraram ter compreendido bem o enunciado dos Lemas. Esperamos que esse possa ser um produto inicial para ser utilizado por professores e alunos da educação básica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-27
2021-10-29T22:20:11Z
2021-10-29
2021-10-29T22:20:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21760
SILVA JÚNIOR, Geraldo Erilson da Costa. Proposta de aplicação dos Lemas de Kaplansky para o Ensino Médio. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21760
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21760
identifier_str_mv SILVA JÚNIOR, Geraldo Erilson da Costa. Proposta de aplicação dos Lemas de Kaplansky para o Ensino Médio. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744513297547264