A importância da matriz pedagógica do MST: um estudo de caso sobre a inserção das mulheres nas políticas públicas no Assentamento Zé Marcolino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Antonio Lindonberto Batista da.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.silva3
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6200
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi analisar como a educação popular contribui para a inserção das mulheres na organização do trabalho nas áreas dos Assentamentos rurais hoje, em particular na agrovila Lajinha no Assentamento Zé Marcolino, município de Prata – PB. A partir da concepção crítico/libertadora do pensamento de Gramsci e da pedagogia do oprimido de Freire, pretendeu-se elucidar a seguinte problemática: de que forma a matriz pedagógica da educação popular conduzida pelos movimentos sociais contribui para inserção das mulheres no processo de participação nas relações sociopolíticas e de trabalho nos Assentamentos rurais do Cariri Ocidental paraibano? Trata-se de uma pesquisa de campo, e como etapas da investigação os seguintes caminhos: levantamento bibliográfico, visando aprofundar teoricamente a investigação; coletas de dados através de entrevistas e observação. Para coletar as entrevistas junto às pessoas foi utilizado um conjunto de técnicas tais como: a) entrevistas semiestruturadas; b) observação participante, conforme a dinâmica da pesquisa. A abordagem sugeriu uma pesquisa qualitativa, uma vez que esse método tem como propósito compreender os fenômenos em profundidade, trabalhando numa perspectiva descritiva e interpretativa. Compreendeu-se que com a presença dos movimentos sociais, em particular o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra - MST houve uma ressignificação da participação das mulheres nas relações sociopolíticas e de trabalho dentro dos Assentamentos rurais, abalando assim as relações de submissão historicamente imposta a elas. E a articulação entre Educação popular e Educação de Jovens e Adultos apresenta-se como algo primordial para formação de uma nova consciência baseada na solidariedade, coletivismo e equidade de gênero.
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A partir da concepção crítico/libertadora do pensamento de Gramsci e da pedagogia do oprimido de Freire, pretendeu-se elucidar a seguinte problemática: de que forma a matriz pedagógica da educação popular conduzida pelos movimentos sociais contribui para inserção das mulheres no processo de participação nas relações sociopolíticas e de trabalho nos Assentamentos rurais do Cariri Ocidental paraibano? Trata-se de uma pesquisa de campo, e como etapas da investigação os seguintes caminhos: levantamento bibliográfico, visando aprofundar teoricamente a investigação; coletas de dados através de entrevistas e observação. Para coletar as entrevistas junto às pessoas foi utilizado um conjunto de técnicas tais como: a) entrevistas semiestruturadas; b) observação participante, conforme a dinâmica da pesquisa. A abordagem sugeriu uma pesquisa qualitativa, uma vez que esse método tem como propósito compreender os fenômenos em profundidade, trabalhando numa perspectiva descritiva e interpretativa. Compreendeu-se que com a presença dos movimentos sociais, em particular o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra - MST houve uma ressignificação da participação das mulheres nas relações sociopolíticas e de trabalho dentro dos Assentamentos rurais, abalando assim as relações de submissão historicamente imposta a elas. E a articulação entre Educação popular e Educação de Jovens e Adultos apresenta-se como algo primordial para formação de uma nova consciência baseada na solidariedade, coletivismo e equidade de gênero.El objetivo de esta pesquisa fue analizar como la educación popular contribuyó para la inserción de las mujeres en la organización del trabajo en las áreas de los Asentamientos rurales hoy, en particular en en la agrovila Lajinha el Asentamiento Zé Marcolino, condado de Prata-PB. A partir de la concepción crítico/libertadora del pensamiento de Gramsci y de la pedagogía del oprimido de Freire, se pretendió elucidar la siguiente problemática:¿ de qué forma la matriz pedagógica de la educación popular conducida por los movimientos sociales contribuye para la inserción de las mujeres en el proceso de participación en las relaciones sociopolíticas y de trabajo en los Asentamientos rurales del Cariri Occidental paraibano¿ Se trata de una pesquisa de campo, y como etapa de la investigación los siguientes caminos: levantamiento bibliográfico, visando profundizar teóricamente la investigación; colectas de datos a través de encuestas y observación. Para colectar las encuestas junto a las personas fue utilizado un conjunto de técnicas tales como: a) encuestas semiestructuradas; b) observación participante, conforme la dinámica de la pesquisa. El abordaje sugirió una pesquisa cualitativa, una vez que ese método tiene como propósito comprender los fenómenos y profundidad, trabajando en una perspectiva descriptiva e interpretativa. Se comprendió que con la presencia de los movimientos sociales, en particular el MST, hubo una re significación de la participación de las mujeres en las relaciones sociopolíticas y de trabajo dentro de los Asentamientos rurales, abalando así las relaciones de sumisión históricamente impuesta a ellas. Y la articulación entre Educación Popular y Educación de Jóvenes y Adultos presentase como algo primordial para formación de una nueva conciencia basada en la solidaridad y colectivismo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGFERREIRA, Sônia Maria de Lira.FERREIRA, S. M. L.MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.MONTEIRO, José Marciano.SILVA, Antonio Lindonberto Batista da.20132019-08-26T17:25:19Z2019-08-262019-08-26T17:25:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.silva3http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6200SILVA, Antonio Lindonberto Batista da. A importância da matriz pedagógica do MST: um estudo de caso sobre a inserção das mulheres nas políticas públicas no Assentamento Zé Marcolino. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. 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