Filmes infantis como instrumentos no processo de desmistificação da temática sobre tubarões no ensino de zoologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Lucas Reis.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33550
Resumo: A temática de tubarões na sociedade geral é cercada de estereótipos negativos que os rotulam como vilões e assassinos dos mares. Por outro lado, os filmes infantis de animação, além de constituírem uma ferramenta lúdica indispensável para o Ensino de Zoologia, também abordam o assunto sob uma nova perspectiva, a fim de romper com os estereótipos e lançar luz sobre estes mitos. Diante disso, o trabalho objetivou realizar uma análise comparativa e descrever a representação dos tubarões como personagens em filmes de animação, considerando os principais conceitos biológicos apresentados. Para tal, foram selecionados três títulos de décadas distintas, sendo eles “Procurando Nemo” (2003), “Seefood - um peixe fora d’água” (2011) e “Companhia das Focas” (2021). A partir deste estudo foi possível constatar que os três filmes possuem informações relevantes com potencial para nortear valiosas discussões em diversos tópicos das aulas de Zoologia, sendo este, portanto, um recurso didático fundamental para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, como também, atuar de maneira significativa na desmistificação da temática de tubarões e consequentemente na conservação da biodiversidade. A análise comparativa dos aspectos desses personagens, tornou evidente que a mudança das décadas provocou determinadas variações na forma como os tubarões são representados nos filmes infantis, principalmente por consequência do avanço da tecnologia.
id UFCG_1fc9990899ef9d3bbc2d470f071bfebb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/33550
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Filmes infantis como instrumentos no processo de desmistificação da temática sobre tubarões no ensino de zoologia.Children's films as instruments in the process of demystifying theme about sharks in zoology teaching.El cine infantil como instrumentos en el proceso de desmitificación Tema sobre tiburones en la enseñanza de zoología.ZoologiaElasmobrânquiosTubarãoFilmes infantis - ensino de zoologiaFilmes infantis - tubarão - ensinoAnimação infantil - tubarãoZoologia - aula - filme infantilZoologyElasmobranchsSharkChildren's films - teaching zoologyChildren's films - shark - teachingChildren's animation - sharkZoology - class - children's filmElasmobranquiosTiburónPelículas infantiles - didácticas zoologíaPelículas infantiles - tiburón - didácticaAnimación infantil - tiburónZoología - clase - película infantilCiências BiológicasA temática de tubarões na sociedade geral é cercada de estereótipos negativos que os rotulam como vilões e assassinos dos mares. Por outro lado, os filmes infantis de animação, além de constituírem uma ferramenta lúdica indispensável para o Ensino de Zoologia, também abordam o assunto sob uma nova perspectiva, a fim de romper com os estereótipos e lançar luz sobre estes mitos. Diante disso, o trabalho objetivou realizar uma análise comparativa e descrever a representação dos tubarões como personagens em filmes de animação, considerando os principais conceitos biológicos apresentados. Para tal, foram selecionados três títulos de décadas distintas, sendo eles “Procurando Nemo” (2003), “Seefood - um peixe fora d’água” (2011) e “Companhia das Focas” (2021). A partir deste estudo foi possível constatar que os três filmes possuem informações relevantes com potencial para nortear valiosas discussões em diversos tópicos das aulas de Zoologia, sendo este, portanto, um recurso didático fundamental para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, como também, atuar de maneira significativa na desmistificação da temática de tubarões e consequentemente na conservação da biodiversidade. A análise comparativa dos aspectos desses personagens, tornou evidente que a mudança das décadas provocou determinadas variações na forma como os tubarões são representados nos filmes infantis, principalmente por consequência do avanço da tecnologia.The theme of sharks in general society is surrounded by negative stereotypes that label them as villains and killers of the seas. On the other hand, children's animated films, in addition to constituting an indispensable playful tool for Zoology Teaching, also approach the subject from a new perspective, in order to break with stereotypes and shed light on these myths. Given this, the work aimed to carry out a comparative analysis and describe the representation of sharks as characters in animated films, considering the main biological concepts presented. To this end, three titles from different decades were selected, namely “Finding Nemo” (2003), “Seefood” (2011) and “Seal Team” (2021). From this study, it was possible to verify that the three films have relevant information with the potential to guide valuable discussions on various topics in Zoology classes, which is, therefore, a fundamental didactic resource to facilitate the teaching- learning process, as well as act in a significant way in demystifying the subject of sharks and consequently in the conservation of biodiversity. The comparative analysis of the aspects of these characters made it evident that the change of decades caused certain changes in the way sharks are represented in children's films, mainly as a result of advances in technology.El tema de los tiburones en la sociedad en general está rodeado de estereotipos negativos que los etiquetan como villanos y asesinos de los mares. Por otro lado, las películas infantiles de animación, además de constituir una herramienta lúdica indispensable para la Enseñanza de la Zoología, también abordar el tema desde una nueva perspectiva, con el fin de romper con estereotipos y arrojar luz sobre estos mitos. Por lo tanto, el trabajo tuvo como objetivo realizar un análisis comparativo y describir la representación de tiburones como personajes en películas animadas, considerando los principales conceptos biológicos presentados. Para ello, tres títulos de diferentes décadas, entre ellos “Buscando a Nemo” (2003), “Seefood - a fish outside d’água” (2011) y “Companhia das Seals” (2021). A partir de este estudio se pudo comprobar que las tres películas contienen información relevante con el potencial de guiar valiosas discusiones sobre diversos temas en las clases de Zoología, por lo que es un recurso didáctico fundamental para facilitar el proceso de enseñanza-aprendizaje, así como actuar de forma importante para desmitificar el tema de los tiburones y, en consecuencia, para conservar el biodiversidad. El análisis comparativo de los aspectos de estos personajes dejó claro que la El cambio de décadas ha provocado ciertas variaciones en la forma en que los tiburones son representado en las películas infantiles, principalmente como resultado de los avances de la tecnología.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGAPOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.APOLINÁRIO, M. O.de Oliveira Apolinário, Marisa.http://lattes.cnpq.br/5934335225871856SOUZA, Glageane da Silva.Souza, Glageane S.http://lattes.cnpq.br/3393468945301497BELMINO, José Franscidavid Barbosa.BELMINO, J. F. B.http://lattes.cnpq.br/4898054451569574GONÇALVES, Lucas Reis.2023-11-082023-12-12T13:29:19Z2023-12-122023-12-12T13:29:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33550GONÇALVES, Lucas Reis. Filmes infantis como instrumentos no processo de desmistificação da temática sobre tubarões no ensino de zoologia. 2023. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-12-12T13:29:19Zoai:localhost:riufcg/33550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-12T13:29:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Filmes infantis como instrumentos no processo de desmistificação da temática sobre tubarões no ensino de zoologia.
Children's films as instruments in the process of demystifying theme about sharks in zoology teaching.
El cine infantil como instrumentos en el proceso de desmitificación Tema sobre tiburones en la enseñanza de zoología.
title Filmes infantis como instrumentos no processo de desmistificação da temática sobre tubarões no ensino de zoologia.
spellingShingle Filmes infantis como instrumentos no processo de desmistificação da temática sobre tubarões no ensino de zoologia.
GONÇALVES, Lucas Reis.
Zoologia
Elasmobrânquios
Tubarão
Filmes infantis - ensino de zoologia
Filmes infantis - tubarão - ensino
Animação infantil - tubarão
Zoologia - aula - filme infantil
Zoology
Elasmobranchs
Shark
Children's films - teaching zoology
Children's films - shark - teaching
Children's animation - shark
Zoology - class - children's film
Elasmobranquios
Tiburón
Películas infantiles - didácticas zoología
Películas infantiles - tiburón - didáctica
Animación infantil - tiburón
Zoología - clase - película infantil
Ciências Biológicas
title_short Filmes infantis como instrumentos no processo de desmistificação da temática sobre tubarões no ensino de zoologia.
title_full Filmes infantis como instrumentos no processo de desmistificação da temática sobre tubarões no ensino de zoologia.
title_fullStr Filmes infantis como instrumentos no processo de desmistificação da temática sobre tubarões no ensino de zoologia.
title_full_unstemmed Filmes infantis como instrumentos no processo de desmistificação da temática sobre tubarões no ensino de zoologia.
title_sort Filmes infantis como instrumentos no processo de desmistificação da temática sobre tubarões no ensino de zoologia.
author GONÇALVES, Lucas Reis.
author_facet GONÇALVES, Lucas Reis.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
APOLINÁRIO, M. O.
de Oliveira Apolinário, Marisa.
http://lattes.cnpq.br/5934335225871856
SOUZA, Glageane da Silva.
Souza, Glageane S.
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497
BELMINO, José Franscidavid Barbosa.
BELMINO, J. F. B.
http://lattes.cnpq.br/4898054451569574
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Lucas Reis.
dc.subject.por.fl_str_mv Zoologia
Elasmobrânquios
Tubarão
Filmes infantis - ensino de zoologia
Filmes infantis - tubarão - ensino
Animação infantil - tubarão
Zoologia - aula - filme infantil
Zoology
Elasmobranchs
Shark
Children's films - teaching zoology
Children's films - shark - teaching
Children's animation - shark
Zoology - class - children's film
Elasmobranquios
Tiburón
Películas infantiles - didácticas zoología
Películas infantiles - tiburón - didáctica
Animación infantil - tiburón
Zoología - clase - película infantil
Ciências Biológicas
topic Zoologia
Elasmobrânquios
Tubarão
Filmes infantis - ensino de zoologia
Filmes infantis - tubarão - ensino
Animação infantil - tubarão
Zoologia - aula - filme infantil
Zoology
Elasmobranchs
Shark
Children's films - teaching zoology
Children's films - shark - teaching
Children's animation - shark
Zoology - class - children's film
Elasmobranquios
Tiburón
Películas infantiles - didácticas zoología
Películas infantiles - tiburón - didáctica
Animación infantil - tiburón
Zoología - clase - película infantil
Ciências Biológicas
description A temática de tubarões na sociedade geral é cercada de estereótipos negativos que os rotulam como vilões e assassinos dos mares. Por outro lado, os filmes infantis de animação, além de constituírem uma ferramenta lúdica indispensável para o Ensino de Zoologia, também abordam o assunto sob uma nova perspectiva, a fim de romper com os estereótipos e lançar luz sobre estes mitos. Diante disso, o trabalho objetivou realizar uma análise comparativa e descrever a representação dos tubarões como personagens em filmes de animação, considerando os principais conceitos biológicos apresentados. Para tal, foram selecionados três títulos de décadas distintas, sendo eles “Procurando Nemo” (2003), “Seefood - um peixe fora d’água” (2011) e “Companhia das Focas” (2021). A partir deste estudo foi possível constatar que os três filmes possuem informações relevantes com potencial para nortear valiosas discussões em diversos tópicos das aulas de Zoologia, sendo este, portanto, um recurso didático fundamental para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, como também, atuar de maneira significativa na desmistificação da temática de tubarões e consequentemente na conservação da biodiversidade. A análise comparativa dos aspectos desses personagens, tornou evidente que a mudança das décadas provocou determinadas variações na forma como os tubarões são representados nos filmes infantis, principalmente por consequência do avanço da tecnologia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-08
2023-12-12T13:29:19Z
2023-12-12
2023-12-12T13:29:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33550
GONÇALVES, Lucas Reis. Filmes infantis como instrumentos no processo de desmistificação da temática sobre tubarões no ensino de zoologia. 2023. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33550
identifier_str_mv GONÇALVES, Lucas Reis. Filmes infantis como instrumentos no processo de desmistificação da temática sobre tubarões no ensino de zoologia. 2023. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744605830184960