Implementação do Balanced Scorecard: o caso de um grupo revendedor de perfumes e cosméticos em Campina Grande - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LYRA, Jéssica Morais Braga.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5269
Resumo: Este estudo teve como intuito analisar o processo de implementação do Balanced Scorecard (BSC) em um grupo revendedor de perfumes e cosméticos de Campina Grande. Para alcançá- lo foram considerados os antecedentes da implementação do Balanced Scorecard na empresa, o processo de construção de cada perspectiva do Balanced Scorecard no empreendimento e as principais dificuldades encontradas ao longo do processo da implementação da estratégia através do BSC. O respaldo teórico foi fundamentado nos processos de administração estratégia, com ênfase na fase de implementação da estratégia e, por fim, foi abordada a metodologia Balanced Scorecard e suas quatro perspectivas: Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento. Em termos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como sendo de natureza qualitativa, descritiva e conduzida sob a forma de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas (com sete sujeitos, incluindo quatro supervisores, um gerente, um consultor contratado e um diretor executivo da empresa analisada), análise documental e observação participante. Os resultados expõem os antecedentes da implementação da estratégia, como foram criadas as perspectivas do BSC, voltadas para a realidade da organização e quais as principais dificuldades encontradas ao longo do processo. Verificou-se que o Grupo almeja estruturar sua gestão tornando-a excelente. No que se refere à construção das perspectivas, ainda há objetivos e indicadores a serem elaborados na perspectiva Financeira. Por fim, entre as dificuldades encontradas para executar a estratégia, ressaltam-se a falta de engajamento, o tempo limitado e a colaboração insuficiente entre os membros.
id UFCG_20759a573ef6d32517cc0cd6e3c73d62
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5269
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Implementação do Balanced Scorecard: o caso de um grupo revendedor de perfumes e cosméticos em Campina Grande - PB.Implementation of the Balanced Scorecard: the case of a perfume and cosmetics retailer group in Campina Grande - PB.Implementação da estratégiaBalanced ScorecardDificuldades de execuçãoEstudo de casoImplementation of the strategyBalanced ScorecardImplementation difficultiesAdministraçãoEste estudo teve como intuito analisar o processo de implementação do Balanced Scorecard (BSC) em um grupo revendedor de perfumes e cosméticos de Campina Grande. Para alcançá- lo foram considerados os antecedentes da implementação do Balanced Scorecard na empresa, o processo de construção de cada perspectiva do Balanced Scorecard no empreendimento e as principais dificuldades encontradas ao longo do processo da implementação da estratégia através do BSC. O respaldo teórico foi fundamentado nos processos de administração estratégia, com ênfase na fase de implementação da estratégia e, por fim, foi abordada a metodologia Balanced Scorecard e suas quatro perspectivas: Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento. Em termos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como sendo de natureza qualitativa, descritiva e conduzida sob a forma de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas (com sete sujeitos, incluindo quatro supervisores, um gerente, um consultor contratado e um diretor executivo da empresa analisada), análise documental e observação participante. Os resultados expõem os antecedentes da implementação da estratégia, como foram criadas as perspectivas do BSC, voltadas para a realidade da organização e quais as principais dificuldades encontradas ao longo do processo. Verificou-se que o Grupo almeja estruturar sua gestão tornando-a excelente. No que se refere à construção das perspectivas, ainda há objetivos e indicadores a serem elaborados na perspectiva Financeira. Por fim, entre as dificuldades encontradas para executar a estratégia, ressaltam-se a falta de engajamento, o tempo limitado e a colaboração insuficiente entre os membros.This study was aimed to analyze the process of implementing the Balanced Scorecard (BSC) at a dealer group of perfume and cosmetics in Campina Grande. To reach it were considered the background of the implementation of the Balanced Scorecard in the company, the process of construction of each perspective of the Balanced Scorecard in the enterprise and the main difficulties encountered during the implementation of the strategy process by BSC. The theoretical support was based on the strategy management processes, with emphasis on strategy implementation phase and, finally, the Balanced Scorecard methodology was discussed and its four perspectives: Financial, Customer, Internal Process and Learning and Growth. In terms of methodology, the research is characterized as qualitative, descriptive and conducted in the form of case study. Data were collected through semi-structured interviews (with seven subjects, including four supervisors, a manager, a hired consultant and an executive director of the analyzed company), document analysis and participant observation. The results expose the implementation of the strategy of background, the prospects were created BSC, facing the reality of the organization, and what are the main difficulties encountered during the process. It was found that the group aims to structure its management making it great. As regards the construction of prospects, there are still goals and indicators to be developed in the financial perspective. Finally, among the difficulties encountered in implementing the strategy, they emphasize the lack of engagement, limited time and lack of cooperation among the members.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMOREIRA, Vinícius Farias.MOREIRA, V. F.http://lattes.cnpq.br/3481559213937969BRANDÃO, Wanderberg Alves.BRANDÃO, W. A.http://lattes.cnpq.br/3475303519498490FREITAS, Lúcia Santana de.FREITAS, L. S.http://lattes.cnpq.br/4689902016970348LYRA, Jéssica Morais Braga.20162019-08-01T14:45:33Z20162019-08-01T14:45:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5269LYRA, J. M. B. Implementação Do Balanced Scorecard: O Caso De Um Grupo Revendedor De Perfumes E Cosméticos Em Campina Grande – PB. 2016.103 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5269porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-25T14:11:22Zoai:localhost:riufcg/5269Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-25T14:11:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementação do Balanced Scorecard: o caso de um grupo revendedor de perfumes e cosméticos em Campina Grande - PB.
Implementation of the Balanced Scorecard: the case of a perfume and cosmetics retailer group in Campina Grande - PB.
title Implementação do Balanced Scorecard: o caso de um grupo revendedor de perfumes e cosméticos em Campina Grande - PB.
spellingShingle Implementação do Balanced Scorecard: o caso de um grupo revendedor de perfumes e cosméticos em Campina Grande - PB.
LYRA, Jéssica Morais Braga.
Implementação da estratégia
Balanced Scorecard
Dificuldades de execução
Estudo de caso
Implementation of the strategy
Balanced Scorecard
Implementation difficulties
Administração
title_short Implementação do Balanced Scorecard: o caso de um grupo revendedor de perfumes e cosméticos em Campina Grande - PB.
title_full Implementação do Balanced Scorecard: o caso de um grupo revendedor de perfumes e cosméticos em Campina Grande - PB.
title_fullStr Implementação do Balanced Scorecard: o caso de um grupo revendedor de perfumes e cosméticos em Campina Grande - PB.
title_full_unstemmed Implementação do Balanced Scorecard: o caso de um grupo revendedor de perfumes e cosméticos em Campina Grande - PB.
title_sort Implementação do Balanced Scorecard: o caso de um grupo revendedor de perfumes e cosméticos em Campina Grande - PB.
author LYRA, Jéssica Morais Braga.
author_facet LYRA, Jéssica Morais Braga.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MOREIRA, Vinícius Farias.
MOREIRA, V. F.
http://lattes.cnpq.br/3481559213937969
BRANDÃO, Wanderberg Alves.
BRANDÃO, W. A.
http://lattes.cnpq.br/3475303519498490
FREITAS, Lúcia Santana de.
FREITAS, L. S.
http://lattes.cnpq.br/4689902016970348
dc.contributor.author.fl_str_mv LYRA, Jéssica Morais Braga.
dc.subject.por.fl_str_mv Implementação da estratégia
Balanced Scorecard
Dificuldades de execução
Estudo de caso
Implementation of the strategy
Balanced Scorecard
Implementation difficulties
Administração
topic Implementação da estratégia
Balanced Scorecard
Dificuldades de execução
Estudo de caso
Implementation of the strategy
Balanced Scorecard
Implementation difficulties
Administração
description Este estudo teve como intuito analisar o processo de implementação do Balanced Scorecard (BSC) em um grupo revendedor de perfumes e cosméticos de Campina Grande. Para alcançá- lo foram considerados os antecedentes da implementação do Balanced Scorecard na empresa, o processo de construção de cada perspectiva do Balanced Scorecard no empreendimento e as principais dificuldades encontradas ao longo do processo da implementação da estratégia através do BSC. O respaldo teórico foi fundamentado nos processos de administração estratégia, com ênfase na fase de implementação da estratégia e, por fim, foi abordada a metodologia Balanced Scorecard e suas quatro perspectivas: Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento. Em termos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como sendo de natureza qualitativa, descritiva e conduzida sob a forma de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas (com sete sujeitos, incluindo quatro supervisores, um gerente, um consultor contratado e um diretor executivo da empresa analisada), análise documental e observação participante. Os resultados expõem os antecedentes da implementação da estratégia, como foram criadas as perspectivas do BSC, voltadas para a realidade da organização e quais as principais dificuldades encontradas ao longo do processo. Verificou-se que o Grupo almeja estruturar sua gestão tornando-a excelente. No que se refere à construção das perspectivas, ainda há objetivos e indicadores a serem elaborados na perspectiva Financeira. Por fim, entre as dificuldades encontradas para executar a estratégia, ressaltam-se a falta de engajamento, o tempo limitado e a colaboração insuficiente entre os membros.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2019-08-01T14:45:33Z
2019-08-01T14:45:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5269
LYRA, J. M. B. Implementação Do Balanced Scorecard: O Caso De Um Grupo Revendedor De Perfumes E Cosméticos Em Campina Grande – PB. 2016.103 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5269
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5269
identifier_str_mv LYRA, J. M. B. Implementação Do Balanced Scorecard: O Caso De Um Grupo Revendedor De Perfumes E Cosméticos Em Campina Grande – PB. 2016.103 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744383011979264