Formação profissional do nutricionista: uma revisão integrativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Rayanne Gomes da.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7121
Resumo: O presente estudo objetivou realizar um levantamento na literatura acerca da formação profissional do nutricionista. Trata-se de uma revisão integrativa que utilizou como instrumento artigos científicos publicados nas bases de dados, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), biblioteca eletrônica ScientificElectronic Library Online (SciELO) e no Portal Periódicos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre o período de 2008 a 2018.Tendo como questão de pesquisa “Como está ocorrendo a formação do nutricionista no Brasil segundo a literatura?’’. Os resultados revelaram que o ano de 2012 teve o maior número de publicações acerca dessa temática (25%). Com relação aos tipos de estudos a Pesquisa descritiva predominou com percentual de (40%) dos artigos publicados. A revista que mais publicou sobre o tema da pesquisa foi a Revista de Nutrição com (33,333%). De acordo com as análises de dados, verificou-se que as Diretrizes Curriculares Nacionais juntamente com a maior Qualificação dos professores de nutrição são os principais avanços na formação do nutricionista. Em relação às lacunas da formação profissional, foi possível verificar que, os Desafios na participação de atividades complementares para alunos, a Sobrecarga dos docentes, a Visão limitada do Sistema Único de Saúde (SUS),a Fragilidade na relação Teórico-prática das disciplinas,o Caráter Biologista do curso são as limitações da graduação do nutricionista evidenciadas pela literatura. Os estudos sugerem que os Projetos Pedagógicos dos Cursos de nutrição sejam revistos para proporcionar maior flexibilidade aos discente e docentes. Existe uma carência com relação a estudos que esclareçam as necessidades da formação em nutrição, assim como seus avanços e sugestões de melhoria.
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Trata-se de uma revisão integrativa que utilizou como instrumento artigos científicos publicados nas bases de dados, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), biblioteca eletrônica ScientificElectronic Library Online (SciELO) e no Portal Periódicos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre o período de 2008 a 2018.Tendo como questão de pesquisa “Como está ocorrendo a formação do nutricionista no Brasil segundo a literatura?’’. Os resultados revelaram que o ano de 2012 teve o maior número de publicações acerca dessa temática (25%). Com relação aos tipos de estudos a Pesquisa descritiva predominou com percentual de (40%) dos artigos publicados. A revista que mais publicou sobre o tema da pesquisa foi a Revista de Nutrição com (33,333%). De acordo com as análises de dados, verificou-se que as Diretrizes Curriculares Nacionais juntamente com a maior Qualificação dos professores de nutrição são os principais avanços na formação do nutricionista. Em relação às lacunas da formação profissional, foi possível verificar que, os Desafios na participação de atividades complementares para alunos, a Sobrecarga dos docentes, a Visão limitada do Sistema Único de Saúde (SUS),a Fragilidade na relação Teórico-prática das disciplinas,o Caráter Biologista do curso são as limitações da graduação do nutricionista evidenciadas pela literatura. Os estudos sugerem que os Projetos Pedagógicos dos Cursos de nutrição sejam revistos para proporcionar maior flexibilidade aos discente e docentes. Existe uma carência com relação a estudos que esclareçam as necessidades da formação em nutrição, assim como seus avanços e sugestões de melhoria.The present study aimed to carry out a survey in the literature on the professional training of nutritionists. It is an integrative review that uses as data base the data on the databases, Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS), electronic library of the free online library (SciELO) and without Portal Periodicals Coordination of Improvement of Personal Data of Higher Education Personnel (CAPES) between the period from 2008 to 2018. Having as a research question The results revealed that the year 2012 had the highest number of information about the same (25%). Regarding the types of studies published predominantly with 40% of published articles. One magazine that published more on the subject of the research was a Nutrition Review with (33.333%). According to the data specifications, evidenced by the National Curriculum Guidelines with a Higher Nutrition Qualification, are a highlight in the training of the nutritionist. When it is addressed to gaps, it is a support group for complementary activities of students, an Overload of Teachers, a Free Information Society (SUS), a Fragility in the Theoretical-practical relation of the disciplines, the Character Biologist of the course, are the undergraduate nutritionist restrictions. The studies suggest that the Pedagogical Projects of the Doctorate Courses are reviewed to facilitate the greater capacity for the students and teachers. There is a lack in relation to a study that clarifies how the needs of nutrition training, as well as its advances and suggestions for improvement.El presente estudio tuvo como objetivo realizar un levantamiento en la literatura acerca de la formación profesional de nutricionistas. Se trata de una revisión integradora que utilizó artículos científicos publicados en las bases de datos Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS), ScientificElectronic Library Online (SciELO) y el Portal de Coordinación de Periódicos de Superación Personal de Educación Superior (CAPES) entre 2008 y 2018. Teniendo como pregunta de investigación “¿Cómo es la formación de nutricionistas en Brasil según la literatura?”. Los resultados revelaron que el año 2012 tuvo el mayor número de publicaciones sobre este tema (25%). En cuanto a los tipos de estudios, predominó la investigación descriptiva con un porcentaje del (40%) de los artículos publicados. La revista que más publicó sobre el tema de investigación fue la Revista de Nutrição (33,333%). De acuerdo con el análisis de datos, se encontró que las Directrices Curriculares Nacionales junto con la Calificación Superior de los profesores de nutrición son los principales avances en la formación de nutricionistas. En cuanto a las brechas en la formación profesional, fue posible verificar que, los Desafíos en la participación de actividades complementarias para los estudiantes, la sobrecarga de profesores, la visión limitada del Sistema Único de Salud (SUS), la Fragilidad en la relación teórico-práctica de las disciplinas, el carácter de Biólogo de la carrera son las limitaciones de la formación de nutricionista evidenciadas por la literatura. Los estudios sugieren que los Proyectos Pedagógicos de los Cursos de Nutrición sean revisados ​​para brindar mayor flexibilidad a estudiantes y docentes. Faltan estudios que aclaren las necesidades de formación en nutrición, así como sus avances y sugerencias de mejora.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGFEITOSA, Izayana Pereira.FEITOSA, I. P.http://lattes.cnpq.br/5365348809105212RAMOS, Deborah Dornellas.JUSTINO FILHO, José.SILVA, Rayanne Gomes da.20182019-09-19T09:15:37Z2019-09-192019-09-19T09:15:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7121SILVA, Rayanne Gomes da. Formação profissional do nutricionista: uma revisão integrativa. 2018. 57 fl. 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