Ciclofaixas e relações de conflitos em seus territórios: estudo de caso em Campina Grande - PB.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22734 |
Resumo: | As ciclofaixas já são uma realidade nas cidades de médio a grande porte e, com suas chegadas, os conflitos em seus territórios passaram a se tornar comuns. Isso se dá devido a muitos fatores, como: sinalização inadequada, falta de fiscalização e pouco conhecimento acerca da funcionalidade dessas vias. Essa pesquisa tem por objetivo geral compreender os conflitos gerados dentro do território das ciclofaixas, suas causas e possíveis soluções para essa problemática, na cidade de Campina Grande, com foco para a faixa presente na Avenida Juscelino Kubitschek e sua principal ciclofaixa de acesso ao Açude Velho. A metodologia foi pautada numa pesquisa do tipo Qualitativa Participativa, tendo como base para seu desenvolvimento o mapeamento das ciclofaixas citadas acima, observação de suas características, registros de campo por meio de fotos e aplicação de questionário destinado a pessoas que moram na Cidade de Campina Grande-PB, a fim de entender o olhar da população sobre esses territórios. Além disso, foi utilizado das normas de sinalização vertical e horizontal estabelecidas pelo CONTRAN para fundamentação das considerações realizadas na discussão do trabalho. Foi possível entender que os conflitos dentro das ciclofaixas analisadas durante a pesquisa tratam-se não apenas de uma questão referente à mobilidade urbana, mas também sobre segurança dos cidadãos e funcionalidade adequada do território que precisa ser empregada por meio de fiscalização, manutenção das faixas e educação a respeito de suas normas. |
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COSTA, Kátia Cristina Ribeiro.COSTA, K. C. R.http://lattes.cnpq.br/3877332506561811ALVES, D.ALVES, Douglas.As ciclofaixas já são uma realidade nas cidades de médio a grande porte e, com suas chegadas, os conflitos em seus territórios passaram a se tornar comuns. Isso se dá devido a muitos fatores, como: sinalização inadequada, falta de fiscalização e pouco conhecimento acerca da funcionalidade dessas vias. Essa pesquisa tem por objetivo geral compreender os conflitos gerados dentro do território das ciclofaixas, suas causas e possíveis soluções para essa problemática, na cidade de Campina Grande, com foco para a faixa presente na Avenida Juscelino Kubitschek e sua principal ciclofaixa de acesso ao Açude Velho. A metodologia foi pautada numa pesquisa do tipo Qualitativa Participativa, tendo como base para seu desenvolvimento o mapeamento das ciclofaixas citadas acima, observação de suas características, registros de campo por meio de fotos e aplicação de questionário destinado a pessoas que moram na Cidade de Campina Grande-PB, a fim de entender o olhar da população sobre esses territórios. Além disso, foi utilizado das normas de sinalização vertical e horizontal estabelecidas pelo CONTRAN para fundamentação das considerações realizadas na discussão do trabalho. Foi possível entender que os conflitos dentro das ciclofaixas analisadas durante a pesquisa tratam-se não apenas de uma questão referente à mobilidade urbana, mas também sobre segurança dos cidadãos e funcionalidade adequada do território que precisa ser empregada por meio de fiscalização, manutenção das faixas e educação a respeito de suas normas.Bike lanes are already a reality in medium to large cities and, with their arrivals, conflicts in their territories have become commonplace. This is due to many factors, such as: inadequate signage, lack of inspection and little knowledge about the functionality of these roads. The general objective of this research is to understand the conflicts generated within the territory of cycle lanes, their causes and possible solutions to this problem, in the city of Campina Grande, with a focus on the lane on Avenida Juscelino Kubitschek and its main cycle lane for accessing the Açude Velho . The methodology was based on a Qualitative Participative research, based on the mapping of the cycle lanes mentioned above, observation of their characteristics, field records through photos and application of a questionnaire for people living in the city of Campina Grande. -PB, in order to understand the population's view of these territories. In addition, the vertical and horizontal signaling standards established by CONTRAN were used to substantiate the considerations made in the discussion of the work. It was possible to understand that the conflicts within the cycle lanes analyzed during the research are not only an issue related to urban mobility, but also about citizen safety and adequate functionality of the territory that needs to be used through inspection, maintenance of lanes and education about its norms.Submitted by Teresa Sousa (teresacris1027@gmail.com) on 2021-12-22T20:05:00Z No. of bitstreams: 1 DOUGLAS ALVES - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2021.pdf: 1608432 bytes, checksum: f0a33aae2c9649b6dacaff3a5b69f973 (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-22T20:05:00Z (GMT). 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Ciclofaixas e relações de conflitos em seus territórios: estudo de caso em Campina Grande - PB. 2021. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. 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