Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TENÓRIO, Fabricio Maione.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: SILVA, André Luiz Gonçalves da., GOMES, Carlos Francisco Simões., SANTOS, Marcos dos.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32499
Resumo: O presente artigo utiliza técnicas de prospecção de cenários para alavancar o curso de pósgraduação em engenharia de produção na Universidade Federal Fluminense. Atualmente, a UFF é constituída por 42 Unidades de Ensino, sendo 25 Institutos, 10 Faculdades, 6 Escolas e 1 Colégio de Aplicação. São, ao todo, 125 departamentos de ensino. Na Pós-Graduação Stricto Sensu são 85 programas de Pós-Graduação e 126 cursos, sendo 44 de doutorado, 66 de mestrado acadêmico e 16 mestrados profissionais. O curso de pós-graduação escolhido como objeto de estudo se localiza na cidade de Niterói-RJ. Realizou-se um levantamento de dados sobre a visão, missão e valores da universidade, o processo de funcionamento e identificação dos stakeholders, a fim de entender melhor o funcionamento do sistema e permitir um melhor entendimento analítico. Para tal, utilizou-se o método Momentum. A partir da aplicação do método foi possível montar um planejamento de ações estratégicas para o atingimento do cenário desejável.
id UFCG_216c31084f7a2566c25ff41769ba7e99
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32499
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19.Prospective scenario analysis: a study on the implementation of hybrid learning in a higher education institution due to the COVID-19 pandemic.ProspectivaCenários prospectivosProspecçãoEnsino híbridoCOVID-19 e ensino híbridoInstituição de ensino superior - ensino híbridoNiterói - RJ - Instituição de ensino superiorProspectiveForward-looking scenariosProspectionHybrid teachingCOVID-19 and hybrid learningHigher education institution - hybrid learningNiterói - RJ - Higher education institutionEngenharia de Produção.O presente artigo utiliza técnicas de prospecção de cenários para alavancar o curso de pósgraduação em engenharia de produção na Universidade Federal Fluminense. Atualmente, a UFF é constituída por 42 Unidades de Ensino, sendo 25 Institutos, 10 Faculdades, 6 Escolas e 1 Colégio de Aplicação. São, ao todo, 125 departamentos de ensino. Na Pós-Graduação Stricto Sensu são 85 programas de Pós-Graduação e 126 cursos, sendo 44 de doutorado, 66 de mestrado acadêmico e 16 mestrados profissionais. O curso de pós-graduação escolhido como objeto de estudo se localiza na cidade de Niterói-RJ. Realizou-se um levantamento de dados sobre a visão, missão e valores da universidade, o processo de funcionamento e identificação dos stakeholders, a fim de entender melhor o funcionamento do sistema e permitir um melhor entendimento analítico. Para tal, utilizou-se o método Momentum. A partir da aplicação do método foi possível montar um planejamento de ações estratégicas para o atingimento do cenário desejável.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20212023-10-30T21:26:10Z2023-10-302023-10-30T21:26:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32499TENÓRIO, Fabricio Maione; SILVA, André Luiz Gonçalves da; GOMES, Carlos Francisco Simões; SANTOS, Marcos dos. Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32499porTENÓRIO, Fabricio Maione.SILVA, André Luiz Gonçalves da.GOMES, Carlos Francisco Simões.SANTOS, Marcos dos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T18:54:04Zoai:localhost:riufcg/32499Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T18:54:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19.
Prospective scenario analysis: a study on the implementation of hybrid learning in a higher education institution due to the COVID-19 pandemic.
title Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19.
spellingShingle Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19.
TENÓRIO, Fabricio Maione.
Prospectiva
Cenários prospectivos
Prospecção
Ensino híbrido
COVID-19 e ensino híbrido
Instituição de ensino superior - ensino híbrido
Niterói - RJ - Instituição de ensino superior
Prospective
Forward-looking scenarios
Prospection
Hybrid teaching
COVID-19 and hybrid learning
Higher education institution - hybrid learning
Niterói - RJ - Higher education institution
Engenharia de Produção.
title_short Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19.
title_full Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19.
title_fullStr Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19.
title_full_unstemmed Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19.
title_sort Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19.
author TENÓRIO, Fabricio Maione.
author_facet TENÓRIO, Fabricio Maione.
SILVA, André Luiz Gonçalves da.
GOMES, Carlos Francisco Simões.
SANTOS, Marcos dos.
author_role author
author2 SILVA, André Luiz Gonçalves da.
GOMES, Carlos Francisco Simões.
SANTOS, Marcos dos.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv TENÓRIO, Fabricio Maione.
SILVA, André Luiz Gonçalves da.
GOMES, Carlos Francisco Simões.
SANTOS, Marcos dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Prospectiva
Cenários prospectivos
Prospecção
Ensino híbrido
COVID-19 e ensino híbrido
Instituição de ensino superior - ensino híbrido
Niterói - RJ - Instituição de ensino superior
Prospective
Forward-looking scenarios
Prospection
Hybrid teaching
COVID-19 and hybrid learning
Higher education institution - hybrid learning
Niterói - RJ - Higher education institution
Engenharia de Produção.
topic Prospectiva
Cenários prospectivos
Prospecção
Ensino híbrido
COVID-19 e ensino híbrido
Instituição de ensino superior - ensino híbrido
Niterói - RJ - Instituição de ensino superior
Prospective
Forward-looking scenarios
Prospection
Hybrid teaching
COVID-19 and hybrid learning
Higher education institution - hybrid learning
Niterói - RJ - Higher education institution
Engenharia de Produção.
description O presente artigo utiliza técnicas de prospecção de cenários para alavancar o curso de pósgraduação em engenharia de produção na Universidade Federal Fluminense. Atualmente, a UFF é constituída por 42 Unidades de Ensino, sendo 25 Institutos, 10 Faculdades, 6 Escolas e 1 Colégio de Aplicação. São, ao todo, 125 departamentos de ensino. Na Pós-Graduação Stricto Sensu são 85 programas de Pós-Graduação e 126 cursos, sendo 44 de doutorado, 66 de mestrado acadêmico e 16 mestrados profissionais. O curso de pós-graduação escolhido como objeto de estudo se localiza na cidade de Niterói-RJ. Realizou-se um levantamento de dados sobre a visão, missão e valores da universidade, o processo de funcionamento e identificação dos stakeholders, a fim de entender melhor o funcionamento do sistema e permitir um melhor entendimento analítico. Para tal, utilizou-se o método Momentum. A partir da aplicação do método foi possível montar um planejamento de ações estratégicas para o atingimento do cenário desejável.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-10-30T21:26:10Z
2023-10-30
2023-10-30T21:26:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32499
TENÓRIO, Fabricio Maione; SILVA, André Luiz Gonçalves da; GOMES, Carlos Francisco Simões; SANTOS, Marcos dos. Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32499
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32499
identifier_str_mv TENÓRIO, Fabricio Maione; SILVA, André Luiz Gonçalves da; GOMES, Carlos Francisco Simões; SANTOS, Marcos dos. Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744597958524928