Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32499 |
Resumo: | O presente artigo utiliza técnicas de prospecção de cenários para alavancar o curso de pósgraduação em engenharia de produção na Universidade Federal Fluminense. Atualmente, a UFF é constituída por 42 Unidades de Ensino, sendo 25 Institutos, 10 Faculdades, 6 Escolas e 1 Colégio de Aplicação. São, ao todo, 125 departamentos de ensino. Na Pós-Graduação Stricto Sensu são 85 programas de Pós-Graduação e 126 cursos, sendo 44 de doutorado, 66 de mestrado acadêmico e 16 mestrados profissionais. O curso de pós-graduação escolhido como objeto de estudo se localiza na cidade de Niterói-RJ. Realizou-se um levantamento de dados sobre a visão, missão e valores da universidade, o processo de funcionamento e identificação dos stakeholders, a fim de entender melhor o funcionamento do sistema e permitir um melhor entendimento analítico. Para tal, utilizou-se o método Momentum. A partir da aplicação do método foi possível montar um planejamento de ações estratégicas para o atingimento do cenário desejável. |
id |
UFCG_216c31084f7a2566c25ff41769ba7e99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/32499 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19.Prospective scenario analysis: a study on the implementation of hybrid learning in a higher education institution due to the COVID-19 pandemic.ProspectivaCenários prospectivosProspecçãoEnsino híbridoCOVID-19 e ensino híbridoInstituição de ensino superior - ensino híbridoNiterói - RJ - Instituição de ensino superiorProspectiveForward-looking scenariosProspectionHybrid teachingCOVID-19 and hybrid learningHigher education institution - hybrid learningNiterói - RJ - Higher education institutionEngenharia de Produção.O presente artigo utiliza técnicas de prospecção de cenários para alavancar o curso de pósgraduação em engenharia de produção na Universidade Federal Fluminense. Atualmente, a UFF é constituída por 42 Unidades de Ensino, sendo 25 Institutos, 10 Faculdades, 6 Escolas e 1 Colégio de Aplicação. São, ao todo, 125 departamentos de ensino. Na Pós-Graduação Stricto Sensu são 85 programas de Pós-Graduação e 126 cursos, sendo 44 de doutorado, 66 de mestrado acadêmico e 16 mestrados profissionais. O curso de pós-graduação escolhido como objeto de estudo se localiza na cidade de Niterói-RJ. Realizou-se um levantamento de dados sobre a visão, missão e valores da universidade, o processo de funcionamento e identificação dos stakeholders, a fim de entender melhor o funcionamento do sistema e permitir um melhor entendimento analítico. Para tal, utilizou-se o método Momentum. A partir da aplicação do método foi possível montar um planejamento de ações estratégicas para o atingimento do cenário desejável.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20212023-10-30T21:26:10Z2023-10-302023-10-30T21:26:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32499TENÓRIO, Fabricio Maione; SILVA, André Luiz Gonçalves da; GOMES, Carlos Francisco Simões; SANTOS, Marcos dos. Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32499porTENÓRIO, Fabricio Maione.SILVA, André Luiz Gonçalves da.GOMES, Carlos Francisco Simões.SANTOS, Marcos dos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T18:54:04Zoai:localhost:riufcg/32499Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T18:54:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19. Prospective scenario analysis: a study on the implementation of hybrid learning in a higher education institution due to the COVID-19 pandemic. |
title |
Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19. |
spellingShingle |
Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19. TENÓRIO, Fabricio Maione. Prospectiva Cenários prospectivos Prospecção Ensino híbrido COVID-19 e ensino híbrido Instituição de ensino superior - ensino híbrido Niterói - RJ - Instituição de ensino superior Prospective Forward-looking scenarios Prospection Hybrid teaching COVID-19 and hybrid learning Higher education institution - hybrid learning Niterói - RJ - Higher education institution Engenharia de Produção. |
title_short |
Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19. |
title_full |
Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19. |
title_fullStr |
Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19. |
title_full_unstemmed |
Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19. |
title_sort |
Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19. |
author |
TENÓRIO, Fabricio Maione. |
author_facet |
TENÓRIO, Fabricio Maione. SILVA, André Luiz Gonçalves da. GOMES, Carlos Francisco Simões. SANTOS, Marcos dos. |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, André Luiz Gonçalves da. GOMES, Carlos Francisco Simões. SANTOS, Marcos dos. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TENÓRIO, Fabricio Maione. SILVA, André Luiz Gonçalves da. GOMES, Carlos Francisco Simões. SANTOS, Marcos dos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prospectiva Cenários prospectivos Prospecção Ensino híbrido COVID-19 e ensino híbrido Instituição de ensino superior - ensino híbrido Niterói - RJ - Instituição de ensino superior Prospective Forward-looking scenarios Prospection Hybrid teaching COVID-19 and hybrid learning Higher education institution - hybrid learning Niterói - RJ - Higher education institution Engenharia de Produção. |
topic |
Prospectiva Cenários prospectivos Prospecção Ensino híbrido COVID-19 e ensino híbrido Instituição de ensino superior - ensino híbrido Niterói - RJ - Instituição de ensino superior Prospective Forward-looking scenarios Prospection Hybrid teaching COVID-19 and hybrid learning Higher education institution - hybrid learning Niterói - RJ - Higher education institution Engenharia de Produção. |
description |
O presente artigo utiliza técnicas de prospecção de cenários para alavancar o curso de pósgraduação em engenharia de produção na Universidade Federal Fluminense. Atualmente, a UFF é constituída por 42 Unidades de Ensino, sendo 25 Institutos, 10 Faculdades, 6 Escolas e 1 Colégio de Aplicação. São, ao todo, 125 departamentos de ensino. Na Pós-Graduação Stricto Sensu são 85 programas de Pós-Graduação e 126 cursos, sendo 44 de doutorado, 66 de mestrado acadêmico e 16 mestrados profissionais. O curso de pós-graduação escolhido como objeto de estudo se localiza na cidade de Niterói-RJ. Realizou-se um levantamento de dados sobre a visão, missão e valores da universidade, o processo de funcionamento e identificação dos stakeholders, a fim de entender melhor o funcionamento do sistema e permitir um melhor entendimento analítico. Para tal, utilizou-se o método Momentum. A partir da aplicação do método foi possível montar um planejamento de ações estratégicas para o atingimento do cenário desejável. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-10-30T21:26:10Z 2023-10-30 2023-10-30T21:26:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32499 TENÓRIO, Fabricio Maione; SILVA, André Luiz Gonçalves da; GOMES, Carlos Francisco Simões; SANTOS, Marcos dos. Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32499 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32499 |
identifier_str_mv |
TENÓRIO, Fabricio Maione; SILVA, André Luiz Gonçalves da; GOMES, Carlos Francisco Simões; SANTOS, Marcos dos. Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744597958524928 |