Análise do perfil dos alunos e funcionários do CDSA-UFCG sobre o gerenciamento de resíduos no campus.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Augusto José da Silva.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SANTOS, Álberi Medeiros., ALVES, Heloyza Kethylin Ribeiro., FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida., GOUVEIA, Wagner Farias.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33692
Resumo: Após a Revolução Industrial, mais precisamente no Século XVIII, o processo de urbanização ficou mais intenso. Em consequência disso, tornou-se mais evidente as poluições oriundas de práticas inadequadas ocasionadas pela população. Vale salientar que, segundo Hoffmann (2011), um dos grandes desafios que as cidades encontram, é como conciliar a vida urbana e o desenvolvimento ambiental. Neste sentindo, percebe-se que as medidas sustentáveis não são tomadas por grande porcentagem da sociedade. Por isso, faz-se necessário que existam interferências da população no sentido de preservar o meio ambiente, já que, os problemas ambientais locais, tais como a degradação da água, do ar e do solo, do ambiente doméstico e de trabalho, tem impactado significativamente a saúde humana (PIGNATTI, 2004). Assim, sabe-se que, como consequência de uma maior produção de lixo, a população lança resíduos sólidos diretamente em áreas de preservação, apesar de existir uma coleta de resíduos sistemática, por parte do órgão público local, mostrando a importância de se executar trabalho de educação ambiental nas comunidades (PEREIRA et al., 2015). Segundo a NBR 10.004/04, os resíduos sólidos urbanos (RSU), são definidos como "resíduos nos estados sólidos e semissólidos que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição". Estes ainda podem ser definidos como o resultado de atividades humanas. De acordo com Cabral (2010), os resíduos sólidos se classificam em 7 (sete) tipos: resíduos residenciais; resíduos de serviços de saúde (RSS); resíduos da construção civil ou resíduos de construção e demolição (RCD); resíduos de poda e capina; resíduos de portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários e, resíduos de serviço comercial e resíduo de varrição, feiras e outros. Mattos et al. (2008), acrescenta a existência dos resíduos eletrônicos, os e-waste ou produtos eletrônicos que ficam obsoletos e são descartados pela população, tais como: televisores, computadores, celulares, aparelhos de som, copiadoras, etc. É importante ressaltar que o e-lixo (lixo eletrônico) difere-se fisicamente e quimicamente dos outros tipos de lixo, apresentando materiais perigosos que necessitam de descartes e manejos corretos para não afetem os ecossistemas (BARRETO & BARATA, 2016). Dessa forma, o objetivo desse trabalho é traçar o nível de conhecimento dos alunos e de alguns funcionários do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) sobre a destinação dos resíduos (com ênfase nos eletrônicos) no campus, bem como o seu tratamento final. Vale salientar que, essa análise busca, também, avaliar os conhecimentos dos alunos e funcionários sobre alguns temas, sendo eles: resíduos, lixo, resíduo eletrônico, lixo eletrônico, política nacional dos resíduos sólidos e coleta seletiva.
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Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - UFCG
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