Participação da comunidade universitária na coleta seletiva da Universidade Federal de Campina Grande.
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33369 |
Resumo: | A preocupação com a destinação final do resíduo urbano está aumentando cada vez mais, devido ao crescimento da populacional e econômico que faz com que pessoas consumam mais e indústrias gerem mais resíduos. É importante salientar que a responsabilidade com os resíduos gerados deve ser compartilhada entre a sociedade, não apenas os órgãos governamentais e as empresas privadas que são encarregados de encaminhar para o local adequado, nós como cidadãos também temos nosso papel como sociedade integrada, por isso no presente trabalho será abordado o assunto sobre coleta seletiva. Segundo o Governo do Estado de São Paulo (2009)A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. Assim, faz-se necessário a separação dos resíduos sólidos urbanos pois cada material tem características próprias, e quando há a mistura a reciclagem desses produtos se torna mais cara ou até mesmo inviável. Por esse motivo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que os municípios devem separar seus resíduos em três frações: os recicláveis secos (metais, papel, vidro etc.), resíduos orgânicos (restos de alimentos e resíduos de jardim) e rejeitos. Pela Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, educação ambiental é entendida como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Visto isso, a coleta seletiva será eficiente se estiver em conjunto com a prática da educação ambiental, pois é com ela que fará pessoas mais consciente e com maior responsabilidade sobre o ambiente em que vive. |
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Participação da comunidade universitária na coleta seletiva da Universidade Federal de Campina Grande.Participation of the university community in the selective collection of the Federal University of Campina Grande.Universidade Federal de Campina Grande - coleta seletivaComunidade universitária - UFCGColeta seletiva na UFCGUFCG - coleta seletivaParticipação da comunidade - coleta seletivaFederal University of Campina Grande - selective collectionUniversity community - UFCGSelective collection at UFCGUFCG - selective collectionCommunity participation - selective collectionEcologia.A preocupação com a destinação final do resíduo urbano está aumentando cada vez mais, devido ao crescimento da populacional e econômico que faz com que pessoas consumam mais e indústrias gerem mais resíduos. É importante salientar que a responsabilidade com os resíduos gerados deve ser compartilhada entre a sociedade, não apenas os órgãos governamentais e as empresas privadas que são encarregados de encaminhar para o local adequado, nós como cidadãos também temos nosso papel como sociedade integrada, por isso no presente trabalho será abordado o assunto sobre coleta seletiva. Segundo o Governo do Estado de São Paulo (2009)A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. Assim, faz-se necessário a separação dos resíduos sólidos urbanos pois cada material tem características próprias, e quando há a mistura a reciclagem desses produtos se torna mais cara ou até mesmo inviável. Por esse motivo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que os municípios devem separar seus resíduos em três frações: os recicláveis secos (metais, papel, vidro etc.), resíduos orgânicos (restos de alimentos e resíduos de jardim) e rejeitos. Pela Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, educação ambiental é entendida como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Visto isso, a coleta seletiva será eficiente se estiver em conjunto com a prática da educação ambiental, pois é com ela que fará pessoas mais consciente e com maior responsabilidade sobre o ambiente em que vive.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-12-04T20:49:30Z2023-12-042023-12-04T20:49:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33369TOMÉ, Thais Catarine Henriques; SILVA, Anthony Ramos Pereira; LIMA, José Adieverton Duarte e; GOMES, Pedro Matheus Vitorino. Participação da comunidade universitária na coleta seletiva da Universidade Federal de Campina Grande. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33369porTOMÉ, Thais Catarine Henriques.SILVA, Anthony Ramos Pereira.LIMA, José Adieverton Duarte e.GOMES, Pedro Matheus Vitorino.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-12-04T20:50:12Zoai:localhost:riufcg/33369Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-04T20:50:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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