Avaliação do Projeto Coleta Seletiva em Empresas - PROPEX-UFCG.
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33302 |
Resumo: | A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - Lei 12.305/2010 reúne princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações que isoladamente ou em regime de cooperação com Estados, Distrito Federal, Municípios e ou particulares visam à gestão integrada e o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos. O Artigo 20 estabelece a elaboração de plano de gerenciamento de resíduos sólidos para os geradores de estabelecimentos comerciais, industriais, mineração, serviços de saúde e saneamento e da construção civil, cuja responsabilidade é dos geradores e devem constar conforme requisitos e conteúdos conforme o Artigo 21, parágrafos de I a IX. A geração de resíduos sólidos é diversificada e inesgotável, além da ocorrência frequente de destinações inadequadas, fato que provoca impactos de grandes magnitudes, acarretando: poluição no solo, na água e no ar, ataque de vetores, enchentes, contaminações difusas dentre outras. Neste sentido a coleta seletiva é considerada um elemento estratégico para a gestão integrada de resíduos sólidos, sobretudo na consolidação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nas esferas Federal, Estadual e Municipal. A coleta seletiva denominada de coleta seletiva porta a porta, seguido pelo projeto, consiste no recolhimento dos materiais separados em pontos geradores específicos. Modelos de coleta seletiva em empresas privadas em diferentes ramos de atividades foram desenvolvidos e testados como validados a partir das especificidades e do diagnóstico de geração de cada empresa cooptada. A maioria das empresas necessitam de sistemas de gerenciamento de resíduos e os modelos de intervenção em educação ambiental são bastante eficientes para mobilizar o setor empresarial. Ressaltamos a dimensão social da proposta cujos receptores de resíduos, os catadores, são beneficiados sobremaneira com a geração de renda e sustentabilidade operacional da cooperativa, além da construção coletiva e participação social no gerenciamento dos resíduos municipais. Com a destinação adequada dos resíduos das empresas, é possível reduzir custos com os volumes em aterros sanitários, capaz também de diminuir os índices de doenças virais, como as transmitidas pelos Aedes Aegypti, pois o lixo exposto a céu aberto é vulnerável a chuvas e consequentemente o acumulo de água, fator que propicia o desenvolvimento de vetores. Atualmente o projeto já possui parceria com empresas 26 e 3 empresas encontram-se em fase de análise do termo pelo setor jurídico. A lei visa melhorar a gestão dos resíduos sólidos com base na divisão das responsabilidades entre a sociedade, o poder público e a iniciativa privada. Neste sentido o trabalho se propõe a realizar a avaliação da importância do projeto Coleta Seletiva em Empresas privadas objetivando a análise da eficácia do mesmo e assim conseguir sensibilizar novos colaboradores para que haja uma cooperação na organização social dos catadores e dos mesmos, além de contribuir com a sustentabilidade operacional da cooperativa, ambiental e socioeconômica do município. |
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Avaliação do Projeto Coleta Seletiva em Empresas - PROPEX-UFCG.Evaluation of the Selective Collection Project in Companies - PROPEX-UFCG.Coleta seletiva em empresasProjeto de coleta seletiva em empresas - PROPEX UFCGAvaliação de projeto de coleta seletivaEmpresas da UFCG - projeto de coleta seletivaSelective collection in companiesSelective collection project in companies - PROPEX UFCGSelective collection project evaluationUFCG companies - selective collection projectEcologia.A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - Lei 12.305/2010 reúne princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações que isoladamente ou em regime de cooperação com Estados, Distrito Federal, Municípios e ou particulares visam à gestão integrada e o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos. O Artigo 20 estabelece a elaboração de plano de gerenciamento de resíduos sólidos para os geradores de estabelecimentos comerciais, industriais, mineração, serviços de saúde e saneamento e da construção civil, cuja responsabilidade é dos geradores e devem constar conforme requisitos e conteúdos conforme o Artigo 21, parágrafos de I a IX. A geração de resíduos sólidos é diversificada e inesgotável, além da ocorrência frequente de destinações inadequadas, fato que provoca impactos de grandes magnitudes, acarretando: poluição no solo, na água e no ar, ataque de vetores, enchentes, contaminações difusas dentre outras. Neste sentido a coleta seletiva é considerada um elemento estratégico para a gestão integrada de resíduos sólidos, sobretudo na consolidação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nas esferas Federal, Estadual e Municipal. A coleta seletiva denominada de coleta seletiva porta a porta, seguido pelo projeto, consiste no recolhimento dos materiais separados em pontos geradores específicos. Modelos de coleta seletiva em empresas privadas em diferentes ramos de atividades foram desenvolvidos e testados como validados a partir das especificidades e do diagnóstico de geração de cada empresa cooptada. A maioria das empresas necessitam de sistemas de gerenciamento de resíduos e os modelos de intervenção em educação ambiental são bastante eficientes para mobilizar o setor empresarial. Ressaltamos a dimensão social da proposta cujos receptores de resíduos, os catadores, são beneficiados sobremaneira com a geração de renda e sustentabilidade operacional da cooperativa, além da construção coletiva e participação social no gerenciamento dos resíduos municipais. Com a destinação adequada dos resíduos das empresas, é possível reduzir custos com os volumes em aterros sanitários, capaz também de diminuir os índices de doenças virais, como as transmitidas pelos Aedes Aegypti, pois o lixo exposto a céu aberto é vulnerável a chuvas e consequentemente o acumulo de água, fator que propicia o desenvolvimento de vetores. Atualmente o projeto já possui parceria com empresas 26 e 3 empresas encontram-se em fase de análise do termo pelo setor jurídico. A lei visa melhorar a gestão dos resíduos sólidos com base na divisão das responsabilidades entre a sociedade, o poder público e a iniciativa privada. Neste sentido o trabalho se propõe a realizar a avaliação da importância do projeto Coleta Seletiva em Empresas privadas objetivando a análise da eficácia do mesmo e assim conseguir sensibilizar novos colaboradores para que haja uma cooperação na organização social dos catadores e dos mesmos, além de contribuir com a sustentabilidade operacional da cooperativa, ambiental e socioeconômica do município.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-12-01T19:41:16Z2023-12-012023-12-01T19:41:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33302LEITE, Cibelly Maria Araújo; COSTA, Bruno Alves da; SANTOS, Gabriel de Melo; MORAIS NETO, João Miguel de; CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha. Avaliação do Projeto Coleta Seletiva em Empresas - PROPEX-UFCG. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposiym on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33302porLEITE, Cibelly Maria Araujo.COSTA, Bruno Alves da.SANTOS, Gabriel de Melo.MORAIS NETO, João Miguel de.CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-12-02T18:35:08Zoai:localhost:riufcg/33302Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-02T18:35:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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