O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9168 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo propor o uso de textos literários como ferramenta eficaz no ensino de língua inglesa, mostrando que eles podem ser trabalhados com as quatro habilidades linguísticas no ensino desse idioma (ouvir, falar, ler e escrever), o que pode auxiliar na aprendizagem do mesmo, evitando que as aulas sejam limitadas apenas a regras gramaticais e memorização de palavras e frases. Para a realização deste trabalho foi escolhido uma adaptação do romance The Picture of Dorian Gray (O Retrato de Dorian Gray) de Oscar Wilde (2005), da Editora MacMillan, por ser um paradidático de nível básico e por conter sugestões de atividades que pudessem ser trabalhadas no último ano do Ensino Fundamental. Como suporte teórico foram utilizados textos de Zenti (2001), Mota (2010), Silva (2011), Yamakawa (2013), Salazar (2015), entre outros. |
id |
UFCG_223b4e51a39001b7372078688b65670f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/9168 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa.The use of literary texts as a methodological tool in the classes of English language.Língua inglesa - ensinoHabilidades linguísticasTextos literáriosEnglish language - teachingLanguage skillsLiterary textsLetras - Língua Inglesa.A presente pesquisa tem por objetivo propor o uso de textos literários como ferramenta eficaz no ensino de língua inglesa, mostrando que eles podem ser trabalhados com as quatro habilidades linguísticas no ensino desse idioma (ouvir, falar, ler e escrever), o que pode auxiliar na aprendizagem do mesmo, evitando que as aulas sejam limitadas apenas a regras gramaticais e memorização de palavras e frases. Para a realização deste trabalho foi escolhido uma adaptação do romance The Picture of Dorian Gray (O Retrato de Dorian Gray) de Oscar Wilde (2005), da Editora MacMillan, por ser um paradidático de nível básico e por conter sugestões de atividades que pudessem ser trabalhadas no último ano do Ensino Fundamental. Como suporte teórico foram utilizados textos de Zenti (2001), Mota (2010), Silva (2011), Yamakawa (2013), Salazar (2015), entre outros.This research aims to propose the use of literary texts as an efficient tool in English language teaching showing that they may be applied to the four linguistic skills in the learning of such a language (listening, speaking, reading and writing), and that it may help students in their learning, avoiding that classes be limited to grammatical rules and memorization of words or sentences only. To fulfill this work it has been selected an adaptation of The Picture of Dorian Gray by Oscar Wilde (2005), MacMillan Publisher because it has an elementary level and it has activities which may be worked in the last year of primary school. Texts by Zenti (2001), Mota (2010), Silva (2011), Yamakawa (2013), Salazar (2015) and others were used as theoretical support.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Francisco Francimar de Sousa.ALVES, Francisco F. S.http://lattes.cnpq.br/5316518360205698BRAGA, Elinaldo Menezes.CASTRO, Luciana Parnaíba de.SILVA, Simone Batista da.2017-09-182019-11-13T17:29:54Z2019-11-132019-11-13T17:29:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9168SILVA, Simone Batista da. O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa. 2017. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-30T10:42:34Zoai:localhost:riufcg/9168Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-30T10:42:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa. The use of literary texts as a methodological tool in the classes of English language. |
title |
O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa. |
spellingShingle |
O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa. SILVA, Simone Batista da. Língua inglesa - ensino Habilidades linguísticas Textos literários English language - teaching Language skills Literary texts Letras - Língua Inglesa. |
title_short |
O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa. |
title_full |
O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa. |
title_fullStr |
O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa. |
title_full_unstemmed |
O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa. |
title_sort |
O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa. |
author |
SILVA, Simone Batista da. |
author_facet |
SILVA, Simone Batista da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, Francisco Francimar de Sousa. ALVES, Francisco F. S. http://lattes.cnpq.br/5316518360205698 BRAGA, Elinaldo Menezes. CASTRO, Luciana Parnaíba de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Simone Batista da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa - ensino Habilidades linguísticas Textos literários English language - teaching Language skills Literary texts Letras - Língua Inglesa. |
topic |
Língua inglesa - ensino Habilidades linguísticas Textos literários English language - teaching Language skills Literary texts Letras - Língua Inglesa. |
description |
A presente pesquisa tem por objetivo propor o uso de textos literários como ferramenta eficaz no ensino de língua inglesa, mostrando que eles podem ser trabalhados com as quatro habilidades linguísticas no ensino desse idioma (ouvir, falar, ler e escrever), o que pode auxiliar na aprendizagem do mesmo, evitando que as aulas sejam limitadas apenas a regras gramaticais e memorização de palavras e frases. Para a realização deste trabalho foi escolhido uma adaptação do romance The Picture of Dorian Gray (O Retrato de Dorian Gray) de Oscar Wilde (2005), da Editora MacMillan, por ser um paradidático de nível básico e por conter sugestões de atividades que pudessem ser trabalhadas no último ano do Ensino Fundamental. Como suporte teórico foram utilizados textos de Zenti (2001), Mota (2010), Silva (2011), Yamakawa (2013), Salazar (2015), entre outros. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-18 2019-11-13T17:29:54Z 2019-11-13 2019-11-13T17:29:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9168 SILVA, Simone Batista da. O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa. 2017. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9168 |
identifier_str_mv |
SILVA, Simone Batista da. O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa. 2017. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744413089333248 |