O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Simone Batista da.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9168
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo propor o uso de textos literários como ferramenta eficaz no ensino de língua inglesa, mostrando que eles podem ser trabalhados com as quatro habilidades linguísticas no ensino desse idioma (ouvir, falar, ler e escrever), o que pode auxiliar na aprendizagem do mesmo, evitando que as aulas sejam limitadas apenas a regras gramaticais e memorização de palavras e frases. Para a realização deste trabalho foi escolhido uma adaptação do romance The Picture of Dorian Gray (O Retrato de Dorian Gray) de Oscar Wilde (2005), da Editora MacMillan, por ser um paradidático de nível básico e por conter sugestões de atividades que pudessem ser trabalhadas no último ano do Ensino Fundamental. Como suporte teórico foram utilizados textos de Zenti (2001), Mota (2010), Silva (2011), Yamakawa (2013), Salazar (2015), entre outros.
id UFCG_223b4e51a39001b7372078688b65670f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9168
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa.The use of literary texts as a methodological tool in the classes of English language.Língua inglesa - ensinoHabilidades linguísticasTextos literáriosEnglish language - teachingLanguage skillsLiterary textsLetras - Língua Inglesa.A presente pesquisa tem por objetivo propor o uso de textos literários como ferramenta eficaz no ensino de língua inglesa, mostrando que eles podem ser trabalhados com as quatro habilidades linguísticas no ensino desse idioma (ouvir, falar, ler e escrever), o que pode auxiliar na aprendizagem do mesmo, evitando que as aulas sejam limitadas apenas a regras gramaticais e memorização de palavras e frases. Para a realização deste trabalho foi escolhido uma adaptação do romance The Picture of Dorian Gray (O Retrato de Dorian Gray) de Oscar Wilde (2005), da Editora MacMillan, por ser um paradidático de nível básico e por conter sugestões de atividades que pudessem ser trabalhadas no último ano do Ensino Fundamental. Como suporte teórico foram utilizados textos de Zenti (2001), Mota (2010), Silva (2011), Yamakawa (2013), Salazar (2015), entre outros.This research aims to propose the use of literary texts as an efficient tool in English language teaching showing that they may be applied to the four linguistic skills in the learning of such a language (listening, speaking, reading and writing), and that it may help students in their learning, avoiding that classes be limited to grammatical rules and memorization of words or sentences only. To fulfill this work it has been selected an adaptation of The Picture of Dorian Gray by Oscar Wilde (2005), MacMillan Publisher because it has an elementary level and it has activities which may be worked in the last year of primary school. Texts by Zenti (2001), Mota (2010), Silva (2011), Yamakawa (2013), Salazar (2015) and others were used as theoretical support.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Francisco Francimar de Sousa.ALVES, Francisco F. S.http://lattes.cnpq.br/5316518360205698BRAGA, Elinaldo Menezes.CASTRO, Luciana Parnaíba de.SILVA, Simone Batista da.2017-09-182019-11-13T17:29:54Z2019-11-132019-11-13T17:29:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9168SILVA, Simone Batista da. O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa. 2017. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-30T10:42:34Zoai:localhost:riufcg/9168Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-30T10:42:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa.
The use of literary texts as a methodological tool in the classes of English language.
title O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa.
spellingShingle O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa.
SILVA, Simone Batista da.
Língua inglesa - ensino
Habilidades linguísticas
Textos literários
English language - teaching
Language skills
Literary texts
Letras - Língua Inglesa.
title_short O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa.
title_full O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa.
title_fullStr O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa.
title_full_unstemmed O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa.
title_sort O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa.
author SILVA, Simone Batista da.
author_facet SILVA, Simone Batista da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
ALVES, Francisco F. S.
http://lattes.cnpq.br/5316518360205698
BRAGA, Elinaldo Menezes.
CASTRO, Luciana Parnaíba de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Simone Batista da.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - ensino
Habilidades linguísticas
Textos literários
English language - teaching
Language skills
Literary texts
Letras - Língua Inglesa.
topic Língua inglesa - ensino
Habilidades linguísticas
Textos literários
English language - teaching
Language skills
Literary texts
Letras - Língua Inglesa.
description A presente pesquisa tem por objetivo propor o uso de textos literários como ferramenta eficaz no ensino de língua inglesa, mostrando que eles podem ser trabalhados com as quatro habilidades linguísticas no ensino desse idioma (ouvir, falar, ler e escrever), o que pode auxiliar na aprendizagem do mesmo, evitando que as aulas sejam limitadas apenas a regras gramaticais e memorização de palavras e frases. Para a realização deste trabalho foi escolhido uma adaptação do romance The Picture of Dorian Gray (O Retrato de Dorian Gray) de Oscar Wilde (2005), da Editora MacMillan, por ser um paradidático de nível básico e por conter sugestões de atividades que pudessem ser trabalhadas no último ano do Ensino Fundamental. Como suporte teórico foram utilizados textos de Zenti (2001), Mota (2010), Silva (2011), Yamakawa (2013), Salazar (2015), entre outros.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-18
2019-11-13T17:29:54Z
2019-11-13
2019-11-13T17:29:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9168
SILVA, Simone Batista da. O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa. 2017. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9168
identifier_str_mv SILVA, Simone Batista da. O uso de textos literários como ferramenta metodológica nas aulas de língua inglesa. 2017. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744413089333248