O Jovem trabalhador em confecções e o ensino superior: desafio para as políticas públicas no aglomerado do Agreste / PE e Cariri / PB.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22638 |
Resumo: | O ensino superior, historicamente, tem atendido às elites e embora, nos últimos anos, este acesso tenha sido ampliado para as classes populares no Brasil, necessita-se de mais investimentos, pois grande parcela desta população ainda encontra-se fora das universidades. Nesta perspectiva, o trabalho aqui apresentado, tem como objetivo geral verificar se os jovens que trabalham com confecções no aglomerado produtivo de confecções do Agreste pernambucano e Cariri paraibano estão tendo acesso ao Ensino Superior. A pesquisa se justifica pela carência de estudos que enfoquem as políticas públicas para o segmento juvenil no aglomerado. Por isso, pode contribuir com novos projetos que fomentem um desenvolvimento menos desigual e mais includente para estes segmentos. O caminho metodológico escolhido foi a pesquisa qualitativa e quantitativa, mas não iremos nos ater apenas aos dados coletados, porém à interpretação contínua da realidade. Utilizamos também a técnica da triangulação, a qual segundo Triviños enfoca os sujeitos, o meio e o macrossistema em que estão inseridos. Identificamos que existe um percentual de jovens adentrando em universidades tanto públicas quanto privadas, porém boa parte destes estudantes não procuram os cursos voltados para a atividade produtiva, oferecidos pelas universidades públicas em Caruaru, buscando outras áreas que lhes possibilitem novas alternativas de emprego, e muitas vezes deslocam-se para instituições da Paraíba, por oferecerem uma diversidade maior de áreas. Ademais, os cursos do Agreste pernambucano, vinculados à atividade produtiva, ocorrem no período diurno e a maioria dos jovens entrevistados não possuem informações sobre os mesmos. Também verificamos que muitos jovens alegam não ser necessário o curso superior para trabalharem com confecções e que preferem os cursos técnicos, através do SENAI, prefeituras ou setor privado. Neste contexto, o PRONATEC do IFPE-Caruaru, o qual poderia atender esta demanda, não possui cursos voltados para esta potencialidade econômica local. Sendo assim, as políticas públicas para as juventudes parecem não ser pensadas e gestadas a partir da efetiva participação destes sujeitos. Mas é somente assim que poderá contribuir com um processo menos excludente e com mais equidade. |
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Nesta perspectiva, o trabalho aqui apresentado, tem como objetivo geral verificar se os jovens que trabalham com confecções no aglomerado produtivo de confecções do Agreste pernambucano e Cariri paraibano estão tendo acesso ao Ensino Superior. A pesquisa se justifica pela carência de estudos que enfoquem as políticas públicas para o segmento juvenil no aglomerado. Por isso, pode contribuir com novos projetos que fomentem um desenvolvimento menos desigual e mais includente para estes segmentos. O caminho metodológico escolhido foi a pesquisa qualitativa e quantitativa, mas não iremos nos ater apenas aos dados coletados, porém à interpretação contínua da realidade. Utilizamos também a técnica da triangulação, a qual segundo Triviños enfoca os sujeitos, o meio e o macrossistema em que estão inseridos. Identificamos que existe um percentual de jovens adentrando em universidades tanto públicas quanto privadas, porém boa parte destes estudantes não procuram os cursos voltados para a atividade produtiva, oferecidos pelas universidades públicas em Caruaru, buscando outras áreas que lhes possibilitem novas alternativas de emprego, e muitas vezes deslocam-se para instituições da Paraíba, por oferecerem uma diversidade maior de áreas. Ademais, os cursos do Agreste pernambucano, vinculados à atividade produtiva, ocorrem no período diurno e a maioria dos jovens entrevistados não possuem informações sobre os mesmos. Também verificamos que muitos jovens alegam não ser necessário o curso superior para trabalharem com confecções e que preferem os cursos técnicos, através do SENAI, prefeituras ou setor privado. Neste contexto, o PRONATEC do IFPE-Caruaru, o qual poderia atender esta demanda, não possui cursos voltados para esta potencialidade econômica local. Sendo assim, as políticas públicas para as juventudes parecem não ser pensadas e gestadas a partir da efetiva participação destes sujeitos. Mas é somente assim que poderá contribuir com um processo menos excludente e com mais equidade.Historically, higher education has been serving elite of society. Notwithstanding in the last few years it has been opened to lower layers of population, it still needs more funds, because most of people does not go to college yet. In this perspective, this work goals to assess if the young people who works for textile industry at Pernambuco s agreste and Paraíba s backwoods (Cariri) are joining higher education. The research is needed due to the lack of studies that focus public policy to the youth at those areas. Thus, it is academically and socially relevant, because it can base new projects that promote a fairer and more inclusive development to these segments. Qualitative research was chosen as methodology. Because we will not be only attached to data, but to continuous interpretation of reality. Triangulation technique was also used, that according to Triviños, it focus subjects, the environment and the system in which youth is inserted. We spotted a percentage of youth people joining public and private universities, however, they look for different areas of knowledge from those they already work at and there are public education offered at Caruaru it is due to the possibility of new job opportunities, often moving from their hometown to Paraíba, where there are more diversified offer of courses. Plus, most of the courses linked with textile industry that are taken at Pernambuco agreste, happens at day shift, and most of the young interviewed does not have information about them. We also verified that many young judge do not be necessary higher education to work at textile industry, and they rather chose technical education, frequently often by SENAI, city halls, and private sectors. In this context, PRONATEC of IFPE-Caruaru, which could supply this demand, does not offer any course facing this economic potential. Therefore, public policy to the youth must be projected from the effective participation of these subjects, because only this way it can contribute for less excluding process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGLIRA, Sonia Maria de.LIRA, S. M.http://lattes.cnpq.br/1745920526512067AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.PEREIRA, Noemia da Silva.2016-09-302021-12-20T13:26:43Z2021-12-202021-12-20T13:26:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22638PEREIRA, Noemia da Silva. O Jovem trabalhador em confecções e o ensino superior: desafio para as políticas públicas no aglomerado do Agreste / PE e Cariri / PB. 2016. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22638porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-20T13:27:09Zoai:localhost:riufcg/22638Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-20T13:27:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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O ensino superior, historicamente, tem atendido às elites e embora, nos últimos anos, este acesso tenha sido ampliado para as classes populares no Brasil, necessita-se de mais investimentos, pois grande parcela desta população ainda encontra-se fora das universidades. Nesta perspectiva, o trabalho aqui apresentado, tem como objetivo geral verificar se os jovens que trabalham com confecções no aglomerado produtivo de confecções do Agreste pernambucano e Cariri paraibano estão tendo acesso ao Ensino Superior. A pesquisa se justifica pela carência de estudos que enfoquem as políticas públicas para o segmento juvenil no aglomerado. Por isso, pode contribuir com novos projetos que fomentem um desenvolvimento menos desigual e mais includente para estes segmentos. O caminho metodológico escolhido foi a pesquisa qualitativa e quantitativa, mas não iremos nos ater apenas aos dados coletados, porém à interpretação contínua da realidade. Utilizamos também a técnica da triangulação, a qual segundo Triviños enfoca os sujeitos, o meio e o macrossistema em que estão inseridos. Identificamos que existe um percentual de jovens adentrando em universidades tanto públicas quanto privadas, porém boa parte destes estudantes não procuram os cursos voltados para a atividade produtiva, oferecidos pelas universidades públicas em Caruaru, buscando outras áreas que lhes possibilitem novas alternativas de emprego, e muitas vezes deslocam-se para instituições da Paraíba, por oferecerem uma diversidade maior de áreas. Ademais, os cursos do Agreste pernambucano, vinculados à atividade produtiva, ocorrem no período diurno e a maioria dos jovens entrevistados não possuem informações sobre os mesmos. Também verificamos que muitos jovens alegam não ser necessário o curso superior para trabalharem com confecções e que preferem os cursos técnicos, através do SENAI, prefeituras ou setor privado. Neste contexto, o PRONATEC do IFPE-Caruaru, o qual poderia atender esta demanda, não possui cursos voltados para esta potencialidade econômica local. Sendo assim, as políticas públicas para as juventudes parecem não ser pensadas e gestadas a partir da efetiva participação destes sujeitos. Mas é somente assim que poderá contribuir com um processo menos excludente e com mais equidade. |
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