Maternidade e culpabilidade: mulher-mãe e trabalhadora, eis a questão!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Ligia Pereira dos.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34161
Resumo: Maternidade e culpabilidade: mulher-mãe e trabalhadora, eis a questão! As desigualdades históricas observadas no cotidiano da sociedade, no que se refere às relações de gênero, não se definiram apenas a partir do econômico. A partir das relações culturais e sociais, surgiram as atribuições sociais sobre as funções da mulher e do homem dentro dos variados espaços de convivência, tais como: família, igreja, escola, creche-escola, clubes de prática desportiva, movimentos sociais, enfim, na vida em sociedade. Nos últimos cinquenta anos, um dos fatos mais marcantes ocorridos na sociedade brasileira foi a inserção crescente das mulheres nos espaços públicos e trabalhísticos. Este contínuo crescimento da participação feminina e as construções de culpabilização materna têm afetado o ato de conciliar o exercício das responsabilidades do espaço do trabalho com o desenvolvimento educacional de filhos e filhas na infância, tendo em vista, as cobranças impostas apenas às "mães polvo”. As mulheres, além de sobrecarregadas com as múltiplas atividades, ainda têm que suportar críticas estereotipadas do parceiro, da sogra, da madrinha, da madrasta, da própria mãe, sem esquecer, é claro, da professora do filho ou filha. Diariamente, na sala de professoras/es, podemos constatar docentes a culpabilizarem apenas as mães pelas lacunas no processo de educação dos filhos e filhas, no entanto tais observações são infundadas, posto que não derivam de estudos teóricos, nem tampouco de pesquisas. Sabemos que a maioria das mulheres da população do país, exerce diversas atividades dentro ou fora do seu espaço privado. Observamos no espaço escolar atitudes docentes que referendam a dominação masculina, bem como a negação de paternidade responsável, gerando a culpabilidade materna nas mulheres mães-trabalhadoras podendo influenciar diretamente na educação dos filhos e filhas. A presente pesquisa que vem sendo realizada na creche-escola viabiliza adentrar na questão de gênero acerca da culpabilidade materna e a responsabilidade que as professoras impõem às mães, excluindo a responsabilidade paterna. Os dados são colhidos através da técnica de Grupo Focal com a temática culpabilidade na maternidade e paternidade, no turno conveniente ao grupo de mulheres- mãestrabalhadoras, bem como, com as professoras/es, às oficinas de docência equânime. Importa refletir sobre as transformações no campo trabalhístico da mulher brasileira buscando as articulações com as questões de gênero na história da educação, sobretudo quanto ao posicionamento das docentes que atuam na educação de seres humanos infantes.
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A partir das relações culturais e sociais, surgiram as atribuições sociais sobre as funções da mulher e do homem dentro dos variados espaços de convivência, tais como: família, igreja, escola, creche-escola, clubes de prática desportiva, movimentos sociais, enfim, na vida em sociedade. Nos últimos cinquenta anos, um dos fatos mais marcantes ocorridos na sociedade brasileira foi a inserção crescente das mulheres nos espaços públicos e trabalhísticos. Este contínuo crescimento da participação feminina e as construções de culpabilização materna têm afetado o ato de conciliar o exercício das responsabilidades do espaço do trabalho com o desenvolvimento educacional de filhos e filhas na infância, tendo em vista, as cobranças impostas apenas às "mães polvo”. As mulheres, além de sobrecarregadas com as múltiplas atividades, ainda têm que suportar críticas estereotipadas do parceiro, da sogra, da madrinha, da madrasta, da própria mãe, sem esquecer, é claro, da professora do filho ou filha. 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Importa refletir sobre as transformações no campo trabalhístico da mulher brasileira buscando as articulações com as questões de gênero na história da educação, sobretudo quanto ao posicionamento das docentes que atuam na educação de seres humanos infantes.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilHistória.Educação.Relações de gêneroMaternidade e culpabilidadeTrabalho femininoEducação de filhos - relação de gêneroResponsabilidade materna - educação de filhosResponsabilidade paterna - educação de filhosPapéis sociais - pais e mães na educaçãoGender relationsMaternity and culpabilityWomen's workRaising children - gender relationshipMaternal responsibility - raising childrenPaternal responsibility - raising childrenSocial roles - fathers and mothers in education2Maternidade e culpabilidade: mulher-mãe e trabalhadora, eis a questão!Maternity and culpability: woman-mother and worker, that is the question!20102024-01-29T18:07:45Z2024-01-292024-01-29T18:07:45Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34161SANTOS, Ligia Pereira dos. Maternidade e culpabilidade: mulher-mãe e trabalhadora, eis a questão! In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1195-1203. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34161info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporSANTOS, Ligia Pereira dos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34161/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALMATERNIDADE E CULPABILIDADE - MULHER-MÃE E TRABALHADORA, EIS A QUESTÃO! - EVENTO II COLOQUIO INT. 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