Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MANGUEIRA, Jackeline Ferreira Simões.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31766
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver habilidades e competências de leitura e de compreensão de textos, através da oralidade, a partir dos gêneros causo e cordel. Acreditamos que o diálogo entre os conteúdos escolares e as vivências cotidianas dos alunos oportunizarão resultados exitosos no processo de leitura e compreensão de textos, por tratar da realidade vivida pelos discentes. Nesse viés, esse estudo, fundamenta-se, principalmente, na visão dos letramentos, ao considerar as práticas sociais do aluno e os aportes teóricos de Marcuschi e Dionísio (2007), Carvalho e Ferrerazi (2018), Soares (2022), Kleiman (1995), Geraldi (1996), Solé (2014), Cosson (2021), Cascudo (2006) e Marinho e Pinheiro (2012). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa por considerar a relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito. É também explicativa, sendo que buscamos explicar a relevância da presença da oralidade e das práticas sociais no contexto educacional para o desenvolvimento da leitura e da compreensão de textos, e de natureza aplicada, pois, como resultado da nossa pesquisa, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, através de um caderno de atividades. O caderno apresentado é composto por cinco oficinas de leitura e compreensão de textos, elaboradas com base na sequência básica de Cosson (2021), com os gêneros orais causo e cordel, que servirá de suporte em sala de aula para professores do 6º ano do Ensino Fundamental. Com este, almejamos ampliar as possibilidades do trabalho de leitura e compreensão de textos e contribuir para o processo de desenvolvimento do ensino-aprendizagem.
id UFCG_22f656c08794db85864c82428b5a0e91
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31766
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos.Causes and strings: pedagogical resources beyond textbooks, such as reading and text comprehension strategies.Gênero textualLetramentoCultura popularLeitura e CompreensãoOralidadeLinguística textualCultura popularLiteratura de cordelCordelLetras.Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver habilidades e competências de leitura e de compreensão de textos, através da oralidade, a partir dos gêneros causo e cordel. Acreditamos que o diálogo entre os conteúdos escolares e as vivências cotidianas dos alunos oportunizarão resultados exitosos no processo de leitura e compreensão de textos, por tratar da realidade vivida pelos discentes. Nesse viés, esse estudo, fundamenta-se, principalmente, na visão dos letramentos, ao considerar as práticas sociais do aluno e os aportes teóricos de Marcuschi e Dionísio (2007), Carvalho e Ferrerazi (2018), Soares (2022), Kleiman (1995), Geraldi (1996), Solé (2014), Cosson (2021), Cascudo (2006) e Marinho e Pinheiro (2012). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa por considerar a relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito. É também explicativa, sendo que buscamos explicar a relevância da presença da oralidade e das práticas sociais no contexto educacional para o desenvolvimento da leitura e da compreensão de textos, e de natureza aplicada, pois, como resultado da nossa pesquisa, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, através de um caderno de atividades. O caderno apresentado é composto por cinco oficinas de leitura e compreensão de textos, elaboradas com base na sequência básica de Cosson (2021), com os gêneros orais causo e cordel, que servirá de suporte em sala de aula para professores do 6º ano do Ensino Fundamental. Com este, almejamos ampliar as possibilidades do trabalho de leitura e compreensão de textos e contribuir para o processo de desenvolvimento do ensino-aprendizagem.This research aims to develop reading and comprehension skills through orality, focusing on the genres "causo" and "cordel." We believe that the dialogue between school contents and students' everyday experiences will lead to successful outcomes in the process of reading and understanding texts, as it addresses the reality lived by the learners. This study is mainly grounded in the perspective of literacy, considering the students' social practices and the theoretical contributions of Marcuschi and Dionísio (2007), Carvalho and Ferrerazi (2018), Soares (2022), Kleiman (1995), Geraldi (1996), Solé (2014), Cosson (2021), Cascudo (2006), and Marinho and Pinheiro (2012). It is bibliographic research with a qualitative approach, as it considers the dynamic relationship between the real world and the individual. It is also explanatory, seeking to explain the relevance of orality and social practices in the educational context for the development of reading and comprehension of texts. Furthermore, it is of applied nature, as we present a proposal for pedagogical intervention through an activity booklet as a result of our research. The booklet consists of five workshops for reading and comprehension of texts, based on Cosson's basic sequence (2021), using the oral genres "causo" and "cordel." It is intended to support 6th-grade teachers in the Elementary School classroom. With this initiative, we aim to broaden the possibilities for reading and understanding texts and contribute to the teaching and learning process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284PINHEIRO , Maria do Socorro.BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.MANGUEIRA, Jackeline Ferreira Simões.2023-08-302023-10-04T15:08:33Z2023-10-042023-10-04T15:08:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31766MANGUEIRA, Jackeline Ferreira Simões. Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos. 2023. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-10-04T15:13:46Zoai:localhost:riufcg/31766Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-10-04T15:13:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos.
Causes and strings: pedagogical resources beyond textbooks, such as reading and text comprehension strategies.
title Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos.
spellingShingle Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos.
MANGUEIRA, Jackeline Ferreira Simões.
Gênero textual
Letramento
Cultura popular
Leitura e Compreensão
Oralidade
Linguística textual
Cultura popular
Literatura de cordel
Cordel
Letras.
title_short Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos.
title_full Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos.
title_fullStr Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos.
title_full_unstemmed Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos.
title_sort Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos.
author MANGUEIRA, Jackeline Ferreira Simões.
author_facet MANGUEIRA, Jackeline Ferreira Simões.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Hérica Paiva.
PEREIRA, Hérica Paiva.
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284
PINHEIRO , Maria do Socorro.
BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.contributor.author.fl_str_mv MANGUEIRA, Jackeline Ferreira Simões.
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero textual
Letramento
Cultura popular
Leitura e Compreensão
Oralidade
Linguística textual
Cultura popular
Literatura de cordel
Cordel
Letras.
topic Gênero textual
Letramento
Cultura popular
Leitura e Compreensão
Oralidade
Linguística textual
Cultura popular
Literatura de cordel
Cordel
Letras.
description Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver habilidades e competências de leitura e de compreensão de textos, através da oralidade, a partir dos gêneros causo e cordel. Acreditamos que o diálogo entre os conteúdos escolares e as vivências cotidianas dos alunos oportunizarão resultados exitosos no processo de leitura e compreensão de textos, por tratar da realidade vivida pelos discentes. Nesse viés, esse estudo, fundamenta-se, principalmente, na visão dos letramentos, ao considerar as práticas sociais do aluno e os aportes teóricos de Marcuschi e Dionísio (2007), Carvalho e Ferrerazi (2018), Soares (2022), Kleiman (1995), Geraldi (1996), Solé (2014), Cosson (2021), Cascudo (2006) e Marinho e Pinheiro (2012). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa por considerar a relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito. É também explicativa, sendo que buscamos explicar a relevância da presença da oralidade e das práticas sociais no contexto educacional para o desenvolvimento da leitura e da compreensão de textos, e de natureza aplicada, pois, como resultado da nossa pesquisa, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, através de um caderno de atividades. O caderno apresentado é composto por cinco oficinas de leitura e compreensão de textos, elaboradas com base na sequência básica de Cosson (2021), com os gêneros orais causo e cordel, que servirá de suporte em sala de aula para professores do 6º ano do Ensino Fundamental. Com este, almejamos ampliar as possibilidades do trabalho de leitura e compreensão de textos e contribuir para o processo de desenvolvimento do ensino-aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-30
2023-10-04T15:08:33Z
2023-10-04
2023-10-04T15:08:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31766
MANGUEIRA, Jackeline Ferreira Simões. Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos. 2023. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31766
identifier_str_mv MANGUEIRA, Jackeline Ferreira Simões. Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos. 2023. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744592590864384