Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31766 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver habilidades e competências de leitura e de compreensão de textos, através da oralidade, a partir dos gêneros causo e cordel. Acreditamos que o diálogo entre os conteúdos escolares e as vivências cotidianas dos alunos oportunizarão resultados exitosos no processo de leitura e compreensão de textos, por tratar da realidade vivida pelos discentes. Nesse viés, esse estudo, fundamenta-se, principalmente, na visão dos letramentos, ao considerar as práticas sociais do aluno e os aportes teóricos de Marcuschi e Dionísio (2007), Carvalho e Ferrerazi (2018), Soares (2022), Kleiman (1995), Geraldi (1996), Solé (2014), Cosson (2021), Cascudo (2006) e Marinho e Pinheiro (2012). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa por considerar a relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito. É também explicativa, sendo que buscamos explicar a relevância da presença da oralidade e das práticas sociais no contexto educacional para o desenvolvimento da leitura e da compreensão de textos, e de natureza aplicada, pois, como resultado da nossa pesquisa, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, através de um caderno de atividades. O caderno apresentado é composto por cinco oficinas de leitura e compreensão de textos, elaboradas com base na sequência básica de Cosson (2021), com os gêneros orais causo e cordel, que servirá de suporte em sala de aula para professores do 6º ano do Ensino Fundamental. Com este, almejamos ampliar as possibilidades do trabalho de leitura e compreensão de textos e contribuir para o processo de desenvolvimento do ensino-aprendizagem. |
id |
UFCG_22f656c08794db85864c82428b5a0e91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31766 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos.Causes and strings: pedagogical resources beyond textbooks, such as reading and text comprehension strategies.Gênero textualLetramentoCultura popularLeitura e CompreensãoOralidadeLinguística textualCultura popularLiteratura de cordelCordelLetras.Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver habilidades e competências de leitura e de compreensão de textos, através da oralidade, a partir dos gêneros causo e cordel. Acreditamos que o diálogo entre os conteúdos escolares e as vivências cotidianas dos alunos oportunizarão resultados exitosos no processo de leitura e compreensão de textos, por tratar da realidade vivida pelos discentes. Nesse viés, esse estudo, fundamenta-se, principalmente, na visão dos letramentos, ao considerar as práticas sociais do aluno e os aportes teóricos de Marcuschi e Dionísio (2007), Carvalho e Ferrerazi (2018), Soares (2022), Kleiman (1995), Geraldi (1996), Solé (2014), Cosson (2021), Cascudo (2006) e Marinho e Pinheiro (2012). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa por considerar a relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito. É também explicativa, sendo que buscamos explicar a relevância da presença da oralidade e das práticas sociais no contexto educacional para o desenvolvimento da leitura e da compreensão de textos, e de natureza aplicada, pois, como resultado da nossa pesquisa, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, através de um caderno de atividades. O caderno apresentado é composto por cinco oficinas de leitura e compreensão de textos, elaboradas com base na sequência básica de Cosson (2021), com os gêneros orais causo e cordel, que servirá de suporte em sala de aula para professores do 6º ano do Ensino Fundamental. Com este, almejamos ampliar as possibilidades do trabalho de leitura e compreensão de textos e contribuir para o processo de desenvolvimento do ensino-aprendizagem.This research aims to develop reading and comprehension skills through orality, focusing on the genres "causo" and "cordel." We believe that the dialogue between school contents and students' everyday experiences will lead to successful outcomes in the process of reading and understanding texts, as it addresses the reality lived by the learners. This study is mainly grounded in the perspective of literacy, considering the students' social practices and the theoretical contributions of Marcuschi and Dionísio (2007), Carvalho and Ferrerazi (2018), Soares (2022), Kleiman (1995), Geraldi (1996), Solé (2014), Cosson (2021), Cascudo (2006), and Marinho and Pinheiro (2012). It is bibliographic research with a qualitative approach, as it considers the dynamic relationship between the real world and the individual. It is also explanatory, seeking to explain the relevance of orality and social practices in the educational context for the development of reading and comprehension of texts. Furthermore, it is of applied nature, as we present a proposal for pedagogical intervention through an activity booklet as a result of our research. The booklet consists of five workshops for reading and comprehension of texts, based on Cosson's basic sequence (2021), using the oral genres "causo" and "cordel." It is intended to support 6th-grade teachers in the Elementary School classroom. With this initiative, we aim to broaden the possibilities for reading and understanding texts and contribute to the teaching and learning process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284PINHEIRO , Maria do Socorro.BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.MANGUEIRA, Jackeline Ferreira Simões.2023-08-302023-10-04T15:08:33Z2023-10-042023-10-04T15:08:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31766MANGUEIRA, Jackeline Ferreira Simões. Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos. 2023. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-10-04T15:13:46Zoai:localhost:riufcg/31766Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-10-04T15:13:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos. Causes and strings: pedagogical resources beyond textbooks, such as reading and text comprehension strategies. |
title |
Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos. |
spellingShingle |
Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos. MANGUEIRA, Jackeline Ferreira Simões. Gênero textual Letramento Cultura popular Leitura e Compreensão Oralidade Linguística textual Cultura popular Literatura de cordel Cordel Letras. |
title_short |
Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos. |
title_full |
Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos. |
title_fullStr |
Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos. |
title_full_unstemmed |
Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos. |
title_sort |
Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos. |
author |
MANGUEIRA, Jackeline Ferreira Simões. |
author_facet |
MANGUEIRA, Jackeline Ferreira Simões. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Hérica Paiva. PEREIRA, Hérica Paiva. http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 PINHEIRO , Maria do Socorro. BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MANGUEIRA, Jackeline Ferreira Simões. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero textual Letramento Cultura popular Leitura e Compreensão Oralidade Linguística textual Cultura popular Literatura de cordel Cordel Letras. |
topic |
Gênero textual Letramento Cultura popular Leitura e Compreensão Oralidade Linguística textual Cultura popular Literatura de cordel Cordel Letras. |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver habilidades e competências de leitura e de compreensão de textos, através da oralidade, a partir dos gêneros causo e cordel. Acreditamos que o diálogo entre os conteúdos escolares e as vivências cotidianas dos alunos oportunizarão resultados exitosos no processo de leitura e compreensão de textos, por tratar da realidade vivida pelos discentes. Nesse viés, esse estudo, fundamenta-se, principalmente, na visão dos letramentos, ao considerar as práticas sociais do aluno e os aportes teóricos de Marcuschi e Dionísio (2007), Carvalho e Ferrerazi (2018), Soares (2022), Kleiman (1995), Geraldi (1996), Solé (2014), Cosson (2021), Cascudo (2006) e Marinho e Pinheiro (2012). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa por considerar a relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito. É também explicativa, sendo que buscamos explicar a relevância da presença da oralidade e das práticas sociais no contexto educacional para o desenvolvimento da leitura e da compreensão de textos, e de natureza aplicada, pois, como resultado da nossa pesquisa, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, através de um caderno de atividades. O caderno apresentado é composto por cinco oficinas de leitura e compreensão de textos, elaboradas com base na sequência básica de Cosson (2021), com os gêneros orais causo e cordel, que servirá de suporte em sala de aula para professores do 6º ano do Ensino Fundamental. Com este, almejamos ampliar as possibilidades do trabalho de leitura e compreensão de textos e contribuir para o processo de desenvolvimento do ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-30 2023-10-04T15:08:33Z 2023-10-04 2023-10-04T15:08:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31766 MANGUEIRA, Jackeline Ferreira Simões. Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos. 2023. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31766 |
identifier_str_mv |
MANGUEIRA, Jackeline Ferreira Simões. Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos. 2023. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744592590864384 |