A influência do negro na jurema campinense: o caso Malunguinho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Amanda Peixoto de.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34474
Resumo: A presente comunicação visa discutir a presença marcante da Memória cultural e histórica do povo negro nos terreiros de jurema cruzada com umbanda em Campina Grande. Embora, muitos estudos salientem a origem indígena nos rituais de jurema, destacamos a história do negro e propomos outras possibilidades, além do uso de fontes tradicionais, para estudar o processo de transmissão do conhecimento histórico, a exemplo dos pontos da jurema que rememoram sobre Malunguinho, ―rei das matas‖ do quilombo de Catucá. Desse modo, procura-se estabelecer um diálogo com a História social thompsoniana em que problematiza sobre a difícil conceituação do termo cultura que, muitas vezes, nos é apresentado como inovações de uma unidade e sem evidenciar as contradições sociais e culturais e as oposições internas dentro do conjunto, como também os conceitos de experiência e resistência que identificam determinados grupos sociais. A oralitura também dever ser revista pelos historiadores, porque muitos estudiosos desconhecem esse campo de estudo, contudo é profundamente enriquecedor conhecer e utilizar sua metodologia como meio de trazer a tona memórias coletivas e sociais, que primeiro ocorre por meio da linguagem, gestos, representações simbólicas, inscrito na grafia do corpo em movimento e na vocalidade. Além de se utilizar da proposta sociológica de Halbwachs para se pensar a memória coletiva nos atuais terreiros referidos campinenses. Nesse sentido, utilizamos para nosso estudo fontes bibliográficas, a transcrição de alguns cânticos ou pontos da jurema e a observação dos rituais (danças, objetos, instrumentos, pontos, etc.) que podem ser utilizados como fontes riquíssimas para o conhecimento histórico e carregam memórias através dos relatos orais (os cânticos) e não o escrito. Relatamos por fim, um pouco da história do quilombo Malunguinho rememorados nos terreiros.
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