Feedback em ambientes educacionais no domínio de programação.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6791 |
Resumo: | O uso de ambientes de aprendizagem online - cujo objetivo é auxiliar no processo de ensino-aprendizagem – tem apresentado um rápido crescimento nos últimos anos. Um dos principais componentes que constituem esses ambientes é o feedback. Considerado um dos fatores mais significativos no processo de aprendizagem, o feedback é essencial para que o aluno obtenha um retorno sobre o seu desempenho e aprendizagem. Fornecer feedback aos estudantes em ambientes de aprendizagem online é um desafio, visto que diversos fatores e configurações devem ser levados em consideração ao se especificar um feedback, como questões de conteúdo, forma de apresentação e nível de personalização. Dentro desse contexto, nesta pesquisa são discutidos os desafios da criação de feedback voltados para ambientes educacionais no domínio de programação, em que os estudantes precisam praticar programação por meio da submissão de algoritmos que solucionem problemas. A maioria desses sistemas provê um feedback de baixa qualidade, informando ao estudante apenas se sua solução está correta ou não. Muitos estudantes não conseguem, a partir desse simples feedback, progredir em seu aprendizado. Nessa perspectiva, esta pesquisa propõe um mecanismo de feedback para ser utilizado em ambientes educacionais de programação, que auxilia o estudante no processo de elaboração da sua solução, fornecendo dicas sobre os próximos passos e correção de erros. Para que o mecanismo fosse criado, foi elaborado um modelo conceitual para especificação do feedback que seria utilizado. A validação da pesquisa foi levada a efeito por meio da aplicação de um quase-experimento com um grupo de estudantes de uma disciplina introdutória de programação. Os resultados mostraram que a prática de exercícios de programação com o auxílio de mecanismo de feedback criado teve um impacto positivo na aprendizagem dos estudantes. |
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Feedback em ambientes educacionais no domínio de programação.Feedback in educational environments in the programming domain.FeedbackProgramaçãoAmbientes EducacionaisAprendizagem de programaçãoProgrammingEducational EnvironmentsProgramming LearningCiência da ComputaçãoO uso de ambientes de aprendizagem online - cujo objetivo é auxiliar no processo de ensino-aprendizagem – tem apresentado um rápido crescimento nos últimos anos. Um dos principais componentes que constituem esses ambientes é o feedback. Considerado um dos fatores mais significativos no processo de aprendizagem, o feedback é essencial para que o aluno obtenha um retorno sobre o seu desempenho e aprendizagem. Fornecer feedback aos estudantes em ambientes de aprendizagem online é um desafio, visto que diversos fatores e configurações devem ser levados em consideração ao se especificar um feedback, como questões de conteúdo, forma de apresentação e nível de personalização. Dentro desse contexto, nesta pesquisa são discutidos os desafios da criação de feedback voltados para ambientes educacionais no domínio de programação, em que os estudantes precisam praticar programação por meio da submissão de algoritmos que solucionem problemas. A maioria desses sistemas provê um feedback de baixa qualidade, informando ao estudante apenas se sua solução está correta ou não. Muitos estudantes não conseguem, a partir desse simples feedback, progredir em seu aprendizado. Nessa perspectiva, esta pesquisa propõe um mecanismo de feedback para ser utilizado em ambientes educacionais de programação, que auxilia o estudante no processo de elaboração da sua solução, fornecendo dicas sobre os próximos passos e correção de erros. Para que o mecanismo fosse criado, foi elaborado um modelo conceitual para especificação do feedback que seria utilizado. A validação da pesquisa foi levada a efeito por meio da aplicação de um quase-experimento com um grupo de estudantes de uma disciplina introdutória de programação. Os resultados mostraram que a prática de exercícios de programação com o auxílio de mecanismo de feedback criado teve um impacto positivo na aprendizagem dos estudantes.The use of online learning environments - whose goal is to aid in the teaching-learning process - has shown rapid growth in recent years. One of the critical components of these environments is feedback. The feedback is considered one of the most significant factors in the learning process, and it is essential for the student to obtain a return on his/her performance and learning. Providing feedback to students in online learning environments is challenging since there is some factors and settings should be taken into account for specifying feedback, such as the content of questions, presentation form, and the level of customization. In this context, this work discusses the challenges of creating feedback for educational environments in the programming domain, where students need to practice programming through the submission of algorithms that solve problems. Most of the learning systems provide poor quality feedback, only informing the student if his/her solution is correct or not. Many students can not, from this simple feedback, progress in their learning. In this perspective, this work proposes a feedback mechanism, to be used in educational programming environments, which assists the student in the process of elaborating his solution, providing tips on the next steps and correction of errors. For the mechanism to be created, a conceptual model was developed to specify the feedback that would be used. The validation of the work was carried out through the application of a quasi-experiment with a group of students of an introductory programming course. The results showed that the practice of programming exercises with the help of the feedback mechanism created had a positive impact on student learning. iiUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de.ARAÚJO, J.M.F.R.http://lattes.cnpq.br/7179691582151907COSTA, Evandro de Barros.COSTA, E. B.http://lattes.cnpq.br/5760364940162939SILVA , Leandro Dias da.TEDESCO, Patricia Cabral de Azevedo Restelli.SOUSA, Priscylla Maria da Silva.2018-09-082019-09-06T12:13:55Z2019-09-062019-09-06T12:13:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6791SOUSA, P. M. da S. Feedback em ambientes educacionais no domínio de programação. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6791porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-28T20:26:33Zoai:localhost:riufcg/6791Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-28T20:26:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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