O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRAZ, Ednaldo da Costa.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36360
Resumo: Estamos no século XXI e presenciamos a importância alcançada pelas novas linguagens, como complemento a ser utilizado em sala de aula pelos nossos professores. Um exemplo dessas linguagens, são as Histórias em Quadrinhos, um meio de comunicação de massa que apresenta uma leitura de textos e uma leitura de imagens. Tendo como pensamento de Chartier, na construção de novas realidades de mundo, problematizarei algumas maneiras de como serem inseridas as Histórias em Quadrinhos em sala de aula. Mostrando, não como uma imagem única que leva a uma visão de verdade absoluta, mas a partir, das imagens, que o aluno possa refletir o contexto em que fora criado o quadrinho, tendo uma visão crítica em relação ao exposto. Onde ao utilizarmos um quadrinho como complemento em sala, possamos instigar nos alunos novas maneiras de interpretação dos textos expostos nos livros didáticos. Palavras-chave: História em Quadrinhos, Imagem, Comunicação de Massa.
id UFCG_23575928d824a9fbab276b14fa5e3c77
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36360
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem.The use of comics in the learning process.Histórias em quadrinhosAprendizagemQuadrinhos como recursos didáticosLiteratura em quadrinhos como recurso didáticoRecurso didático - quadrinhosEnsino de HistóriaComicsLearningComics as teaching resourcesComic literature as a teaching resourceTeaching resource - comicsTeaching HistoryHistória.Estamos no século XXI e presenciamos a importância alcançada pelas novas linguagens, como complemento a ser utilizado em sala de aula pelos nossos professores. Um exemplo dessas linguagens, são as Histórias em Quadrinhos, um meio de comunicação de massa que apresenta uma leitura de textos e uma leitura de imagens. Tendo como pensamento de Chartier, na construção de novas realidades de mundo, problematizarei algumas maneiras de como serem inseridas as Histórias em Quadrinhos em sala de aula. Mostrando, não como uma imagem única que leva a uma visão de verdade absoluta, mas a partir, das imagens, que o aluno possa refletir o contexto em que fora criado o quadrinho, tendo uma visão crítica em relação ao exposto. Onde ao utilizarmos um quadrinho como complemento em sala, possamos instigar nos alunos novas maneiras de interpretação dos textos expostos nos livros didáticos. Palavras-chave: História em Quadrinhos, Imagem, Comunicação de Massa.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20082024-06-27T20:46:08Z2024-06-272024-06-27T20:46:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36360BRAZ, Ednaldo da Costa. O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem. In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36360porBRAZ, Ednaldo da Costa.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-27T20:46:41Zoai:localhost:riufcg/36360Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-27T20:46:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem.
The use of comics in the learning process.
title O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem.
spellingShingle O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem.
BRAZ, Ednaldo da Costa.
Histórias em quadrinhos
Aprendizagem
Quadrinhos como recursos didáticos
Literatura em quadrinhos como recurso didático
Recurso didático - quadrinhos
Ensino de História
Comics
Learning
Comics as teaching resources
Comic literature as a teaching resource
Teaching resource - comics
Teaching History
História.
title_short O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem.
title_full O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem.
title_fullStr O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem.
title_full_unstemmed O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem.
title_sort O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem.
author BRAZ, Ednaldo da Costa.
author_facet BRAZ, Ednaldo da Costa.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BRAZ, Ednaldo da Costa.
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em quadrinhos
Aprendizagem
Quadrinhos como recursos didáticos
Literatura em quadrinhos como recurso didático
Recurso didático - quadrinhos
Ensino de História
Comics
Learning
Comics as teaching resources
Comic literature as a teaching resource
Teaching resource - comics
Teaching History
História.
topic Histórias em quadrinhos
Aprendizagem
Quadrinhos como recursos didáticos
Literatura em quadrinhos como recurso didático
Recurso didático - quadrinhos
Ensino de História
Comics
Learning
Comics as teaching resources
Comic literature as a teaching resource
Teaching resource - comics
Teaching History
História.
description Estamos no século XXI e presenciamos a importância alcançada pelas novas linguagens, como complemento a ser utilizado em sala de aula pelos nossos professores. Um exemplo dessas linguagens, são as Histórias em Quadrinhos, um meio de comunicação de massa que apresenta uma leitura de textos e uma leitura de imagens. Tendo como pensamento de Chartier, na construção de novas realidades de mundo, problematizarei algumas maneiras de como serem inseridas as Histórias em Quadrinhos em sala de aula. Mostrando, não como uma imagem única que leva a uma visão de verdade absoluta, mas a partir, das imagens, que o aluno possa refletir o contexto em que fora criado o quadrinho, tendo uma visão crítica em relação ao exposto. Onde ao utilizarmos um quadrinho como complemento em sala, possamos instigar nos alunos novas maneiras de interpretação dos textos expostos nos livros didáticos. Palavras-chave: História em Quadrinhos, Imagem, Comunicação de Massa.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2024-06-27T20:46:08Z
2024-06-27
2024-06-27T20:46:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36360
BRAZ, Ednaldo da Costa. O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem. In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36360
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36360
identifier_str_mv BRAZ, Ednaldo da Costa. O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem. In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744627092160512