O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36360 |
Resumo: | Estamos no século XXI e presenciamos a importância alcançada pelas novas linguagens, como complemento a ser utilizado em sala de aula pelos nossos professores. Um exemplo dessas linguagens, são as Histórias em Quadrinhos, um meio de comunicação de massa que apresenta uma leitura de textos e uma leitura de imagens. Tendo como pensamento de Chartier, na construção de novas realidades de mundo, problematizarei algumas maneiras de como serem inseridas as Histórias em Quadrinhos em sala de aula. Mostrando, não como uma imagem única que leva a uma visão de verdade absoluta, mas a partir, das imagens, que o aluno possa refletir o contexto em que fora criado o quadrinho, tendo uma visão crítica em relação ao exposto. Onde ao utilizarmos um quadrinho como complemento em sala, possamos instigar nos alunos novas maneiras de interpretação dos textos expostos nos livros didáticos. Palavras-chave: História em Quadrinhos, Imagem, Comunicação de Massa. |
id |
UFCG_23575928d824a9fbab276b14fa5e3c77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36360 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem.The use of comics in the learning process.Histórias em quadrinhosAprendizagemQuadrinhos como recursos didáticosLiteratura em quadrinhos como recurso didáticoRecurso didático - quadrinhosEnsino de HistóriaComicsLearningComics as teaching resourcesComic literature as a teaching resourceTeaching resource - comicsTeaching HistoryHistória.Estamos no século XXI e presenciamos a importância alcançada pelas novas linguagens, como complemento a ser utilizado em sala de aula pelos nossos professores. Um exemplo dessas linguagens, são as Histórias em Quadrinhos, um meio de comunicação de massa que apresenta uma leitura de textos e uma leitura de imagens. Tendo como pensamento de Chartier, na construção de novas realidades de mundo, problematizarei algumas maneiras de como serem inseridas as Histórias em Quadrinhos em sala de aula. Mostrando, não como uma imagem única que leva a uma visão de verdade absoluta, mas a partir, das imagens, que o aluno possa refletir o contexto em que fora criado o quadrinho, tendo uma visão crítica em relação ao exposto. Onde ao utilizarmos um quadrinho como complemento em sala, possamos instigar nos alunos novas maneiras de interpretação dos textos expostos nos livros didáticos. Palavras-chave: História em Quadrinhos, Imagem, Comunicação de Massa.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20082024-06-27T20:46:08Z2024-06-272024-06-27T20:46:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36360BRAZ, Ednaldo da Costa. O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem. In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36360porBRAZ, Ednaldo da Costa.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-27T20:46:41Zoai:localhost:riufcg/36360Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-27T20:46:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem. The use of comics in the learning process. |
title |
O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem. |
spellingShingle |
O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem. BRAZ, Ednaldo da Costa. Histórias em quadrinhos Aprendizagem Quadrinhos como recursos didáticos Literatura em quadrinhos como recurso didático Recurso didático - quadrinhos Ensino de História Comics Learning Comics as teaching resources Comic literature as a teaching resource Teaching resource - comics Teaching History História. |
title_short |
O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem. |
title_full |
O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem. |
title_fullStr |
O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem. |
title_full_unstemmed |
O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem. |
title_sort |
O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem. |
author |
BRAZ, Ednaldo da Costa. |
author_facet |
BRAZ, Ednaldo da Costa. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRAZ, Ednaldo da Costa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos Aprendizagem Quadrinhos como recursos didáticos Literatura em quadrinhos como recurso didático Recurso didático - quadrinhos Ensino de História Comics Learning Comics as teaching resources Comic literature as a teaching resource Teaching resource - comics Teaching History História. |
topic |
Histórias em quadrinhos Aprendizagem Quadrinhos como recursos didáticos Literatura em quadrinhos como recurso didático Recurso didático - quadrinhos Ensino de História Comics Learning Comics as teaching resources Comic literature as a teaching resource Teaching resource - comics Teaching History História. |
description |
Estamos no século XXI e presenciamos a importância alcançada pelas novas linguagens, como complemento a ser utilizado em sala de aula pelos nossos professores. Um exemplo dessas linguagens, são as Histórias em Quadrinhos, um meio de comunicação de massa que apresenta uma leitura de textos e uma leitura de imagens. Tendo como pensamento de Chartier, na construção de novas realidades de mundo, problematizarei algumas maneiras de como serem inseridas as Histórias em Quadrinhos em sala de aula. Mostrando, não como uma imagem única que leva a uma visão de verdade absoluta, mas a partir, das imagens, que o aluno possa refletir o contexto em que fora criado o quadrinho, tendo uma visão crítica em relação ao exposto. Onde ao utilizarmos um quadrinho como complemento em sala, possamos instigar nos alunos novas maneiras de interpretação dos textos expostos nos livros didáticos. Palavras-chave: História em Quadrinhos, Imagem, Comunicação de Massa. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2024-06-27T20:46:08Z 2024-06-27 2024-06-27T20:46:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36360 BRAZ, Ednaldo da Costa. O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem. In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36360 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36360 |
identifier_str_mv |
BRAZ, Ednaldo da Costa. O emprego da história em quadrinho no processo de aprendizagem. In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744627092160512 |