Indisciplina escolar: causas e consequências da indisciplina escolar na educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIRA, Miqueline Gomes de.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13527
Resumo: A indisciplina desde os antepassados vem gerando dificuldades no contexto escolar. Esse fenômeno vem se agravando de tal forma que nem a escola nem a família conseguem mais solucionar o problema. A indisciplina escolar e caracterizada de diversas formas, porem as ideias acerca desse tema estão longe de se chegar a um determinado consenso. O presente trabalho propõe discutir um breve histórico do fenômeno indisciplina, mostrando como o comportamento indisciplinado era visto e como se tentava solucionar, também vem nos mostrar a indisciplina na atualidade, o que mudou ou o que continua como antigamente, suas causas e características que provocam a indisciplina. Desse modo, objetiva-se analisar qual o papel fundamental da escola e da família dentro do âmbito escolar, procurando formular e discutir estrategias para que se possa trabalhar com os alunos de forma clara. Apresenta também, as vivencias do Estagio Supervisionado em Decência, onde a utilização do lúdico foi de suma importância para o ensino aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de caráter explicativo com abordagem qualitativa, que utilizou como instrumentos de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, a observação e fontes documentais constituídas por um Portfolio com os pianos de aula e as atividades desenvolvidas durante o estagio e um Diário de Campo com os registros das aulas. Conclui-se que deve haver uma aproximação maior entre a escola e a família, visando um trabalho integrado. não apenas discutindo as dificuldades enfrentadas no contexto escolar a partir da indisciplina, mas construir praticas pedagógicas novas que levem em conta as características do fenômeno tentando achar soluções.
id UFCG_23f9017cd7a448c2bf2c0ffc7b7fea18
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13527
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Indisciplina escolar: causas e consequências da indisciplina escolar na educação infantil.School indiscipline: causes and consequences of school indiscipline in early childhood education.Indisciplina escolarEducação infantilCondutas violentasAluno indisciplinado - causas e consequênciasSchool indisciplinechild educationViolent conductUndisciplined student - causes and consequencesEducação.A indisciplina desde os antepassados vem gerando dificuldades no contexto escolar. Esse fenômeno vem se agravando de tal forma que nem a escola nem a família conseguem mais solucionar o problema. A indisciplina escolar e caracterizada de diversas formas, porem as ideias acerca desse tema estão longe de se chegar a um determinado consenso. O presente trabalho propõe discutir um breve histórico do fenômeno indisciplina, mostrando como o comportamento indisciplinado era visto e como se tentava solucionar, também vem nos mostrar a indisciplina na atualidade, o que mudou ou o que continua como antigamente, suas causas e características que provocam a indisciplina. Desse modo, objetiva-se analisar qual o papel fundamental da escola e da família dentro do âmbito escolar, procurando formular e discutir estrategias para que se possa trabalhar com os alunos de forma clara. Apresenta também, as vivencias do Estagio Supervisionado em Decência, onde a utilização do lúdico foi de suma importância para o ensino aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de caráter explicativo com abordagem qualitativa, que utilizou como instrumentos de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, a observação e fontes documentais constituídas por um Portfolio com os pianos de aula e as atividades desenvolvidas durante o estagio e um Diário de Campo com os registros das aulas. Conclui-se que deve haver uma aproximação maior entre a escola e a família, visando um trabalho integrado. não apenas discutindo as dificuldades enfrentadas no contexto escolar a partir da indisciplina, mas construir praticas pedagógicas novas que levem em conta as características do fenômeno tentando achar soluções.Indiscipline since the ancestors has been generating difficulties in the school context. That phenomenon is worsening in such a way that neither the school nor the family can solve the problem. School indiscipline is characterized in several ways, but ideas on this topic are far from reaching a certain consensus. The gift work proposes to discuss a brief history of the indiscipline phenomenon, showing how the undisciplined behavior was seen and as it was tried to solve, it also comes in the to show indiscipline today, what has changed or what continues as before, its causes and characteristics that cause indiscipline. Thus, the objective is to analyze what the fundamental role of the school and the family within the school environment, seeking to formulate and discuss strategies so that you can work with students clearly. Features also, the experiences of the Supervised Internship in Decency, where the use of playfulness was of paramount importance for teaching and learning. It is a research of character explanatory with qualitative approach, which used as instruments of data collection the semi-structured interview, observation and documentary sources constituted by a Portfolio with the class pianos and the activities developed during the internship and a Field Diary with the class records. We conclude that there must be a closer relationship between the school and the family, aiming at integrated work. not only discussing the difficulties faced in the school context based on indiscipline, but building new pedagogical practices that take into account the characteristics of the phenomenon while trying to find solutions.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263LIRA, Miqueline Gomes de.20102020-07-24T20:40:00Z2020-07-242020-07-24T20:40:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13527LIRA, Miqueline Gomes de. Indisciplina escolar: causas e consequências da indisciplina escolar na educação infantil. 2010. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T10:41:09Zoai:localhost:riufcg/13527Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T10:41:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina escolar: causas e consequências da indisciplina escolar na educação infantil.
School indiscipline: causes and consequences of school indiscipline in early childhood education.
title Indisciplina escolar: causas e consequências da indisciplina escolar na educação infantil.
spellingShingle Indisciplina escolar: causas e consequências da indisciplina escolar na educação infantil.
LIRA, Miqueline Gomes de.
Indisciplina escolar
Educação infantil
Condutas violentas
Aluno indisciplinado - causas e consequências
School indiscipline
child education
Violent conduct
Undisciplined student - causes and consequences
Educação.
title_short Indisciplina escolar: causas e consequências da indisciplina escolar na educação infantil.
title_full Indisciplina escolar: causas e consequências da indisciplina escolar na educação infantil.
title_fullStr Indisciplina escolar: causas e consequências da indisciplina escolar na educação infantil.
title_full_unstemmed Indisciplina escolar: causas e consequências da indisciplina escolar na educação infantil.
title_sort Indisciplina escolar: causas e consequências da indisciplina escolar na educação infantil.
author LIRA, Miqueline Gomes de.
author_facet LIRA, Miqueline Gomes de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Débia Suênia da Silva.
SOUSA, D. S. S.
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263
dc.contributor.author.fl_str_mv LIRA, Miqueline Gomes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina escolar
Educação infantil
Condutas violentas
Aluno indisciplinado - causas e consequências
School indiscipline
child education
Violent conduct
Undisciplined student - causes and consequences
Educação.
topic Indisciplina escolar
Educação infantil
Condutas violentas
Aluno indisciplinado - causas e consequências
School indiscipline
child education
Violent conduct
Undisciplined student - causes and consequences
Educação.
description A indisciplina desde os antepassados vem gerando dificuldades no contexto escolar. Esse fenômeno vem se agravando de tal forma que nem a escola nem a família conseguem mais solucionar o problema. A indisciplina escolar e caracterizada de diversas formas, porem as ideias acerca desse tema estão longe de se chegar a um determinado consenso. O presente trabalho propõe discutir um breve histórico do fenômeno indisciplina, mostrando como o comportamento indisciplinado era visto e como se tentava solucionar, também vem nos mostrar a indisciplina na atualidade, o que mudou ou o que continua como antigamente, suas causas e características que provocam a indisciplina. Desse modo, objetiva-se analisar qual o papel fundamental da escola e da família dentro do âmbito escolar, procurando formular e discutir estrategias para que se possa trabalhar com os alunos de forma clara. Apresenta também, as vivencias do Estagio Supervisionado em Decência, onde a utilização do lúdico foi de suma importância para o ensino aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de caráter explicativo com abordagem qualitativa, que utilizou como instrumentos de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, a observação e fontes documentais constituídas por um Portfolio com os pianos de aula e as atividades desenvolvidas durante o estagio e um Diário de Campo com os registros das aulas. Conclui-se que deve haver uma aproximação maior entre a escola e a família, visando um trabalho integrado. não apenas discutindo as dificuldades enfrentadas no contexto escolar a partir da indisciplina, mas construir praticas pedagógicas novas que levem em conta as características do fenômeno tentando achar soluções.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2020-07-24T20:40:00Z
2020-07-24
2020-07-24T20:40:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13527
LIRA, Miqueline Gomes de. Indisciplina escolar: causas e consequências da indisciplina escolar na educação infantil. 2010. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13527
identifier_str_mv LIRA, Miqueline Gomes de. Indisciplina escolar: causas e consequências da indisciplina escolar na educação infantil. 2010. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744448970555392