Novas áreas de atuação do pedagogo: a pedagogia hospitalar em foco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Patrícia da Silva.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5681
Resumo: A monografia intitulada “Novas áreas de atuação do pedagogo: a Pedagogia Hospitalar em foco” consistiu em uma investigação das novas áreas de atuação do pedagogo em espaços não formais. O estudo teve como objetivo central conhecer o trabalho que o pedagogo desenvolve no hospital. Entendo a Pedagogia Hospitalar como uma modalidade de ensino não formal, que busca proporcionar a criança e ao adolescente hospitalizado a continuidade dos estudos, visando sua reintegração social ao ambiente escolar e à sociedade. A pesquisa realizou-se tendo por base os princípios da pesquisa qualitativa e bibliográfica em que se utilizou como fontes livros e artigos, e ainda, consultas a sites da web. Além disso, fomos a campo conhecer o trabalho do pedagogo in locus, o qual ocorreu por meio de uma visita técnica numa Unidade Hospitalar de Fortaleza – CE.Este estudo mostrou que a Pedagogia Hospitalar dá suporte ao enfermo no seu processo de aprendizagem, garantindo o direito à educação e a inclusão. Mostrou também que o Pedagogo hospitalar contribui de forma significativa com a família e com toda a equipe de saúde para a recuperação integral do sujeito hospitalizado, auxiliando-o no autoconhecimento de sua patologia, elevando sua autoestima e superação de seus limites. O estudo permitiu concluir que o pedagogo ao inserir-se na equipe hospitalar contribui na reabilitação dos pacientes, ajudando-os a reaprender a viver apesar de suas limitações, cumprindo eficazmente a filosofia da Unidade Hospitalar pesquisada, onde reabilitar é devolver a vida ao paciente.
id UFCG_24eb14412e2566f2ed2a8f5dbadca493
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5681
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Novas áreas de atuação do pedagogo: a pedagogia hospitalar em foco.New areas of activity of the pedagogue: the hospital pedagogy in focus.Espaços não formaisPedagogia HospitalarFormaçãoPerfil do pedagogoNon-formal spacesHospital PedagogyFormationProfile of the pedagogueEducação.A monografia intitulada “Novas áreas de atuação do pedagogo: a Pedagogia Hospitalar em foco” consistiu em uma investigação das novas áreas de atuação do pedagogo em espaços não formais. O estudo teve como objetivo central conhecer o trabalho que o pedagogo desenvolve no hospital. Entendo a Pedagogia Hospitalar como uma modalidade de ensino não formal, que busca proporcionar a criança e ao adolescente hospitalizado a continuidade dos estudos, visando sua reintegração social ao ambiente escolar e à sociedade. A pesquisa realizou-se tendo por base os princípios da pesquisa qualitativa e bibliográfica em que se utilizou como fontes livros e artigos, e ainda, consultas a sites da web. Além disso, fomos a campo conhecer o trabalho do pedagogo in locus, o qual ocorreu por meio de uma visita técnica numa Unidade Hospitalar de Fortaleza – CE.Este estudo mostrou que a Pedagogia Hospitalar dá suporte ao enfermo no seu processo de aprendizagem, garantindo o direito à educação e a inclusão. Mostrou também que o Pedagogo hospitalar contribui de forma significativa com a família e com toda a equipe de saúde para a recuperação integral do sujeito hospitalizado, auxiliando-o no autoconhecimento de sua patologia, elevando sua autoestima e superação de seus limites. O estudo permitiu concluir que o pedagogo ao inserir-se na equipe hospitalar contribui na reabilitação dos pacientes, ajudando-os a reaprender a viver apesar de suas limitações, cumprindo eficazmente a filosofia da Unidade Hospitalar pesquisada, onde reabilitar é devolver a vida ao paciente.The monograph entitled "New areas of teacher's performance: the Hospital Pedagogy in focus" consisted of an investigation of new areas of teacher's role in non-formal settings. The study had as an objective to know the work that the teacher develops in the hospital. I understand the Hospital Pedagogy as a non-formal educational system, which seeks to provide children and adolescents hospitalized for further study, for their social reintegration to the school environment and society. The research was carried out based on the principles of qualitative and literature which used as sources books and articles, and also queries the web sites. Also, we went to work to know the work of the pedagogue in locus, which occurred through a technical visit a Hospital Unit of Fortaleza - CE. This study showed that the Hospital Pedagogy supports the sick in their learning process, ensuring the right to education and inclusion. It also showed that the hospital Educator contributes significantly with family and with all the health team for the full recovery of the subject hospitalized, helping them in self-knowledge of their disease, raising their self-esteem and overcoming its limitations. The study concluded that the educator to be part of the hospital team helps in the rehabilitation of patients, helping them to relearn how to live despite its limitations, effectively fulfilling the philosophy of Hospital Unit searched, where rehabilitation is to return life to the patient.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899FEITOSA, Belijane Marques.BUENO, Maria Ioneida Ramalho.LIMA, Patrícia da Silva.20152019-08-12T14:55:11Z2019-08-122019-08-12T14:55:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5681LIMA, Patrícia da Silva. Novas áreas de atuação do pedagogo: a pedagogia hospitalar em foco. 2015. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T11:09:39Zoai:localhost:riufcg/5681Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T11:09:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas áreas de atuação do pedagogo: a pedagogia hospitalar em foco.
New areas of activity of the pedagogue: the hospital pedagogy in focus.
title Novas áreas de atuação do pedagogo: a pedagogia hospitalar em foco.
spellingShingle Novas áreas de atuação do pedagogo: a pedagogia hospitalar em foco.
LIMA, Patrícia da Silva.
Espaços não formais
Pedagogia Hospitalar
Formação
Perfil do pedagogo
Non-formal spaces
Hospital Pedagogy
Formation
Profile of the pedagogue
Educação.
title_short Novas áreas de atuação do pedagogo: a pedagogia hospitalar em foco.
title_full Novas áreas de atuação do pedagogo: a pedagogia hospitalar em foco.
title_fullStr Novas áreas de atuação do pedagogo: a pedagogia hospitalar em foco.
title_full_unstemmed Novas áreas de atuação do pedagogo: a pedagogia hospitalar em foco.
title_sort Novas áreas de atuação do pedagogo: a pedagogia hospitalar em foco.
author LIMA, Patrícia da Silva.
author_facet LIMA, Patrícia da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
FEITOSA, Belijane Marques.
BUENO, Maria Ioneida Ramalho.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Patrícia da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Espaços não formais
Pedagogia Hospitalar
Formação
Perfil do pedagogo
Non-formal spaces
Hospital Pedagogy
Formation
Profile of the pedagogue
Educação.
topic Espaços não formais
Pedagogia Hospitalar
Formação
Perfil do pedagogo
Non-formal spaces
Hospital Pedagogy
Formation
Profile of the pedagogue
Educação.
description A monografia intitulada “Novas áreas de atuação do pedagogo: a Pedagogia Hospitalar em foco” consistiu em uma investigação das novas áreas de atuação do pedagogo em espaços não formais. O estudo teve como objetivo central conhecer o trabalho que o pedagogo desenvolve no hospital. Entendo a Pedagogia Hospitalar como uma modalidade de ensino não formal, que busca proporcionar a criança e ao adolescente hospitalizado a continuidade dos estudos, visando sua reintegração social ao ambiente escolar e à sociedade. A pesquisa realizou-se tendo por base os princípios da pesquisa qualitativa e bibliográfica em que se utilizou como fontes livros e artigos, e ainda, consultas a sites da web. Além disso, fomos a campo conhecer o trabalho do pedagogo in locus, o qual ocorreu por meio de uma visita técnica numa Unidade Hospitalar de Fortaleza – CE.Este estudo mostrou que a Pedagogia Hospitalar dá suporte ao enfermo no seu processo de aprendizagem, garantindo o direito à educação e a inclusão. Mostrou também que o Pedagogo hospitalar contribui de forma significativa com a família e com toda a equipe de saúde para a recuperação integral do sujeito hospitalizado, auxiliando-o no autoconhecimento de sua patologia, elevando sua autoestima e superação de seus limites. O estudo permitiu concluir que o pedagogo ao inserir-se na equipe hospitalar contribui na reabilitação dos pacientes, ajudando-os a reaprender a viver apesar de suas limitações, cumprindo eficazmente a filosofia da Unidade Hospitalar pesquisada, onde reabilitar é devolver a vida ao paciente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-08-12T14:55:11Z
2019-08-12
2019-08-12T14:55:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5681
LIMA, Patrícia da Silva. Novas áreas de atuação do pedagogo: a pedagogia hospitalar em foco. 2015. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5681
identifier_str_mv LIMA, Patrícia da Silva. Novas áreas de atuação do pedagogo: a pedagogia hospitalar em foco. 2015. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744385719402496