O hospital como espaço de atuação para o pedagogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabuske, Juliana Maria Fischer
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/1378
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão e análise da atuação do pedagogo dentro de um programa de Atendimento Escolar Hospitalar, do Setor de Pedagogia de um Hospital Infantil situado no Estado de Santa Catarina (SC). Dessa forma, esta monografia tem como objetivo geral investigar as funções dos pedagogos no Setor de Atendimento Escolar Hospitalar e compreender o trabalho desse profissional dentro desse espaço caracterizado de educação formal, por seguir as Diretrizes Educacionais da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. O problema que norteou esta pesquisa buscou levantar hipóteses e reflexões acerca de como o pedagogo que atua na Sala de Atividades do 1° ao 5° Ano do Setor de Atendimento Escolar Hospitalar pode auxiliar a criança em relação à continuidade escolar, uma vez que ela se encontra hospitalizada por um período de tempo. Autores como Gohn (2006), Trilla (2008), Libâneo (2005 e 2010), Fonseca (2008), entre outros, também trazem suas contribuições e problematizações para se pensar neste campo de atuação do pedagogo. Nesta investigação optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando como estratégias de pesquisa leituras de diferentes referenciais teóricos; visitação para conhecer a realidade do Hospital; pesquisa de campo para a produção de dados por meio de acompanhamento, observação, anotações no diário de campo; entrevistas com as duas pedagogas que atuam na Sala de Atividade do 1°ao 5° Ano, com a Coordenadora pedagógica do Setor de Pedagogia do Hospital e ainda entrevistas com as dez crianças que frequentaram essa Sala de Atividades de 14 a 18 de março de 2016. Cabe ressaltar que todas as entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas para reflexões, estabelecendo relações acerca do que foi estudado. Cumpre ressaltar que todos os nomes dos participantes foram substituídos por nomes fictícios no ato da entrevista. Os resultados desta pesquisa possibilitam compreender que é de suma importância ter o profissional pedagogo dentro do hospital, uma vez que, além de ele pensar no acolhimento desta criança que já está sensível com a sua situação, através dos processos de humanização ele é capaz de fazer com que a criança se sinta bem e tenha uma melhora significativa. Além do mais, percebeu-se que a ideia do pedagogo dentro do hospital vai muito além de “dar aula”, dar atividades prontas para as crianças realizarem, até porque geralmente as crianças vão para a sala para ler um livro, escutar uma história ou conversar com pessoas diferentes. Acredita-se, então, que o pedagogo acaba sendo um mediador. No entendimento de Freire (2005), [...], o diálogo é uma exigência existencial. E, se ele é o encontro em que se solidarizam o refletir e o agir de seus sujeitos endereçados ao mundo a ser transformado e humanizado, não pode reduzir-se a um ato de depositar idéias de um sujeito no outro, nem tampouco tornar-se simples troca de idéias a serem consumidas pelos permutantes (FREIRE, 2005, p. 91). Dessa forma, entende-se que o pedagogo que atua nesta perspectiva, mais especificamente dentro do espaço hospitalar, não será visto como um transmissor de conhecimento, mas sim como um mediador, no qual assume um papel de humanizador em sua prática docente.
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spelling Horn, Cláudia Inêshttp://lattes.cnpq.br/8019717665577672Rabuske, Juliana Maria Fischer2017-03-01T17:16:47Z2017-03-01T17:16:47Z2017-012016-06-27Este trabalho apresenta uma reflexão e análise da atuação do pedagogo dentro de um programa de Atendimento Escolar Hospitalar, do Setor de Pedagogia de um Hospital Infantil situado no Estado de Santa Catarina (SC). Dessa forma, esta monografia tem como objetivo geral investigar as funções dos pedagogos no Setor de Atendimento Escolar Hospitalar e compreender o trabalho desse profissional dentro desse espaço caracterizado de educação formal, por seguir as Diretrizes Educacionais da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. O problema que norteou esta pesquisa buscou levantar hipóteses e reflexões acerca de como o pedagogo que atua na Sala de Atividades do 1° ao 5° Ano do Setor de Atendimento Escolar Hospitalar pode auxiliar a criança em relação à continuidade escolar, uma vez que ela se encontra hospitalizada por um período de tempo. Autores como Gohn (2006), Trilla (2008), Libâneo (2005 e 2010), Fonseca (2008), entre outros, também trazem suas contribuições e problematizações para se pensar neste campo de atuação do pedagogo. Nesta investigação optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando como estratégias de pesquisa leituras de diferentes referenciais teóricos; visitação para conhecer a realidade do Hospital; pesquisa de campo para a produção de dados por meio de acompanhamento, observação, anotações no diário de campo; entrevistas com as duas pedagogas que atuam na Sala de Atividade do 1°ao 5° Ano, com a Coordenadora pedagógica do Setor de Pedagogia do Hospital e ainda entrevistas com as dez crianças que frequentaram essa Sala de Atividades de 14 a 18 de março de 2016. Cabe ressaltar que todas as entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas para reflexões, estabelecendo relações acerca do que foi estudado. Cumpre ressaltar que todos os nomes dos participantes foram substituídos por nomes fictícios no ato da entrevista. Os resultados desta pesquisa possibilitam compreender que é de suma importância ter o profissional pedagogo dentro do hospital, uma vez que, além de ele pensar no acolhimento desta criança que já está sensível com a sua situação, através dos processos de humanização ele é capaz de fazer com que a criança se sinta bem e tenha uma melhora significativa. Além do mais, percebeu-se que a ideia do pedagogo dentro do hospital vai muito além de “dar aula”, dar atividades prontas para as crianças realizarem, até porque geralmente as crianças vão para a sala para ler um livro, escutar uma história ou conversar com pessoas diferentes. Acredita-se, então, que o pedagogo acaba sendo um mediador. No entendimento de Freire (2005), [...], o diálogo é uma exigência existencial. E, se ele é o encontro em que se solidarizam o refletir e o agir de seus sujeitos endereçados ao mundo a ser transformado e humanizado, não pode reduzir-se a um ato de depositar idéias de um sujeito no outro, nem tampouco tornar-se simples troca de idéias a serem consumidas pelos permutantes (FREIRE, 2005, p. 91). Dessa forma, entende-se que o pedagogo que atua nesta perspectiva, mais especificamente dentro do espaço hospitalar, não será visto como um transmissor de conhecimento, mas sim como um mediador, no qual assume um papel de humanizador em sua prática docente.-1RABUSKE, Juliana Maria Fischer. O hospital como espaço de atuação para o pedagogo. 2016. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 27 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1378. http://hdl.handle.net/10737/1378An error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessCHPedagogiaEspaço não formalAtendimento hospitalarPesquisa com criançasO hospital como espaço de atuação para o pedagogoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2016JulianaMariaFischerRabuske.pdf2016JulianaMariaFischerRabuske.pdfapplication/pdf1360793https://www.univates.br/bdu/bitstreams/66cc3d5a-ff1c-498a-86a4-27189302bffc/download1d72993380a2263b1774907d2860edaaMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46https://www.univates.br/bdu/bitstreams/d9627001-f18f-4b03-8970-14d07401bca6/download587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_texttext/html; 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Atendimento hospitalar
Pesquisa com crianças
description Este trabalho apresenta uma reflexão e análise da atuação do pedagogo dentro de um programa de Atendimento Escolar Hospitalar, do Setor de Pedagogia de um Hospital Infantil situado no Estado de Santa Catarina (SC). Dessa forma, esta monografia tem como objetivo geral investigar as funções dos pedagogos no Setor de Atendimento Escolar Hospitalar e compreender o trabalho desse profissional dentro desse espaço caracterizado de educação formal, por seguir as Diretrizes Educacionais da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. O problema que norteou esta pesquisa buscou levantar hipóteses e reflexões acerca de como o pedagogo que atua na Sala de Atividades do 1° ao 5° Ano do Setor de Atendimento Escolar Hospitalar pode auxiliar a criança em relação à continuidade escolar, uma vez que ela se encontra hospitalizada por um período de tempo. Autores como Gohn (2006), Trilla (2008), Libâneo (2005 e 2010), Fonseca (2008), entre outros, também trazem suas contribuições e problematizações para se pensar neste campo de atuação do pedagogo. Nesta investigação optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando como estratégias de pesquisa leituras de diferentes referenciais teóricos; visitação para conhecer a realidade do Hospital; pesquisa de campo para a produção de dados por meio de acompanhamento, observação, anotações no diário de campo; entrevistas com as duas pedagogas que atuam na Sala de Atividade do 1°ao 5° Ano, com a Coordenadora pedagógica do Setor de Pedagogia do Hospital e ainda entrevistas com as dez crianças que frequentaram essa Sala de Atividades de 14 a 18 de março de 2016. Cabe ressaltar que todas as entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas para reflexões, estabelecendo relações acerca do que foi estudado. Cumpre ressaltar que todos os nomes dos participantes foram substituídos por nomes fictícios no ato da entrevista. Os resultados desta pesquisa possibilitam compreender que é de suma importância ter o profissional pedagogo dentro do hospital, uma vez que, além de ele pensar no acolhimento desta criança que já está sensível com a sua situação, através dos processos de humanização ele é capaz de fazer com que a criança se sinta bem e tenha uma melhora significativa. Além do mais, percebeu-se que a ideia do pedagogo dentro do hospital vai muito além de “dar aula”, dar atividades prontas para as crianças realizarem, até porque geralmente as crianças vão para a sala para ler um livro, escutar uma história ou conversar com pessoas diferentes. Acredita-se, então, que o pedagogo acaba sendo um mediador. No entendimento de Freire (2005), [...], o diálogo é uma exigência existencial. E, se ele é o encontro em que se solidarizam o refletir e o agir de seus sujeitos endereçados ao mundo a ser transformado e humanizado, não pode reduzir-se a um ato de depositar idéias de um sujeito no outro, nem tampouco tornar-se simples troca de idéias a serem consumidas pelos permutantes (FREIRE, 2005, p. 91). Dessa forma, entende-se que o pedagogo que atua nesta perspectiva, mais especificamente dentro do espaço hospitalar, não será visto como um transmissor de conhecimento, mas sim como um mediador, no qual assume um papel de humanizador em sua prática docente.
publishDate 2016
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