Atos educativos no cotidiano das práticas dos Agentes Comunitários de Saúde.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Jéssica Mayara Almeida.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8627
Resumo: O Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolve no seu cotidiano práticas que influenciam diretamente no aspecto de qualidade de vida da comunidade, já que ocupa um lugar essencial na Equipe de Saúde, sendo responsável por orientar e promover saúde à população sobre os diversos eventos relacionados ao bem-estar da sua população adscrita. O estudo objetivou averiguar como ocorriam os atos educativos no cotidiano das práticas dos ACS na Atenção Básica. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada com 16 ACS da Atenção Básica de Cajazeiras-PB. A coleta de dados foi feita através de entrevista semiestruturada, e para a organização dos dados obtidos na entrevista, foi recorrido ao processo metodológico da Análise do Discurso (AD) de linha francesa de Michel Pêcheux, como método de análise, pelo seu aspecto subjetivo de trabalhar não com o conteúdo do texto propriamente, mas com os sentidos produzidos por este. Todas as etapas da pesquisa seguiram fielmente a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Durante a análise dos discursos identificou-se que os atos educativos desenvolvidos pelos ACS no seu cotidiano ainda são pautados no modelo de saúde médico-biológico, demostrando que o conceito de educação em saúde definidos por eles é confuso e atrelado à prevenção de doenças. Outros fatores identificados na análise foram as dificuldades encontradas no seu cotidiano para desenvolver os atos educativos, pois a gestão não tem uma participação efetiva para disponibilizar capacitações e materiais para que as ações educativas ocorram, a população também não tem uma boa adesão às ações coletivas, dessa forma contribuindo para que o ACS desenvolva na maioria das vezes ações de caráter individuais no momento da visita. Evidenciou-se no estudo que esses fatores existentes limitam o desenvolvimento dos atos educativos, enfraquecendo dessa maneira o envolvimento de todos na construção do cuidado e assim deixando de oferecer um serviço de qualidade para a população. Por fim, acredita-se que esse estudo contribua para despertar novas discursões e reflexões entre os diversos pesquisadores, equipes, comunidade e gestores sobre a importância da valorização e do reconhecimento do trabalho desses profissionais para o fortalecimento da Atenção Básica.
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A coleta de dados foi feita através de entrevista semiestruturada, e para a organização dos dados obtidos na entrevista, foi recorrido ao processo metodológico da Análise do Discurso (AD) de linha francesa de Michel Pêcheux, como método de análise, pelo seu aspecto subjetivo de trabalhar não com o conteúdo do texto propriamente, mas com os sentidos produzidos por este. Todas as etapas da pesquisa seguiram fielmente a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Durante a análise dos discursos identificou-se que os atos educativos desenvolvidos pelos ACS no seu cotidiano ainda são pautados no modelo de saúde médico-biológico, demostrando que o conceito de educação em saúde definidos por eles é confuso e atrelado à prevenção de doenças. Outros fatores identificados na análise foram as dificuldades encontradas no seu cotidiano para desenvolver os atos educativos, pois a gestão não tem uma participação efetiva para disponibilizar capacitações e materiais para que as ações educativas ocorram, a população também não tem uma boa adesão às ações coletivas, dessa forma contribuindo para que o ACS desenvolva na maioria das vezes ações de caráter individuais no momento da visita. Evidenciou-se no estudo que esses fatores existentes limitam o desenvolvimento dos atos educativos, enfraquecendo dessa maneira o envolvimento de todos na construção do cuidado e assim deixando de oferecer um serviço de qualidade para a população. Por fim, acredita-se que esse estudo contribua para despertar novas discursões e reflexões entre os diversos pesquisadores, equipes, comunidade e gestores sobre a importância da valorização e do reconhecimento do trabalho desses profissionais para o fortalecimento da Atenção Básica.The community health agent (CHA) develops practices that directly influence any aspect of the community's quality of life, since the ACS occupies an essential place in the Health Team, being responsible for guiding and promoting the health of the population on the various events related to the well-being of its attached population. The study aimed to find out how the educational acts occurred in the daily practices of the Community Health Agents in Primary Care. This is a descriptive research with a qualitative approach, carried out with 16 ACS of the basic care of Cajazeiras-PB. The data collection was done through a semi-structured interview, and for the organization of the data obtained in the interview, was turned to the methodological process of the Discourse Analysis (AD) of Michel Pêcheux's French line, as a method of analysis, for its subjective aspect of working not with the content of the text itself, but with the senses produced by it. All the steps of the research faithfully followed Resolution 466/2012 of the National Health Council. During the analysis of the speeches identified that the educational acts developed by the ACS in their daily life are still based on the medical-biological health model, demonstrating that the concept of health education defined by them is confusing and linked to the prevention of diseases, other factors identified in the analysis were the difficulties encountered in their daily lives to develop educational acts, since the management does not have an effective participation to provide capacities and materials for the educational actions to occur, the population also does not have a good adhesion to collective actions, in this way contributing to the ACS to develop, in most cases, individual character actions at the time of the visit. It was evidenced in the study that these existing factors limit the development of educational acts, thus weakening the involvement of all in the construction of care and thus failing to provide a quality service for the population. Finally, it is believed that this study contributes to awakening new discourses and reflections among the various researchers, teams, community and managers about the importance of valorization and recognition of the work of these professionals for the strengthening of Primary Care.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Marcelo Costa.FERNANDES, Marcelo Costa.http://lattes.cnpq.br/7409130137153860FREIRE, Eder Almeida.SOUZA, Marilena Maria de.SILVA, Jéssica Mayara Almeida.2017-04-192019-10-29T16:51:23Z2019-10-292019-10-29T16:51:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8627SILVA, Jéssica Mayara Almeida. Atos educativos no cotidiano das práticas dos Agentes Comunitários de Saúde. 2017. 63f. 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