Estratégias de marketing e identidade visual na comercialização de pescado na cidade de Cuité - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Larissa Thais Fernandes da.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29051
Resumo: A comercialização de pescado se configura como atividade bastante significativa dentro da cadeia produtiva, e que, além disso, abrange vários aspectos que apresentam grandes influências até a decisão de compra do produto pelo cliente. Diante disso, este trabalho objetivou realizar a caracterização da comercialização de pescado em Cuité-PB, com foco na identidade visual e em estratégias de marketing dos principais estabelecimentos comerciais da cidade. A metodologia utilizada no estudo se deu a partir de análise descritiva e observacional dos ambientes, onde foram realizadas visitas quinzenais aos estabelecimentos de comercialização de pescado, na feira livre e mercado público da cidade de Cuité-PB. Além disso, foram realizadas ações de marketing através da confecção e entrega de folders e de realização de degustação de pescado em um supermercado da cidade no intuito de incentivar o consumo de pescado. Diante disso, foi possível compreender sobre a oferta de produtos, preferências dos consumidores em relação à aquisição do pescado, observar as condições higiênico-sanitárias encontradas com prevalência nos pontos comerciais, além de citar algumas estratégias de marketing já utilizadas por alguns empreendimentos. No entanto, levando em consideração estes muitos aspectos, foi possível concluir, principalmente, a falta de exploração do marketing aplicado à comercialização de pescado, o qual poderia atuar beneficiando os comerciantes através do aumento da procura e consequentemente do consumo destes produtos pela população local.
id UFCG_25d2a03716dc09c0fc06c3eda3b23a57
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29051
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.APOLINÁRIO, M. O.http://lattes.cnpq.br/5934335225871856BELMINO, José Franscidavid Barbosa.BELMINO, J. F. B.http://lattes.cnpq.br/4898054451569574GIESTA, Letícia Caporlíngua.GIESTA, L. C.http://lattes.cnpq.br/6785460495790279SILVA, L. T. F.http://lattes.cnpq.br/9467196677621366SILVA, Larissa Thais Fernandes da.A comercialização de pescado se configura como atividade bastante significativa dentro da cadeia produtiva, e que, além disso, abrange vários aspectos que apresentam grandes influências até a decisão de compra do produto pelo cliente. Diante disso, este trabalho objetivou realizar a caracterização da comercialização de pescado em Cuité-PB, com foco na identidade visual e em estratégias de marketing dos principais estabelecimentos comerciais da cidade. A metodologia utilizada no estudo se deu a partir de análise descritiva e observacional dos ambientes, onde foram realizadas visitas quinzenais aos estabelecimentos de comercialização de pescado, na feira livre e mercado público da cidade de Cuité-PB. Além disso, foram realizadas ações de marketing através da confecção e entrega de folders e de realização de degustação de pescado em um supermercado da cidade no intuito de incentivar o consumo de pescado. Diante disso, foi possível compreender sobre a oferta de produtos, preferências dos consumidores em relação à aquisição do pescado, observar as condições higiênico-sanitárias encontradas com prevalência nos pontos comerciais, além de citar algumas estratégias de marketing já utilizadas por alguns empreendimentos. No entanto, levando em consideração estes muitos aspectos, foi possível concluir, principalmente, a falta de exploração do marketing aplicado à comercialização de pescado, o qual poderia atuar beneficiando os comerciantes através do aumento da procura e consequentemente do consumo destes produtos pela população local.The commercialization of fish is a very significant activity within the production chain, and which, in addition, covers several aspects that have great influences up to the decision to purchase the product by the customer. Therefore, this work aimed to characterize the commercialization of fish in Cuité- PB, focusing on visual identity and marketing strategies in force in the main commercial establishments in the city. The methodology used in the study was based on a descriptive and observational analysis of the environments, where biweekly visits were made to fish commercialization establishments, in the free fair and public market in the city of Cuité-PB. In addition, marketing actions were carried out through the preparation and delivery of folders and fish tasting in a supermarket in the city in order to encourage the consumption of fish. In view of this, it was possible to understand about the offer of products, consumer preferences in relation to the purchase of fish, observe the hygienic-sanitary conditions found with prevalence in commercial points, in addition to also mentioning some marketing strategies already used by some enterprises. However, taking into account these many aspects, it was possible to conclude, mainly, the lack of exploration of the marketing applied to the commercialization of fish, which could act benefiting the traders through the increase of the demand and, consequently, the consumption of these products by the local population.Submitted by Francisca Araujo (rosaguedes251@hotmail.com) on 2023-03-13T17:20:40Z No. of bitstreams: 1 LARISSA THAIS FERNANDES DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLOGICAS CES 2023.pdf: 3001519 bytes, checksum: 0c3996402d68b46648e31b5cb8590148 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-13T17:20:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LARISSA THAIS FERNANDES DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLOGICAS CES 2023.pdf: 3001519 bytes, checksum: 0c3996402d68b46648e31b5cb8590148 (MD5) Previous issue date: 2023-02-14La comercialización de pescado se configura como un significativa dentro de la cadena productiva, y que, además, abarca varios aspectos que tienen gran influencia hasta la decisión de compra del producto por el cliente. Por lo tanto, este trabajo tuvo como objetivo caracterizar la comercialización de pescado en Cuité-PB, centrándose en la identidad visual y en estrategias de marketing de los principales establecimientos comerciales de la ciudad. A La metodología utilizada en el estudio se basó en el análisis descriptivo y ambiente observacional, donde se realizaban visitas quincenales a establecimientos de comercialización de pescado, en la feria libre y mercado público de la ciudad de Cuité-PB. Además, se realizaron acciones de marketing a través de la elaboración y entrega de carpetas y catas de pescado en un supermercado de la ciudad con el fin de incentivar el consumo de pescado. Contra Además, fue posible conocer sobre la oferta de productos, preferencias de consumidores en relación con la adquisición de pescado, observar las condiciones problemas higiénico-sanitarios encontrados con prevalencia en puntos comerciales, además de mencionar algunas estrategias de marketing ya utilizadas por algunas empresas. Sin embargo, teniendo en cuenta todos estos aspectos, fue posible concluir, principalmente, la falta de exploración del marketing aplicado a la comercialización de pescado, que podría actuar beneficiando a los comerciantes a través del aumento la demanda y consecuentemente el consumo de estos productos por parte de la población local.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Educação e Saúde - CESCiências BiológicasPeixesPescadoPescado - comercializaçãoComércio de peixe – marketingPescado – marketing – Cuité - PBTecnologia digitalMercado de pescadoFishFish - commercializationFish trade – marketingFish – marketing – Cuité - PBDigital TechnologyFish marketPezPescado - comercializaciónPescado – comercialización – Cuité - PBPescaderíaCuité - PB - comercialização de pescadoEstratégias de marketing e identidade visual na comercialização de pescado na cidade de Cuité - PB.Marketing strategies and visual identity in the commercialization of fished in the city of Cuité - PB.Estrategias de marketing e identidad visual en la comercialización de pescado en la ciudad de Cuité - PB.2023-02-142023-03-13T17:20:40Z2023-03-132023-03-13T17:20:40Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29051SILVA, Larissa Thais Fernandes da. Estratégias de marketing e identidade visual na comercialização de pescado na cidade de Cuité - PB. 2023. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/29051/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALLARISSA THAIS FERNANDES DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2023.pdfLARISSA THAIS FERNANDES DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2023.pdfapplication/pdf3001519http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/29051/1/LARISSA+THAIS+FERNANDES+DA+SILVA+-+TCC+LICENCIATURA+EM+CI%C3%8ANCIAS+BIOL%C3%93GICAS+CES+2023.pdf0c3996402d68b46648e31b5cb8590148MD51riufcg/290512023-03-13 14:26:09.797oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:34:30.261981Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de marketing e identidade visual na comercialização de pescado na cidade de Cuité - PB.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Marketing strategies and visual identity in the commercialization of fished in the city of Cuité - PB.
Estrategias de marketing e identidad visual en la comercialización de pescado en la ciudad de Cuité - PB.
title Estratégias de marketing e identidade visual na comercialização de pescado na cidade de Cuité - PB.
spellingShingle Estratégias de marketing e identidade visual na comercialização de pescado na cidade de Cuité - PB.
SILVA, Larissa Thais Fernandes da.
Ciências Biológicas
Peixes
Pescado
Pescado - comercialização
Comércio de peixe – marketing
Pescado – marketing – Cuité - PB
Tecnologia digital
Mercado de pescado
Fish
Fish - commercialization
Fish trade – marketing
Fish – marketing – Cuité - PB
Digital Technology
Fish market
Pez
Pescado - comercialización
Pescado – comercialización – Cuité - PB
Pescadería
Cuité - PB - comercialização de pescado
title_short Estratégias de marketing e identidade visual na comercialização de pescado na cidade de Cuité - PB.
title_full Estratégias de marketing e identidade visual na comercialização de pescado na cidade de Cuité - PB.
title_fullStr Estratégias de marketing e identidade visual na comercialização de pescado na cidade de Cuité - PB.
title_full_unstemmed Estratégias de marketing e identidade visual na comercialização de pescado na cidade de Cuité - PB.
title_sort Estratégias de marketing e identidade visual na comercialização de pescado na cidade de Cuité - PB.
author SILVA, Larissa Thais Fernandes da.
author_facet SILVA, Larissa Thais Fernandes da.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv APOLINÁRIO, M. O.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5934335225871856
dc.contributor.referee1.fl_str_mv BELMINO, José Franscidavid Barbosa.
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv BELMINO, J. F. B.
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4898054451569574
dc.contributor.referee2.fl_str_mv GIESTA, Letícia Caporlíngua.
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv GIESTA, L. C.
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6785460495790279
dc.contributor.authorID.fl_str_mv SILVA, L. T. F.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9467196677621366
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Larissa Thais Fernandes da.
contributor_str_mv APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
BELMINO, José Franscidavid Barbosa.
GIESTA, Letícia Caporlíngua.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Biológicas
topic Ciências Biológicas
Peixes
Pescado
Pescado - comercialização
Comércio de peixe – marketing
Pescado – marketing – Cuité - PB
Tecnologia digital
Mercado de pescado
Fish
Fish - commercialization
Fish trade – marketing
Fish – marketing – Cuité - PB
Digital Technology
Fish market
Pez
Pescado - comercialización
Pescado – comercialización – Cuité - PB
Pescadería
Cuité - PB - comercialização de pescado
dc.subject.por.fl_str_mv Peixes
Pescado
Pescado - comercialização
Comércio de peixe – marketing
Pescado – marketing – Cuité - PB
Tecnologia digital
Mercado de pescado
Fish
Fish - commercialization
Fish trade – marketing
Fish – marketing – Cuité - PB
Digital Technology
Fish market
Pez
Pescado - comercialización
Pescado – comercialización – Cuité - PB
Pescadería
Cuité - PB - comercialização de pescado
description A comercialização de pescado se configura como atividade bastante significativa dentro da cadeia produtiva, e que, além disso, abrange vários aspectos que apresentam grandes influências até a decisão de compra do produto pelo cliente. Diante disso, este trabalho objetivou realizar a caracterização da comercialização de pescado em Cuité-PB, com foco na identidade visual e em estratégias de marketing dos principais estabelecimentos comerciais da cidade. A metodologia utilizada no estudo se deu a partir de análise descritiva e observacional dos ambientes, onde foram realizadas visitas quinzenais aos estabelecimentos de comercialização de pescado, na feira livre e mercado público da cidade de Cuité-PB. Além disso, foram realizadas ações de marketing através da confecção e entrega de folders e de realização de degustação de pescado em um supermercado da cidade no intuito de incentivar o consumo de pescado. Diante disso, foi possível compreender sobre a oferta de produtos, preferências dos consumidores em relação à aquisição do pescado, observar as condições higiênico-sanitárias encontradas com prevalência nos pontos comerciais, além de citar algumas estratégias de marketing já utilizadas por alguns empreendimentos. No entanto, levando em consideração estes muitos aspectos, foi possível concluir, principalmente, a falta de exploração do marketing aplicado à comercialização de pescado, o qual poderia atuar beneficiando os comerciantes através do aumento da procura e consequentemente do consumo destes produtos pela população local.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-13T17:20:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-13
2023-03-13T17:20:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29051
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Larissa Thais Fernandes da. Estratégias de marketing e identidade visual na comercialização de pescado na cidade de Cuité - PB. 2023. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29051
identifier_str_mv SILVA, Larissa Thais Fernandes da. Estratégias de marketing e identidade visual na comercialização de pescado na cidade de Cuité - PB. 2023. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Saúde - CES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/29051/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/29051/1/LARISSA+THAIS+FERNANDES+DA+SILVA+-+TCC+LICENCIATURA+EM+CI%C3%8ANCIAS+BIOL%C3%93GICAS+CES+2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
0c3996402d68b46648e31b5cb8590148
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396858465222656