Seleção de plantas fabris para distribuição de veículos leves utilizando o método da programação inteira.
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33108 |
Resumo: | Duas montadoras instaladas no Brasil que iniciaram sua fusão. As Fusões e Aquisições (F&A), reflexos de decisões estratégicas, impactam em outras estratégias e nas diretrizes empresariais, no que tange à busca de vantagens competitivas (Haeruddin, 2017). Esses processos também podem levar a uma rápida expansão, economia de escala, maior produtividade e obtenção de novos mercados, inclusive internacionais (Khan, Soundararajan, Wood, & Ahammad, 2020). De acordo com o anuário da Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA, 2021) sobre a produção anual de automóveis no ano de 2021, foi detectada alta demanda de veículos leves por todo território brasileiro. Por isso, observando a oportunidade de mercado o artigo tem como objetivo minimizar o custo de transporte, mais os custos fixos e variáveis para atender as demandas de concessionárias e lojistas para veículos dos tipos SUV, Sedan, Hatch e Truck que possuem unidades industriais em quatro regiões brasileiras (Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul) assim como, verificar se alguma unidade produtiva deverá ser fechada ou não. Para conseguir transportar os novos automóveis, a nova empresa selecionou cinco unidades de produção nos Estados de Goiás, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo com capacidade de produção suficiente para atender as demandas de diferentes partes do país. Dado esse contexto, estabeleceu-se um estudo para avaliar a viabilidade de distribuição de automóveis de acordo com as demandas dos Estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina e Pará. A partir da modelagem do problema utilizando como dados de capacidade de produção, custo de transporte, demanda por tipo de automóvel e custos fixos e variáveis das montadoras utilizando a programação inteira verificou-se que é possível atender as demandas e que nenhuma unidade produtiva deverá ser fechada. |
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Seleção de plantas fabris para distribuição de veículos leves utilizando o método da programação inteira.Selection of manufacturing plants for the distribution of light vehicles using the integer programming method.Pesquisa operacionalPlantas fabrisProgramação inteiraFusões e aquisiçõesCustosModelagem matemáticaOperational ResearchManufacturing plantsEntire programmingFusions and acquisitionsCostsMathematical modelingEngenharia de Produção.Duas montadoras instaladas no Brasil que iniciaram sua fusão. As Fusões e Aquisições (F&A), reflexos de decisões estratégicas, impactam em outras estratégias e nas diretrizes empresariais, no que tange à busca de vantagens competitivas (Haeruddin, 2017). Esses processos também podem levar a uma rápida expansão, economia de escala, maior produtividade e obtenção de novos mercados, inclusive internacionais (Khan, Soundararajan, Wood, & Ahammad, 2020). De acordo com o anuário da Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA, 2021) sobre a produção anual de automóveis no ano de 2021, foi detectada alta demanda de veículos leves por todo território brasileiro. Por isso, observando a oportunidade de mercado o artigo tem como objetivo minimizar o custo de transporte, mais os custos fixos e variáveis para atender as demandas de concessionárias e lojistas para veículos dos tipos SUV, Sedan, Hatch e Truck que possuem unidades industriais em quatro regiões brasileiras (Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul) assim como, verificar se alguma unidade produtiva deverá ser fechada ou não. Para conseguir transportar os novos automóveis, a nova empresa selecionou cinco unidades de produção nos Estados de Goiás, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo com capacidade de produção suficiente para atender as demandas de diferentes partes do país. Dado esse contexto, estabeleceu-se um estudo para avaliar a viabilidade de distribuição de automóveis de acordo com as demandas dos Estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina e Pará. A partir da modelagem do problema utilizando como dados de capacidade de produção, custo de transporte, demanda por tipo de automóvel e custos fixos e variáveis das montadoras utilizando a programação inteira verificou-se que é possível atender as demandas e que nenhuma unidade produtiva deverá ser fechada.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20232023-11-22T19:22:05Z2023-11-222023-11-22T19:22:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33108DIAS, Adriana Cavalcante; GOMES, Jakyelle Sales; CARVALHO, Wagner dos Anjos; SANTOS, Marcos dos; COSTA, Igor Pinheiro de Araújo. Seleção de plantas fabris para distribuição de veículos leves utilizando o método da programação inteira. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em:porDIAS, Adriana Cavalcante.GOMES, Jakyelle Sales.CARVALHO, Wagner dos Anjos.SANTOS, Marcos dos.COSTA, Igor Pinheiro de Araújo.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T17:52:26Zoai:localhost:riufcg/33108Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T17:52:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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