Seleção de plantas fabris para distribuição de veículos leves utilizando o método da programação inteira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Adriana Cavalcante.
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: GOMES, Jakyelle Sales., CARVALHO, Wagner dos Anjos., SANTOS, Marcos dos., COSTA, Igor Pinheiro de Araújo.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33108
Resumo: Duas montadoras instaladas no Brasil que iniciaram sua fusão. As Fusões e Aquisições (F&A), reflexos de decisões estratégicas, impactam em outras estratégias e nas diretrizes empresariais, no que tange à busca de vantagens competitivas (Haeruddin, 2017). Esses processos também podem levar a uma rápida expansão, economia de escala, maior produtividade e obtenção de novos mercados, inclusive internacionais (Khan, Soundararajan, Wood, & Ahammad, 2020). De acordo com o anuário da Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA, 2021) sobre a produção anual de automóveis no ano de 2021, foi detectada alta demanda de veículos leves por todo território brasileiro. Por isso, observando a oportunidade de mercado o artigo tem como objetivo minimizar o custo de transporte, mais os custos fixos e variáveis para atender as demandas de concessionárias e lojistas para veículos dos tipos SUV, Sedan, Hatch e Truck que possuem unidades industriais em quatro regiões brasileiras (Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul) assim como, verificar se alguma unidade produtiva deverá ser fechada ou não. Para conseguir transportar os novos automóveis, a nova empresa selecionou cinco unidades de produção nos Estados de Goiás, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo com capacidade de produção suficiente para atender as demandas de diferentes partes do país. Dado esse contexto, estabeleceu-se um estudo para avaliar a viabilidade de distribuição de automóveis de acordo com as demandas dos Estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina e Pará. A partir da modelagem do problema utilizando como dados de capacidade de produção, custo de transporte, demanda por tipo de automóvel e custos fixos e variáveis das montadoras utilizando a programação inteira verificou-se que é possível atender as demandas e que nenhuma unidade produtiva deverá ser fechada.
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