Relação família escola: uma parceria necessária.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Fabíola Braga.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13296
Resumo: Este trabalho apresenta considerações acerca da relação existente entre a família e a escola e a reflexão voltada para a necessidade de despertarmos o desejo de participação. Esta pesquisa foi delineada a partir do seguinte questionamento: a falta de participação da família na escola torna-se um obstáculo para a aprendizagem dos alunos do 4° ano do Ensino Fundamental I? Nossa hipótese nos levou a pensar que o aluno que e acompanhado pelos pais na escola tem um maior e melhor desempenho em suas atividades escolares. Para responder a esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: investigar se o desinteresse dos alunos e pela falta de participação da família na escola e refletir as possíveis consequências para o aprendizado do aluno que não tem a participação da família na sua trajetória estudantil. O fenômeno da relação família escola foi discutido a partir do seguinte referencial: Carvalho (2004); Moreira (2008); Nicoietti (2009); Ludke & Andre (1980); Szymanski (1995); dentre outros. Dividimos esta monografia em três capítulos; no primeiro trazemos uma discussão teórica a partir de autores que trabalham com a temática família e escola, destacando a possibilidade de envolvimento dos pais nas atividades escolares para além do momento da matricula. No segundo capitulo temos o Procedimento Metodológico no qual apresentamos a escolha dos sujeitos e do campo onde a pesquisa foi desenvolvida, a importância da relação pesquisador-pesquisado e da caracterização da instituição. No terceiro apresentamos a analise dos dados, momento em que nos deparamos com as falas das crianças referente a participação dos seus pais na vida escolar. Por fim concluímos que a relação família-escola, precisa efetivamente acontecer e para que isso seja possível e necessário que ambos compreendam seu papel diante da educação das crianças, favorecendo uma pratica voltada para o acompanhamento e para medidas que nos possibilitem sairmos das teorizações apenas.
id UFCG_2620d19c2452856c3c1dfc327c507e7d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13296
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relação família escola: uma parceria necessária.School-family relationship: a necessary partnership.Relação família- escolaDiálogo- pais e professoresEnsino fundamentalFamília- participação na escolaAprendizagemFamily-school relationshipDialogue - parents and teachersElementary SchoolFamily - participation in schoolLearningEducação.Este trabalho apresenta considerações acerca da relação existente entre a família e a escola e a reflexão voltada para a necessidade de despertarmos o desejo de participação. Esta pesquisa foi delineada a partir do seguinte questionamento: a falta de participação da família na escola torna-se um obstáculo para a aprendizagem dos alunos do 4° ano do Ensino Fundamental I? Nossa hipótese nos levou a pensar que o aluno que e acompanhado pelos pais na escola tem um maior e melhor desempenho em suas atividades escolares. Para responder a esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: investigar se o desinteresse dos alunos e pela falta de participação da família na escola e refletir as possíveis consequências para o aprendizado do aluno que não tem a participação da família na sua trajetória estudantil. O fenômeno da relação família escola foi discutido a partir do seguinte referencial: Carvalho (2004); Moreira (2008); Nicoietti (2009); Ludke & Andre (1980); Szymanski (1995); dentre outros. Dividimos esta monografia em três capítulos; no primeiro trazemos uma discussão teórica a partir de autores que trabalham com a temática família e escola, destacando a possibilidade de envolvimento dos pais nas atividades escolares para além do momento da matricula. No segundo capitulo temos o Procedimento Metodológico no qual apresentamos a escolha dos sujeitos e do campo onde a pesquisa foi desenvolvida, a importância da relação pesquisador-pesquisado e da caracterização da instituição. No terceiro apresentamos a analise dos dados, momento em que nos deparamos com as falas das crianças referente a participação dos seus pais na vida escolar. Por fim concluímos que a relação família-escola, precisa efetivamente acontecer e para que isso seja possível e necessário que ambos compreendam seu papel diante da educação das crianças, favorecendo uma pratica voltada para o acompanhamento e para medidas que nos possibilitem sairmos das teorizações apenas.This work presents considerations about the relationship between the family and school and reflection on the need to awaken the desire to participate. This research was delineated from the following questioning: the lack of family participation in school becomes an obstacle to the learning of 4th grade elementary school students I? Our hypothesis led us to think that the student who is accompanied by parents at school have a greater and better performance in their activities schoolchildren. To answer this question, we elaborated the following objectives: to investigate whether the students' lack of interest and the lack of participation at school and reflect the possible consequences for learning of the student who does not have the participation of the family in his student trajectory. THE phenomenon of the family-school relationship was discussed based on the following framework: Carvalho (2004); Moreira (2008); Nicoietti (2009); Ludke & Andre (1980); Szymanski (1995); among others. We divided this monograph into three chapters; in the first we bring a theoretical discussion from authors who work with the theme of family and school, highlighting the possibility of involvement parents in school activities beyond the time of enrollment. At the second chapter we have the Methodological Procedure in which we present the choice of subjects and the field where the research was developed, the importance of the researcher-researched relationship and the characterization of institution. In the third we present the analysis of the data, when we come across the children's statements regarding the participation of their parents in school life. Finally, we conclude that the family-school relationship needs to actually happen and for that to be possible and necessary that both understand their role in the education of children, favoring a practice focused on monitoring and measures that enable us we leave theorizations only.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501BEZERRA, Fabíola Braga.20102020-07-14T20:10:15Z2020-07-142020-07-14T20:10:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13296BEZERRA, Fabíola Braga. Relação família escola: uma parceria necessária. 2010. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T17:41:22Zoai:localhost:riufcg/13296Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T17:41:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação família escola: uma parceria necessária.
School-family relationship: a necessary partnership.
title Relação família escola: uma parceria necessária.
spellingShingle Relação família escola: uma parceria necessária.
BEZERRA, Fabíola Braga.
Relação família- escola
Diálogo- pais e professores
Ensino fundamental
Família- participação na escola
Aprendizagem
Family-school relationship
Dialogue - parents and teachers
Elementary School
Family - participation in school
Learning
Educação.
title_short Relação família escola: uma parceria necessária.
title_full Relação família escola: uma parceria necessária.
title_fullStr Relação família escola: uma parceria necessária.
title_full_unstemmed Relação família escola: uma parceria necessária.
title_sort Relação família escola: uma parceria necessária.
author BEZERRA, Fabíola Braga.
author_facet BEZERRA, Fabíola Braga.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Zildene Francisca.
PEREIRA, Z. F.
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Fabíola Braga.
dc.subject.por.fl_str_mv Relação família- escola
Diálogo- pais e professores
Ensino fundamental
Família- participação na escola
Aprendizagem
Family-school relationship
Dialogue - parents and teachers
Elementary School
Family - participation in school
Learning
Educação.
topic Relação família- escola
Diálogo- pais e professores
Ensino fundamental
Família- participação na escola
Aprendizagem
Family-school relationship
Dialogue - parents and teachers
Elementary School
Family - participation in school
Learning
Educação.
description Este trabalho apresenta considerações acerca da relação existente entre a família e a escola e a reflexão voltada para a necessidade de despertarmos o desejo de participação. Esta pesquisa foi delineada a partir do seguinte questionamento: a falta de participação da família na escola torna-se um obstáculo para a aprendizagem dos alunos do 4° ano do Ensino Fundamental I? Nossa hipótese nos levou a pensar que o aluno que e acompanhado pelos pais na escola tem um maior e melhor desempenho em suas atividades escolares. Para responder a esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: investigar se o desinteresse dos alunos e pela falta de participação da família na escola e refletir as possíveis consequências para o aprendizado do aluno que não tem a participação da família na sua trajetória estudantil. O fenômeno da relação família escola foi discutido a partir do seguinte referencial: Carvalho (2004); Moreira (2008); Nicoietti (2009); Ludke & Andre (1980); Szymanski (1995); dentre outros. Dividimos esta monografia em três capítulos; no primeiro trazemos uma discussão teórica a partir de autores que trabalham com a temática família e escola, destacando a possibilidade de envolvimento dos pais nas atividades escolares para além do momento da matricula. No segundo capitulo temos o Procedimento Metodológico no qual apresentamos a escolha dos sujeitos e do campo onde a pesquisa foi desenvolvida, a importância da relação pesquisador-pesquisado e da caracterização da instituição. No terceiro apresentamos a analise dos dados, momento em que nos deparamos com as falas das crianças referente a participação dos seus pais na vida escolar. Por fim concluímos que a relação família-escola, precisa efetivamente acontecer e para que isso seja possível e necessário que ambos compreendam seu papel diante da educação das crianças, favorecendo uma pratica voltada para o acompanhamento e para medidas que nos possibilitem sairmos das teorizações apenas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2020-07-14T20:10:15Z
2020-07-14
2020-07-14T20:10:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13296
BEZERRA, Fabíola Braga. Relação família escola: uma parceria necessária. 2010. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13296
identifier_str_mv BEZERRA, Fabíola Braga. Relação família escola: uma parceria necessária. 2010. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744446752817152