Escola, desempenho, família : relações que se constroem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rejane Petró de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35732
Resumo: A integração entre a família e a escola pode ser considerada, senão a mais importante, um dos pontos principais para a melhoria da aprendizagem da criança. Esta relação deve ser baseada na busca incansável de uma melhoria no ensino-aprendizagem. A partir da experiência de estágio, onde foi destaque a escassa participação dos pais na vida escolar de seus filhos, este trabalho apresenta o objetivo de buscar informações e subsídios que possam auxiliar no resgate desta participação e despertar a conscientização de professores, pais e alunos para o processo de aprendizagem e, com isto, um melhor aproveitamento escolar do aluno/filho para que, através desta relação, as potencialidades cognitivas e afetivas dos alunos, possam ser otimizadas.
id UFRGS-2_fcdd140f8d98a822e3ae5df318c05e40
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35732
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Rejane Petró deGandin, Luis Armando2011-12-20T01:19:43Z2010http://hdl.handle.net/10183/35732000795229A integração entre a família e a escola pode ser considerada, senão a mais importante, um dos pontos principais para a melhoria da aprendizagem da criança. Esta relação deve ser baseada na busca incansável de uma melhoria no ensino-aprendizagem. A partir da experiência de estágio, onde foi destaque a escassa participação dos pais na vida escolar de seus filhos, este trabalho apresenta o objetivo de buscar informações e subsídios que possam auxiliar no resgate desta participação e despertar a conscientização de professores, pais e alunos para o processo de aprendizagem e, com isto, um melhor aproveitamento escolar do aluno/filho para que, através desta relação, as potencialidades cognitivas e afetivas dos alunos, possam ser otimizadas.The integration between family and school may be considered, if not more important, a major focus for improving the child's learning. This relationship must be based on a relentless search for improvement in teaching and learning. From the internship experience, where he highlighted the low participation of parents in their children's school life, this work presents the purpose of seeking information, subsidies that would assist in the rescue of such participation and raise awareness of teachers, parents and students to the learning process and, thus, better educational outcomes of student / child, so that through this relationship, affective and cognitive disabilities of the students, could be rectified.application/pdfporRelação escola-famíliaLearningFamilySchoolParticipationEscola, desempenho, família : relações que se constroeminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000795229.pdf.txt000795229.pdf.txtExtracted Texttext/plain65882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35732/2/000795229.pdf.txt00d34eba2c06dd11ae68f03bff25325bMD52ORIGINAL000795229.pdf000795229.pdfTexto completoapplication/pdf213303http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35732/1/000795229.pdf4a09b93d0f6d43f3c70881fed1c9f5ddMD51THUMBNAIL000795229.pdf.jpg000795229.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35732/3/000795229.pdf.jpg8d7955b214d2642f316f65cdd92964b0MD5310183/357322018-10-09 08:03:43.585oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35732Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:03:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola, desempenho, família : relações que se constroem
title Escola, desempenho, família : relações que se constroem
spellingShingle Escola, desempenho, família : relações que se constroem
Oliveira, Rejane Petró de
Relação escola-família
Learning
Family
School
Participation
title_short Escola, desempenho, família : relações que se constroem
title_full Escola, desempenho, família : relações que se constroem
title_fullStr Escola, desempenho, família : relações que se constroem
title_full_unstemmed Escola, desempenho, família : relações que se constroem
title_sort Escola, desempenho, família : relações que se constroem
author Oliveira, Rejane Petró de
author_facet Oliveira, Rejane Petró de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rejane Petró de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gandin, Luis Armando
contributor_str_mv Gandin, Luis Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Relação escola-família
topic Relação escola-família
Learning
Family
School
Participation
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Family
School
Participation
description A integração entre a família e a escola pode ser considerada, senão a mais importante, um dos pontos principais para a melhoria da aprendizagem da criança. Esta relação deve ser baseada na busca incansável de uma melhoria no ensino-aprendizagem. A partir da experiência de estágio, onde foi destaque a escassa participação dos pais na vida escolar de seus filhos, este trabalho apresenta o objetivo de buscar informações e subsídios que possam auxiliar no resgate desta participação e despertar a conscientização de professores, pais e alunos para o processo de aprendizagem e, com isto, um melhor aproveitamento escolar do aluno/filho para que, através desta relação, as potencialidades cognitivas e afetivas dos alunos, possam ser otimizadas.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35732
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000795229
url http://hdl.handle.net/10183/35732
identifier_str_mv 000795229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35732/2/000795229.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35732/1/000795229.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35732/3/000795229.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 00d34eba2c06dd11ae68f03bff25325b
4a09b93d0f6d43f3c70881fed1c9f5dd
8d7955b214d2642f316f65cdd92964b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447069159063552