Gestão de resíduos sólidos à luz da logística reversa: um estudo de caso em um supermercado de médio porte em Ingá – PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Alcemir Minervino dos.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5641
Resumo: Atualmente, as questões ambientais estão cada vez mais em evidência no contexto empresarial. Preservar o ambiente, agora faz parte da estratégia de muitas empresas. Deste modo, surgiu a gestão ambiental nas empresas, a partir das mudanças no comportamento do consumidor em relação a grande diversidade de produtos e serviços oferecidos pelo mercado. Sendo assim, esta pesquisa tem o intuito de analisar a gestão dos resíduos sólidos gerados pelas atividades de um supermercado de médio porte localizado em Ingá-PB, à luz da logística reversa. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, a partir de uma pesquisa qualitativa/descritiva aplicada no supermercado “MultiBom”. Quanto aos resultados alcançados, os principais resíduos gerados pela operacionalização das atividades do supermercado são: o plástico, o papelão e os restos de alimentos, classificados como: frutas, legumes, verduras, e partes das carnes impróprias para comercialização. Entretanto, foi constatado que a empresa utiliza diversos canais reversos a fim de destinar adequadamente cada um desses resíduos de forma que os mesmos não incorpore à destinação inadequada e gerem impacto ao ambiente. Desta forma, notou-se que o reaproveitamento das embalagens, as parcerias firmadas a partir da doação de resíduos e o ganho econômico a partir da venda do papelão e plástico, contribuem para a redução do impacto no meio ambiente. Diante disso, também foi possível concluir que a empresa pesquisada gerencia os resíduos gerados a partir de suas atividades, reduzindo o volume de descartes inadequados no meio ambiente.
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Quanto aos resultados alcançados, os principais resíduos gerados pela operacionalização das atividades do supermercado são: o plástico, o papelão e os restos de alimentos, classificados como: frutas, legumes, verduras, e partes das carnes impróprias para comercialização. Entretanto, foi constatado que a empresa utiliza diversos canais reversos a fim de destinar adequadamente cada um desses resíduos de forma que os mesmos não incorpore à destinação inadequada e gerem impacto ao ambiente. Desta forma, notou-se que o reaproveitamento das embalagens, as parcerias firmadas a partir da doação de resíduos e o ganho econômico a partir da venda do papelão e plástico, contribuem para a redução do impacto no meio ambiente. Diante disso, também foi possível concluir que a empresa pesquisada gerencia os resíduos gerados a partir de suas atividades, reduzindo o volume de descartes inadequados no meio ambiente.Nowadays, environmental issues are increasingly in evidence in the business context. Preserve the environment, is now part of the strategy of many companies. Thus emerged the environmental management in companies, from changes in consumer behavior towards the great diversity of products and services offered by the market. Thus, this research aims to analyze the management of solid waste generated by the activities of a midsize supermarket located in Inga-PB in the light of reverse logistics. The methodology used was a case study from a qualitative / descriptive applied research in the supermarket "MultiBom". As for the results achieved, the main waste generated by the operation of the supermarket business are: plastic, cardboard and food remnants, classified as fruits, vegetables, and parts of the meat unfit for marketing. However, it was found that the company uses various channels reverse in order to properly allocate each of these residues so that they do not incorporate the inadequate allocation and manage impact on the environment. Thus, it was noted that the reuse of packaging, partnerships signed from the waste of donation and economic gain from the sale of cardboard and plastic, contribute to reducing the impact on the environment. Therefore, it was also concluded that the company researched manages the waste generated from their activities, reducing the volume of inappropriate discharges on the environment.Submitted by Vivianne Morais (vivianne.santos.morais@gmail.com) on 2019-08-10T20:37:35Z No. of bitstreams: 1 ALCEMIR MINERVINO DOS SANTOS – TCC ADMINISTRAÇÃO 2015..pdf: 858526 bytes, checksum: 3393ee1bed6bd036d8bc3986099937bf (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-10T20:37:35Z (GMT). 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(Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. 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