Educação financeira: uma articulação com a realidade familiar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Michelle Adeilma da Costa.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35437
Resumo: O presente artigo foi produzido como requisito para obtenção do título de Especialista pelo Programa de Pós Graduação em Ensino da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido, desenvolvido no Centro de Desenvolvimento do Semiárido - CDSA da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Atualmente, com a influência das mídias digitais, sobretudo da internet, as pessoas têm sido cada vez mais levadas ao consumismo desenfreado e endividamento, reflexo, muitas vezes, da falta de uma educação financeira consolidada. Pensando nisso e na realidade financeira da nossa região, apresentamos algumas reflexões sobre a necessidade de trabalhar a Educação Financeira desde o Ensino Fundamental, a fim de que os jovens comecem a se conscientizarem desde cedo acerca de aspectos que permeiam sua realidade financeira. Partindo disso, desenvolvemos uma pesquisa em uma turma do 9° Ano de uma Escola Municipal na zona rural do município de Monteiro – PB, cujo objetivo foi possibilitar através de uma imersão na Educação Financeira, a construção de metas que auxiliem os jovens estudantes daquela localidade a buscarem melhores condições por meio da organização financeira, podendo despertar a compreensão para a construção do planejamento financeiro familiar, por exemplo. Os resultados apontaram que os alunos conseguiram entender aspectos relacionados ao dinheiro dentro do orçamento da sua família, e ao mesmo tempo, conseguiram identificar como a Educação Financeira pode propiciar melhorias na qualidade de vida de acordo com a sua realidade.
id UFCG_272cf0c501fa7c3a7cc8e8ef93cbdc6b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35437
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação financeira: uma articulação com a realidade familiar.Financial education: an articulation with family reality.Educação financeiraEducação matemáticaEnsino fundamentalFinancial educationMathematics educationElementary educationCiências da NaturezaMatemáticaO presente artigo foi produzido como requisito para obtenção do título de Especialista pelo Programa de Pós Graduação em Ensino da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido, desenvolvido no Centro de Desenvolvimento do Semiárido - CDSA da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Atualmente, com a influência das mídias digitais, sobretudo da internet, as pessoas têm sido cada vez mais levadas ao consumismo desenfreado e endividamento, reflexo, muitas vezes, da falta de uma educação financeira consolidada. Pensando nisso e na realidade financeira da nossa região, apresentamos algumas reflexões sobre a necessidade de trabalhar a Educação Financeira desde o Ensino Fundamental, a fim de que os jovens comecem a se conscientizarem desde cedo acerca de aspectos que permeiam sua realidade financeira. Partindo disso, desenvolvemos uma pesquisa em uma turma do 9° Ano de uma Escola Municipal na zona rural do município de Monteiro – PB, cujo objetivo foi possibilitar através de uma imersão na Educação Financeira, a construção de metas que auxiliem os jovens estudantes daquela localidade a buscarem melhores condições por meio da organização financeira, podendo despertar a compreensão para a construção do planejamento financeiro familiar, por exemplo. Os resultados apontaram que os alunos conseguiram entender aspectos relacionados ao dinheiro dentro do orçamento da sua família, e ao mesmo tempo, conseguiram identificar como a Educação Financeira pode propiciar melhorias na qualidade de vida de acordo com a sua realidade.This article was produced as a requirement for obtaining the degree of Specialist by the Postgraduate Program in Nature Teaching and Mathematics for Coexistence with Semiarid, developed in the Center for Semiarid Development - CDSA of the Federal University of Campina Grande - UFCG. Today, with the influence of digital media, especially the internet, people have been increasingly driven to unbridled consumerism and indebtedness, often reflecting the lack of consolidated financial education. Considering this and the financial reality of our region, we present some reflections on the need to work on Financial Education since elementary school, so that young people start to become aware early on of aspects that permeate their financial reality. Starting from this, we developed a survey in a class of the 9th Year of a Municipal School in the rural area of the municipality of Monteiro - PB,whose objective was to make possible through an immersion in Financial Education, the construction of goals that help the young students of that locality to seek better conditions through the financial organization, can awaken the understanding for the construction of the family financial planning, for example. The results showed that students were able to understand aspects related to money within their family's budget, and at the same time were able to identify how Financial Education can provide improvements in quality of life according to their reality.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMEIRA, Gilmara Gomes.MEIRA, G. G.CAVALCANTE, José Luiz.CAVALCANTE, J. L.CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.CAVALCANTE, N. I. S.SILVA, Michelle Adeilma da Costa.2023-12-142024-04-15T18:42:41Z2024-04-152024-04-15T18:42:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35437SILVA, Michelle Adeilma da Costa. Educação financeira: uma articulação com a realidade familiar. 2023. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35437porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-15T18:43:17Zoai:localhost:riufcg/35437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-15T18:43:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação financeira: uma articulação com a realidade familiar.
Financial education: an articulation with family reality.
title Educação financeira: uma articulação com a realidade familiar.
spellingShingle Educação financeira: uma articulação com a realidade familiar.
SILVA, Michelle Adeilma da Costa.
Educação financeira
Educação matemática
Ensino fundamental
Financial education
Mathematics education
Elementary education
Ciências da Natureza
Matemática
title_short Educação financeira: uma articulação com a realidade familiar.
title_full Educação financeira: uma articulação com a realidade familiar.
title_fullStr Educação financeira: uma articulação com a realidade familiar.
title_full_unstemmed Educação financeira: uma articulação com a realidade familiar.
title_sort Educação financeira: uma articulação com a realidade familiar.
author SILVA, Michelle Adeilma da Costa.
author_facet SILVA, Michelle Adeilma da Costa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MEIRA, Gilmara Gomes.
MEIRA, G. G.
CAVALCANTE, José Luiz.
CAVALCANTE, J. L.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
CAVALCANTE, N. I. S.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Michelle Adeilma da Costa.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Educação matemática
Ensino fundamental
Financial education
Mathematics education
Elementary education
Ciências da Natureza
Matemática
topic Educação financeira
Educação matemática
Ensino fundamental
Financial education
Mathematics education
Elementary education
Ciências da Natureza
Matemática
description O presente artigo foi produzido como requisito para obtenção do título de Especialista pelo Programa de Pós Graduação em Ensino da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido, desenvolvido no Centro de Desenvolvimento do Semiárido - CDSA da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Atualmente, com a influência das mídias digitais, sobretudo da internet, as pessoas têm sido cada vez mais levadas ao consumismo desenfreado e endividamento, reflexo, muitas vezes, da falta de uma educação financeira consolidada. Pensando nisso e na realidade financeira da nossa região, apresentamos algumas reflexões sobre a necessidade de trabalhar a Educação Financeira desde o Ensino Fundamental, a fim de que os jovens comecem a se conscientizarem desde cedo acerca de aspectos que permeiam sua realidade financeira. Partindo disso, desenvolvemos uma pesquisa em uma turma do 9° Ano de uma Escola Municipal na zona rural do município de Monteiro – PB, cujo objetivo foi possibilitar através de uma imersão na Educação Financeira, a construção de metas que auxiliem os jovens estudantes daquela localidade a buscarem melhores condições por meio da organização financeira, podendo despertar a compreensão para a construção do planejamento financeiro familiar, por exemplo. Os resultados apontaram que os alunos conseguiram entender aspectos relacionados ao dinheiro dentro do orçamento da sua família, e ao mesmo tempo, conseguiram identificar como a Educação Financeira pode propiciar melhorias na qualidade de vida de acordo com a sua realidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
2024-04-15T18:42:41Z
2024-04-15
2024-04-15T18:42:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35437
SILVA, Michelle Adeilma da Costa. Educação financeira: uma articulação com a realidade familiar. 2023. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35437
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35437
identifier_str_mv SILVA, Michelle Adeilma da Costa. Educação financeira: uma articulação com a realidade familiar. 2023. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744619812945920