Análise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Mateus de Lima.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29275
Resumo: Nos últimos anos, o uso de plataformas de ensino ganhou mais espaço nas instituições de educação, seja de modo complementar ao ensino presencial, ou para cursos totalmente remotos. Dessa forma, é de grande importância o acesso às informações e funcionalidades nesses serviços à usuários com algum tipo de deficiência. No entanto, grande parte dos sistemas ainda não são projetados priorizando requisitos e padrões de usabilidade e acessibilidade para pessoas com deficiência, onde se pode destacar o grupo dos deficientes visuais, que segundo a Organização Mundial da Saúde, no mundo, são 39 milhões de pessoas. Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), uma das plataformas usadas para o ensino remoto é o Moodle. Neste contexto, este artigo apresenta um estudo para avaliar o nível de acessibilidade visual da plataforma Moodle usando ferramentas automáticas e testes de usabilidade com participantes quem tinham algum grau de deficiência visual, com o intuito de encontrar possíveis problemas de interação. Os resultados mostram que a plataforma não pode ser considerada totalmente acessível a todo e qualquer aluno com deficiência visual para usar plenamente todos os serviços disponibilizados nele, devido às violações das diretrizes utilizadas nas avaliações automáticas e de usabilidade.
id UFCG_273ddeffe81566ffc721483f7ff1aabd
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29275
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão.Analysis of visual accessibility in the usability of the moodle platform for the visually impaired and low vision.Plataforma moodleMoodle platformAcessibilidade visualVisual accessibilityDeficientes visuaisVisually impairedPortadores de baixa visãoLow vision carriersUsabilidade - plataforma moodleUsability - moodle platformCiência da Computação.Nos últimos anos, o uso de plataformas de ensino ganhou mais espaço nas instituições de educação, seja de modo complementar ao ensino presencial, ou para cursos totalmente remotos. Dessa forma, é de grande importância o acesso às informações e funcionalidades nesses serviços à usuários com algum tipo de deficiência. No entanto, grande parte dos sistemas ainda não são projetados priorizando requisitos e padrões de usabilidade e acessibilidade para pessoas com deficiência, onde se pode destacar o grupo dos deficientes visuais, que segundo a Organização Mundial da Saúde, no mundo, são 39 milhões de pessoas. Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), uma das plataformas usadas para o ensino remoto é o Moodle. Neste contexto, este artigo apresenta um estudo para avaliar o nível de acessibilidade visual da plataforma Moodle usando ferramentas automáticas e testes de usabilidade com participantes quem tinham algum grau de deficiência visual, com o intuito de encontrar possíveis problemas de interação. Os resultados mostram que a plataforma não pode ser considerada totalmente acessível a todo e qualquer aluno com deficiência visual para usar plenamente todos os serviços disponibilizados nele, devido às violações das diretrizes utilizadas nas avaliações automáticas e de usabilidade.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGMASSONI, Tiago Lima.MASSONI, T. L.http://lattes.cnpq.br/3563923906851611OLIVEIRA, Maxwell Guimarães de.OLIVEIRA, M. G.http://lattes.cnpq.br/9070169649750195BRASILEIRO, Francisco Vilar.BRASILEIRO, F. V.http://lattes.cnpq.br/5957855817378897OLIVEIRA, Mateus de Lima.2022-09-022023-04-05T17:52:00Z2023-04-052023-04-05T17:52:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29275OLIVEIRA, Mateus de Lima. Análise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão. 2022. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29275porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-05T17:54:46Zoai:localhost:riufcg/29275Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-05T17:54:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão.
Analysis of visual accessibility in the usability of the moodle platform for the visually impaired and low vision.
title Análise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão.
spellingShingle Análise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão.
OLIVEIRA, Mateus de Lima.
Plataforma moodle
Moodle platform
Acessibilidade visual
Visual accessibility
Deficientes visuais
Visually impaired
Portadores de baixa visão
Low vision carriers
Usabilidade - plataforma moodle
Usability - moodle platform
Ciência da Computação.
title_short Análise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão.
title_full Análise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão.
title_fullStr Análise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão.
title_full_unstemmed Análise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão.
title_sort Análise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão.
author OLIVEIRA, Mateus de Lima.
author_facet OLIVEIRA, Mateus de Lima.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MASSONI, Tiago Lima.
MASSONI, T. L.
http://lattes.cnpq.br/3563923906851611
OLIVEIRA, Maxwell Guimarães de.
OLIVEIRA, M. G.
http://lattes.cnpq.br/9070169649750195
BRASILEIRO, Francisco Vilar.
BRASILEIRO, F. V.
http://lattes.cnpq.br/5957855817378897
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Mateus de Lima.
dc.subject.por.fl_str_mv Plataforma moodle
Moodle platform
Acessibilidade visual
Visual accessibility
Deficientes visuais
Visually impaired
Portadores de baixa visão
Low vision carriers
Usabilidade - plataforma moodle
Usability - moodle platform
Ciência da Computação.
topic Plataforma moodle
Moodle platform
Acessibilidade visual
Visual accessibility
Deficientes visuais
Visually impaired
Portadores de baixa visão
Low vision carriers
Usabilidade - plataforma moodle
Usability - moodle platform
Ciência da Computação.
description Nos últimos anos, o uso de plataformas de ensino ganhou mais espaço nas instituições de educação, seja de modo complementar ao ensino presencial, ou para cursos totalmente remotos. Dessa forma, é de grande importância o acesso às informações e funcionalidades nesses serviços à usuários com algum tipo de deficiência. No entanto, grande parte dos sistemas ainda não são projetados priorizando requisitos e padrões de usabilidade e acessibilidade para pessoas com deficiência, onde se pode destacar o grupo dos deficientes visuais, que segundo a Organização Mundial da Saúde, no mundo, são 39 milhões de pessoas. Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), uma das plataformas usadas para o ensino remoto é o Moodle. Neste contexto, este artigo apresenta um estudo para avaliar o nível de acessibilidade visual da plataforma Moodle usando ferramentas automáticas e testes de usabilidade com participantes quem tinham algum grau de deficiência visual, com o intuito de encontrar possíveis problemas de interação. Os resultados mostram que a plataforma não pode ser considerada totalmente acessível a todo e qualquer aluno com deficiência visual para usar plenamente todos os serviços disponibilizados nele, devido às violações das diretrizes utilizadas nas avaliações automáticas e de usabilidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-02
2023-04-05T17:52:00Z
2023-04-05
2023-04-05T17:52:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29275
OLIVEIRA, Mateus de Lima. Análise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão. 2022. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29275
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29275
identifier_str_mv OLIVEIRA, Mateus de Lima. Análise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão. 2022. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744572483371008