Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VILAR JUNIOR, José Plauto da Silva.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2023.tccmon.vilarjunior
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31359
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral refletir sobre processos de alfabetização e letramento em escolas do campo de maneira articulada à reflexão sobre a formação docente. Os objetivos específicos foram: refletir sobre aspectos históricos e conceituais da educação do campo no Brasil; discutir sobre concepções de alfabetização e letramento na escola; refletir sobre a formação de professores alfabetizadores do campo em nosso país. No que se refere à metodologia empregada neste estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa na qual realizou-se pesquisa de caráter bibliográfico. No decorrer do trabalho foi possível perceber que há ainda muitos desafios para que a educação do campo e os processos de alfabetização e letramento nestes espaços possam ser efetivamente valorizados. Quanto a formação de professores, identificamos também muitos desafios. É necessário que se possa investir mais na formação do professor do campo, para que o mesmo possa acima de tudo, se sentir motivado e consequentemente possa passar essa motivação para os alunos, deve-se também proporcionar condições melhores para os alunos e professores, tendo uma boa estrutura e material apropriado. Conclui-se que a formação do professor é de suma importância para um melhor desempenho do mesmo na tarefa de alfabetizar letrando no campo, bem como também para um melhor aprendizado do aluno.
id UFCG_27627026dcee507f2918f3a4808a27b5
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31359
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões.Literacy, literacy and teacher training in Rural Education: some reflections.Educação do CampoEducação do CampoEducação do CampoEducação do CampoEscolas do campoField EducationLiteracyTeacher trainingField SchoolsEducação do CampoEste trabalho teve como objetivo geral refletir sobre processos de alfabetização e letramento em escolas do campo de maneira articulada à reflexão sobre a formação docente. Os objetivos específicos foram: refletir sobre aspectos históricos e conceituais da educação do campo no Brasil; discutir sobre concepções de alfabetização e letramento na escola; refletir sobre a formação de professores alfabetizadores do campo em nosso país. No que se refere à metodologia empregada neste estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa na qual realizou-se pesquisa de caráter bibliográfico. No decorrer do trabalho foi possível perceber que há ainda muitos desafios para que a educação do campo e os processos de alfabetização e letramento nestes espaços possam ser efetivamente valorizados. Quanto a formação de professores, identificamos também muitos desafios. É necessário que se possa investir mais na formação do professor do campo, para que o mesmo possa acima de tudo, se sentir motivado e consequentemente possa passar essa motivação para os alunos, deve-se também proporcionar condições melhores para os alunos e professores, tendo uma boa estrutura e material apropriado. Conclui-se que a formação do professor é de suma importância para um melhor desempenho do mesmo na tarefa de alfabetizar letrando no campo, bem como também para um melhor aprendizado do aluno.The general objective of this work was to reflect on literacy processes in rural schools in an articulated manner with reflection on teacher training. The specific objectives were: to reflect on historical and conceptual aspects of rural education in Brazil; discuss concepts of literacy at school; reflect on the training of rural literacy teachers in our country. With regard to the methodology used in this study, we opted for qualitative research in which a bibliographical research was carried out. In the course of the work, it was possible to perceive that there are still many challenges for rural education and the literacy processes in these spaces to be effectively valued. As for teacher training, we also identified many challenges. It is necessary to invest more in the training of rural teachers, so that they can, above all, feel motivated and consequently be able to pass this motivation on to the students; better conditions for students and teachers should be provided, having a good structure and appropriate material. It is concluded that teacher training is of paramount importance for a better performance in the task of literacy in the rural schools, as well as for better student learning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSÁ, Carolina Figueiredo de.SÁ, C. F.http://lattes.cnpq.br/0857154787322623SOUSA, Rafael Barros de.SOUSA, R. B.SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.SILVA, F. G. P.VILAR JUNIOR, José Plauto da Silva.2023-06-222023-08-09T14:56:25Z2023-08-092023-08-09T14:56:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2023.tccmon.vilarjuniorhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31359VILAR JUNIOR, José Plauto da Silva. Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31359porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-09T15:04:58Zoai:localhost:riufcg/31359Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-09T15:04:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões.
Literacy, literacy and teacher training in Rural Education: some reflections.
title Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões.
spellingShingle Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões.
VILAR JUNIOR, José Plauto da Silva.
Educação do Campo
Educação do Campo
Educação do Campo
Educação do Campo
Escolas do campo
Field Education
Literacy
Teacher training
Field Schools
Educação do Campo
title_short Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões.
title_full Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões.
title_fullStr Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões.
title_full_unstemmed Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões.
title_sort Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões.
author VILAR JUNIOR, José Plauto da Silva.
author_facet VILAR JUNIOR, José Plauto da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SÁ, Carolina Figueiredo de.
SÁ, C. F.
http://lattes.cnpq.br/0857154787322623
SOUSA, Rafael Barros de.
SOUSA, R. B.
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
SILVA, F. G. P.
dc.contributor.author.fl_str_mv VILAR JUNIOR, José Plauto da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Educação do Campo
Educação do Campo
Educação do Campo
Escolas do campo
Field Education
Literacy
Teacher training
Field Schools
Educação do Campo
topic Educação do Campo
Educação do Campo
Educação do Campo
Educação do Campo
Escolas do campo
Field Education
Literacy
Teacher training
Field Schools
Educação do Campo
description Este trabalho teve como objetivo geral refletir sobre processos de alfabetização e letramento em escolas do campo de maneira articulada à reflexão sobre a formação docente. Os objetivos específicos foram: refletir sobre aspectos históricos e conceituais da educação do campo no Brasil; discutir sobre concepções de alfabetização e letramento na escola; refletir sobre a formação de professores alfabetizadores do campo em nosso país. No que se refere à metodologia empregada neste estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa na qual realizou-se pesquisa de caráter bibliográfico. No decorrer do trabalho foi possível perceber que há ainda muitos desafios para que a educação do campo e os processos de alfabetização e letramento nestes espaços possam ser efetivamente valorizados. Quanto a formação de professores, identificamos também muitos desafios. É necessário que se possa investir mais na formação do professor do campo, para que o mesmo possa acima de tudo, se sentir motivado e consequentemente possa passar essa motivação para os alunos, deve-se também proporcionar condições melhores para os alunos e professores, tendo uma boa estrutura e material apropriado. Conclui-se que a formação do professor é de suma importância para um melhor desempenho do mesmo na tarefa de alfabetizar letrando no campo, bem como também para um melhor aprendizado do aluno.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-22
2023-08-09T14:56:25Z
2023-08-09
2023-08-09T14:56:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2023.tccmon.vilarjunior
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31359
VILAR JUNIOR, José Plauto da Silva. Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31359
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2023.tccmon.vilarjunior
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31359
identifier_str_mv VILAR JUNIOR, José Plauto da Silva. Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744589704134656