Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2023.tccmon.vilarjunior http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31359 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo geral refletir sobre processos de alfabetização e letramento em escolas do campo de maneira articulada à reflexão sobre a formação docente. Os objetivos específicos foram: refletir sobre aspectos históricos e conceituais da educação do campo no Brasil; discutir sobre concepções de alfabetização e letramento na escola; refletir sobre a formação de professores alfabetizadores do campo em nosso país. No que se refere à metodologia empregada neste estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa na qual realizou-se pesquisa de caráter bibliográfico. No decorrer do trabalho foi possível perceber que há ainda muitos desafios para que a educação do campo e os processos de alfabetização e letramento nestes espaços possam ser efetivamente valorizados. Quanto a formação de professores, identificamos também muitos desafios. É necessário que se possa investir mais na formação do professor do campo, para que o mesmo possa acima de tudo, se sentir motivado e consequentemente possa passar essa motivação para os alunos, deve-se também proporcionar condições melhores para os alunos e professores, tendo uma boa estrutura e material apropriado. Conclui-se que a formação do professor é de suma importância para um melhor desempenho do mesmo na tarefa de alfabetizar letrando no campo, bem como também para um melhor aprendizado do aluno. |
id |
UFCG_27627026dcee507f2918f3a4808a27b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31359 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões.Literacy, literacy and teacher training in Rural Education: some reflections.Educação do CampoEducação do CampoEducação do CampoEducação do CampoEscolas do campoField EducationLiteracyTeacher trainingField SchoolsEducação do CampoEste trabalho teve como objetivo geral refletir sobre processos de alfabetização e letramento em escolas do campo de maneira articulada à reflexão sobre a formação docente. Os objetivos específicos foram: refletir sobre aspectos históricos e conceituais da educação do campo no Brasil; discutir sobre concepções de alfabetização e letramento na escola; refletir sobre a formação de professores alfabetizadores do campo em nosso país. No que se refere à metodologia empregada neste estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa na qual realizou-se pesquisa de caráter bibliográfico. No decorrer do trabalho foi possível perceber que há ainda muitos desafios para que a educação do campo e os processos de alfabetização e letramento nestes espaços possam ser efetivamente valorizados. Quanto a formação de professores, identificamos também muitos desafios. É necessário que se possa investir mais na formação do professor do campo, para que o mesmo possa acima de tudo, se sentir motivado e consequentemente possa passar essa motivação para os alunos, deve-se também proporcionar condições melhores para os alunos e professores, tendo uma boa estrutura e material apropriado. Conclui-se que a formação do professor é de suma importância para um melhor desempenho do mesmo na tarefa de alfabetizar letrando no campo, bem como também para um melhor aprendizado do aluno.The general objective of this work was to reflect on literacy processes in rural schools in an articulated manner with reflection on teacher training. The specific objectives were: to reflect on historical and conceptual aspects of rural education in Brazil; discuss concepts of literacy at school; reflect on the training of rural literacy teachers in our country. With regard to the methodology used in this study, we opted for qualitative research in which a bibliographical research was carried out. In the course of the work, it was possible to perceive that there are still many challenges for rural education and the literacy processes in these spaces to be effectively valued. As for teacher training, we also identified many challenges. It is necessary to invest more in the training of rural teachers, so that they can, above all, feel motivated and consequently be able to pass this motivation on to the students; better conditions for students and teachers should be provided, having a good structure and appropriate material. It is concluded that teacher training is of paramount importance for a better performance in the task of literacy in the rural schools, as well as for better student learning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSÁ, Carolina Figueiredo de.SÁ, C. F.http://lattes.cnpq.br/0857154787322623SOUSA, Rafael Barros de.SOUSA, R. B.SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.SILVA, F. G. P.VILAR JUNIOR, José Plauto da Silva.2023-06-222023-08-09T14:56:25Z2023-08-092023-08-09T14:56:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2023.tccmon.vilarjuniorhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31359VILAR JUNIOR, José Plauto da Silva. Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31359porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-09T15:04:58Zoai:localhost:riufcg/31359Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-09T15:04:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões. Literacy, literacy and teacher training in Rural Education: some reflections. |
title |
Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões. |
spellingShingle |
Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões. VILAR JUNIOR, José Plauto da Silva. Educação do Campo Educação do Campo Educação do Campo Educação do Campo Escolas do campo Field Education Literacy Teacher training Field Schools Educação do Campo |
title_short |
Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões. |
title_full |
Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões. |
title_fullStr |
Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões. |
title_full_unstemmed |
Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões. |
title_sort |
Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões. |
author |
VILAR JUNIOR, José Plauto da Silva. |
author_facet |
VILAR JUNIOR, José Plauto da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SÁ, Carolina Figueiredo de. SÁ, C. F. http://lattes.cnpq.br/0857154787322623 SOUSA, Rafael Barros de. SOUSA, R. B. SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. SILVA, F. G. P. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VILAR JUNIOR, José Plauto da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo Educação do Campo Educação do Campo Educação do Campo Escolas do campo Field Education Literacy Teacher training Field Schools Educação do Campo |
topic |
Educação do Campo Educação do Campo Educação do Campo Educação do Campo Escolas do campo Field Education Literacy Teacher training Field Schools Educação do Campo |
description |
Este trabalho teve como objetivo geral refletir sobre processos de alfabetização e letramento em escolas do campo de maneira articulada à reflexão sobre a formação docente. Os objetivos específicos foram: refletir sobre aspectos históricos e conceituais da educação do campo no Brasil; discutir sobre concepções de alfabetização e letramento na escola; refletir sobre a formação de professores alfabetizadores do campo em nosso país. No que se refere à metodologia empregada neste estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa na qual realizou-se pesquisa de caráter bibliográfico. No decorrer do trabalho foi possível perceber que há ainda muitos desafios para que a educação do campo e os processos de alfabetização e letramento nestes espaços possam ser efetivamente valorizados. Quanto a formação de professores, identificamos também muitos desafios. É necessário que se possa investir mais na formação do professor do campo, para que o mesmo possa acima de tudo, se sentir motivado e consequentemente possa passar essa motivação para os alunos, deve-se também proporcionar condições melhores para os alunos e professores, tendo uma boa estrutura e material apropriado. Conclui-se que a formação do professor é de suma importância para um melhor desempenho do mesmo na tarefa de alfabetizar letrando no campo, bem como também para um melhor aprendizado do aluno. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-22 2023-08-09T14:56:25Z 2023-08-09 2023-08-09T14:56:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2023.tccmon.vilarjunior http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31359 VILAR JUNIOR, José Plauto da Silva. Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31359 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2023.tccmon.vilarjunior http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31359 |
identifier_str_mv |
VILAR JUNIOR, José Plauto da Silva. Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744589704134656 |