Educação ambiental na melhor idade: uma experiência no município de Cuité-PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7300 |
Resumo: | A educação ambiental entende a relação educativa da natureza com o homem e o integra a natureza a partir de práticas de sustentabilidade e também preservação do meio ambiente. A compreensão dos problemas ambientais e a ação diante deles requerem dos cidadãos uma atitude ecológica que se constrói não apenas com conteúdo e informações, mas com processos de formação do sujeito humano. Logo, este trabalho vem propor uma experiência de práticas educacionais junto aos idosos do município de Cuité-PB, com o objetivo de sensibilizá-los para a preservação ambiental a partir de atividades interdisciplinares envolvendo elementos da natureza e da cultura. Estas ações foram planejadas a fim de estimular nos idosos uma visão crítica sobre os problemas ambientais. A educação ambiental com idosos possui um importante significado, pois permite incluí-los na discussão da problemática atual ao mesmo tempo em que comporta suas experiências vividas. Os temas escolhidos foram plantas, lixo e água por se tratarem de grandes temas da educação ambiental e de fácil relação com o cotidiano. Os resultados mostram que é possível, fazer educação ambiental com idosos, há participação e interesse. Há relatos que apontam os idosos como bons multiplicadores de saberes em suas casas e vizinhança através de conversas e também com atitudes de preservação. Por fim, há necessidade que o tema seja mais trabalhado com o público idoso e que eles sejam inseridos nessa discussão como agentes capazes de multiplicar o saber e promover novas posturas diante das relações entre as pessoas e a natureza. |
id |
UFCG_2825f938288afc7a089aef8aaaa962c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/7300 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Educação ambiental na melhor idade: uma experiência no município de Cuité-PB.Environmental education at the best age: an experience in the city of Cuité-PB.Educación ambiental en la mejor edad: una experiencia en la ciudad de Cuité-PB.Preservação ambientalPráticas pedagógicasIdososTerceira IdadeInclusão SocialEnvironmental preservationPedagogical practicesElderlyThird AgeSocial inclusionPreservación del medio ambientePrácticas pedagógicasPersonas mayoresTercera edadInclusión socialCiências BiológicasA educação ambiental entende a relação educativa da natureza com o homem e o integra a natureza a partir de práticas de sustentabilidade e também preservação do meio ambiente. A compreensão dos problemas ambientais e a ação diante deles requerem dos cidadãos uma atitude ecológica que se constrói não apenas com conteúdo e informações, mas com processos de formação do sujeito humano. Logo, este trabalho vem propor uma experiência de práticas educacionais junto aos idosos do município de Cuité-PB, com o objetivo de sensibilizá-los para a preservação ambiental a partir de atividades interdisciplinares envolvendo elementos da natureza e da cultura. Estas ações foram planejadas a fim de estimular nos idosos uma visão crítica sobre os problemas ambientais. A educação ambiental com idosos possui um importante significado, pois permite incluí-los na discussão da problemática atual ao mesmo tempo em que comporta suas experiências vividas. Os temas escolhidos foram plantas, lixo e água por se tratarem de grandes temas da educação ambiental e de fácil relação com o cotidiano. Os resultados mostram que é possível, fazer educação ambiental com idosos, há participação e interesse. Há relatos que apontam os idosos como bons multiplicadores de saberes em suas casas e vizinhança através de conversas e também com atitudes de preservação. Por fim, há necessidade que o tema seja mais trabalhado com o público idoso e que eles sejam inseridos nessa discussão como agentes capazes de multiplicar o saber e promover novas posturas diante das relações entre as pessoas e a natureza.The environmental education understands the educational relationship of nature with man the integrates nature from practices of sustainability and also preservation of the environment. The understanding of environmental problems and action before them requires an ecological attitude of the citizens, which is built not only with content and information, but with processes of formation of the human subject. Therefore, this work proposes an experience of educational practices among the elderly in the municipality of Cuité-PB, with the objective of sensitizing them to environmental preservation through interdisciplinary activities involving elements of nature and culture. These actions were designed to stimulate critical thinking about environmental problems in the elderly. Environmental education with the elderly has an important meaning, since it allows them to be included in the discussion of the current problematic while at the same time embodying their lived experiences. The themes chosen were plants, garbage and water because they are great themes of environmental education and easy to relate to everyday life. The results show that it is possible to do environmental education with the elderly, there is participation and interest. There are reports that the elderly people are good multipliers of knowledge in their homes and neighborhoods through conversations and also with attitudes of preservation. Finally, it is necessary that the theme be more worked with the elderly public and that they be inserted in this discussion as agents able to multiply the knowledge and to promote new postures before the relations between the people and the nature.La educación ambiental comprende la relación educativa de la naturaleza con el hombre y lo integra con la naturaleza a partir de prácticas de sustentabilidad y también de preservación del medio ambiente. Comprender los problemas ambientales y actuar frente a ellos requiere de los ciudadanos una actitud ecológica que se construye no solo con contenidos e información, sino con procesos de formación del sujeto humano. Por lo tanto, este trabajo propone una experiencia de prácticas educativas con ancianos en la ciudad de Cuité-PB, con el objetivo de sensibilizarlos para la preservación ambiental a partir de actividades interdisciplinarias que involucren elementos de la naturaleza y la cultura. Estas acciones fueron planificadas con el fin de incentivar a los ancianos a tener una visión crítica de los problemas ambientales. La educación ambiental con los ancianos tiene un significado importante, ya que les permite ser incluidos en la discusión del problema actual al mismo tiempo que incluye sus experiencias vividas. Los temas elegidos fueron las plantas, la basura y el agua por ser temas importantes de la educación ambiental y fáciles de relacionar con la vida cotidiana. Los resultados muestran que es posible hacer educación ambiental con los adultos mayores, hay participación e interés. Hay relatos que señalan a los ancianos como buenos multiplicadores de conocimientos en sus hogares y barrios a través de conversaciones y también con actitudes de preservación. Finalmente, existe la necesidad de trabajar más el tema con el público adulto mayor y que sean incluidos en esta discusión como agentes capaces de multiplicar conocimientos y promover nuevas actitudes frente a la relación entre las personas y la naturaleza.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGLINHEIRA, Caroline Zabendzala.LINHEIRA, C.Z.http://lattes.cnpq.br/6305113910618754LOPES, Marcus José Conceição.GARCIA, Carlos Alberto.SILVA, Gisliane Kallyne de Lima.20172019-09-25T15:13:27Z2019-09-252019-09-25T15:13:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7300SILVA, Gisliane Kallyne de Lima. Educação ambiental na melhor idade: uma experiência no município de Cuité-PB. 2017. 35 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T17:49:16Zoai:localhost:riufcg/7300Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T17:49:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental na melhor idade: uma experiência no município de Cuité-PB. Environmental education at the best age: an experience in the city of Cuité-PB. Educación ambiental en la mejor edad: una experiencia en la ciudad de Cuité-PB. |
title |
Educação ambiental na melhor idade: uma experiência no município de Cuité-PB. |
spellingShingle |
Educação ambiental na melhor idade: uma experiência no município de Cuité-PB. SILVA, Gisliane Kallyne de Lima. Preservação ambiental Práticas pedagógicas Idosos Terceira Idade Inclusão Social Environmental preservation Pedagogical practices Elderly Third Age Social inclusion Preservación del medio ambiente Prácticas pedagógicas Personas mayores Tercera edad Inclusión social Ciências Biológicas |
title_short |
Educação ambiental na melhor idade: uma experiência no município de Cuité-PB. |
title_full |
Educação ambiental na melhor idade: uma experiência no município de Cuité-PB. |
title_fullStr |
Educação ambiental na melhor idade: uma experiência no município de Cuité-PB. |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental na melhor idade: uma experiência no município de Cuité-PB. |
title_sort |
Educação ambiental na melhor idade: uma experiência no município de Cuité-PB. |
author |
SILVA, Gisliane Kallyne de Lima. |
author_facet |
SILVA, Gisliane Kallyne de Lima. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LINHEIRA, Caroline Zabendzala. LINHEIRA, C.Z. http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 LOPES, Marcus José Conceição. GARCIA, Carlos Alberto. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Gisliane Kallyne de Lima. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preservação ambiental Práticas pedagógicas Idosos Terceira Idade Inclusão Social Environmental preservation Pedagogical practices Elderly Third Age Social inclusion Preservación del medio ambiente Prácticas pedagógicas Personas mayores Tercera edad Inclusión social Ciências Biológicas |
topic |
Preservação ambiental Práticas pedagógicas Idosos Terceira Idade Inclusão Social Environmental preservation Pedagogical practices Elderly Third Age Social inclusion Preservación del medio ambiente Prácticas pedagógicas Personas mayores Tercera edad Inclusión social Ciências Biológicas |
description |
A educação ambiental entende a relação educativa da natureza com o homem e o integra a natureza a partir de práticas de sustentabilidade e também preservação do meio ambiente. A compreensão dos problemas ambientais e a ação diante deles requerem dos cidadãos uma atitude ecológica que se constrói não apenas com conteúdo e informações, mas com processos de formação do sujeito humano. Logo, este trabalho vem propor uma experiência de práticas educacionais junto aos idosos do município de Cuité-PB, com o objetivo de sensibilizá-los para a preservação ambiental a partir de atividades interdisciplinares envolvendo elementos da natureza e da cultura. Estas ações foram planejadas a fim de estimular nos idosos uma visão crítica sobre os problemas ambientais. A educação ambiental com idosos possui um importante significado, pois permite incluí-los na discussão da problemática atual ao mesmo tempo em que comporta suas experiências vividas. Os temas escolhidos foram plantas, lixo e água por se tratarem de grandes temas da educação ambiental e de fácil relação com o cotidiano. Os resultados mostram que é possível, fazer educação ambiental com idosos, há participação e interesse. Há relatos que apontam os idosos como bons multiplicadores de saberes em suas casas e vizinhança através de conversas e também com atitudes de preservação. Por fim, há necessidade que o tema seja mais trabalhado com o público idoso e que eles sejam inseridos nessa discussão como agentes capazes de multiplicar o saber e promover novas posturas diante das relações entre as pessoas e a natureza. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-09-25T15:13:27Z 2019-09-25 2019-09-25T15:13:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7300 SILVA, Gisliane Kallyne de Lima. Educação ambiental na melhor idade: uma experiência no município de Cuité-PB. 2017. 35 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7300 |
identifier_str_mv |
SILVA, Gisliane Kallyne de Lima. Educação ambiental na melhor idade: uma experiência no município de Cuité-PB. 2017. 35 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744396372934656 |