Representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de história e sociologia do ensino médio em Sumé-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Anessa Fernanda da.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.silva4
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4824
Resumo: Este trabalho trata das representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de História e Sociologia do Ensino Médio do Ensino Médio em Sumé-PB. O objetivo geral do trabalho foi compreender os significados das representações indígenas apresentadas pelos referidos livros didáticos. Adotamos como abordagem teórica os estudos das Epistemologias do Sul (QUIJANO, 2005; SANTOS, 2010) na busca de desnaturalizar e tratar das representações indígenas a partir do próprio locus de enunciação (MIGNOLO, 2005) dos povos indígenas. Utilizamos como categorias teóricas o currículo, enfocando os livros enquanto textos de currículos escritos que corporificam práticas curriculares resultantes de seleção cultural e identidade indígena, como o propósito de compreender os lugares e marcas identitárias desses povos. Realizamos uma pesquisa qualitativa seguindo as etapas propostas por Minayo (2012) e organizamos e analisamos os dados segundo a técnica da análise de conteúdo, de acordo com Bardin (2011). Os resultados demonstram três grandes grupos de sentido para a presença indígena, sendo eles: descobrimento, espaços ocupados pelos indígenas e globalização. Ressaltamos que as abordagens usadas nos livros didáticos tratam predominantemente, o indígena de maneira colonial.
id UFCG_285952b31eb60b2bd5945f33f7376c67
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4824
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de história e sociologia do ensino médio em Sumé-PB.Representations attributed to the indigenous through the images in the textbooks of history and sociology of secondary education in Sumé-PB.Representações indígenasCurriculo e indigenismoLivros didáticos – história e sociologiaIndigenous representationsCurriculum and IndigenismDidactic books - history and sociologyEste trabalho trata das representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de História e Sociologia do Ensino Médio do Ensino Médio em Sumé-PB. O objetivo geral do trabalho foi compreender os significados das representações indígenas apresentadas pelos referidos livros didáticos. Adotamos como abordagem teórica os estudos das Epistemologias do Sul (QUIJANO, 2005; SANTOS, 2010) na busca de desnaturalizar e tratar das representações indígenas a partir do próprio locus de enunciação (MIGNOLO, 2005) dos povos indígenas. Utilizamos como categorias teóricas o currículo, enfocando os livros enquanto textos de currículos escritos que corporificam práticas curriculares resultantes de seleção cultural e identidade indígena, como o propósito de compreender os lugares e marcas identitárias desses povos. Realizamos uma pesquisa qualitativa seguindo as etapas propostas por Minayo (2012) e organizamos e analisamos os dados segundo a técnica da análise de conteúdo, de acordo com Bardin (2011). Os resultados demonstram três grandes grupos de sentido para a presença indígena, sendo eles: descobrimento, espaços ocupados pelos indígenas e globalização. Ressaltamos que as abordagens usadas nos livros didáticos tratam predominantemente, o indígena de maneira colonial.This work deals with the representations attributed to the indigenous through the images in the didactic books of History and Sociology of Secondary Education in Sumé-PB. The general objective of the work was to understand the meanings of the indigenous representations presented by referred textbooks. We adopted as theoretical approach the studies of the Southern Epistemologies (QUIJANO, 2005; SANTOS, 2010) in the quest to denaturalize and deal with the indigenous representations from the very locus of enunciation (MIGNOLO, 2005) of indigenous peoples. We used as theoretical categories curriculum, focusing on books as texts of written curricula that embody curricular practices resulting from cultural selection and indigenous identity, as the purpose of understanding the places and identity marks of these peoples. We performed a qualitative research following the steps proposed by Minayo (2012) and organized and analyzed data according to the technique of Content Analysis, according to Bardin (2011). The results demonstrate three major groups of sense for the indigenous presence, being: discovery, spaces occupied by indigenous peoples and gobalization. We emphasize that the approaches used in the didatic books treat, predominantly, the indian in a colonial way.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Filipe Gervásio Pinto da.SILVA, F. G. P.http://lattes.cnpq.br/1247110298738243OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, Luciana Maria Ribeiro de.SILVA, Anessa Fernanda da.2017-09-192019-07-10T17:57:39Z2019-07-102019-07-10T17:57:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.silva4http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4824SILVA, Anessa Fernanda da. Representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de história e sociologia do ensino médio em Sumé-PB. 2017. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4824porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-21T16:02:26Zoai:localhost:riufcg/4824Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-21T16:02:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de história e sociologia do ensino médio em Sumé-PB.
Representations attributed to the indigenous through the images in the textbooks of history and sociology of secondary education in Sumé-PB.
title Representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de história e sociologia do ensino médio em Sumé-PB.
spellingShingle Representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de história e sociologia do ensino médio em Sumé-PB.
SILVA, Anessa Fernanda da.
Representações indígenas
Curriculo e indigenismo
Livros didáticos – história e sociologia
Indigenous representations
Curriculum and Indigenism
Didactic books - history and sociology
title_short Representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de história e sociologia do ensino médio em Sumé-PB.
title_full Representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de história e sociologia do ensino médio em Sumé-PB.
title_fullStr Representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de história e sociologia do ensino médio em Sumé-PB.
title_full_unstemmed Representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de história e sociologia do ensino médio em Sumé-PB.
title_sort Representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de história e sociologia do ensino médio em Sumé-PB.
author SILVA, Anessa Fernanda da.
author_facet SILVA, Anessa Fernanda da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
SILVA, F. G. P.
http://lattes.cnpq.br/1247110298738243
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
OLIVEIRA, Luciana Maria Ribeiro de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Anessa Fernanda da.
dc.subject.por.fl_str_mv Representações indígenas
Curriculo e indigenismo
Livros didáticos – história e sociologia
Indigenous representations
Curriculum and Indigenism
Didactic books - history and sociology
topic Representações indígenas
Curriculo e indigenismo
Livros didáticos – história e sociologia
Indigenous representations
Curriculum and Indigenism
Didactic books - history and sociology
description Este trabalho trata das representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de História e Sociologia do Ensino Médio do Ensino Médio em Sumé-PB. O objetivo geral do trabalho foi compreender os significados das representações indígenas apresentadas pelos referidos livros didáticos. Adotamos como abordagem teórica os estudos das Epistemologias do Sul (QUIJANO, 2005; SANTOS, 2010) na busca de desnaturalizar e tratar das representações indígenas a partir do próprio locus de enunciação (MIGNOLO, 2005) dos povos indígenas. Utilizamos como categorias teóricas o currículo, enfocando os livros enquanto textos de currículos escritos que corporificam práticas curriculares resultantes de seleção cultural e identidade indígena, como o propósito de compreender os lugares e marcas identitárias desses povos. Realizamos uma pesquisa qualitativa seguindo as etapas propostas por Minayo (2012) e organizamos e analisamos os dados segundo a técnica da análise de conteúdo, de acordo com Bardin (2011). Os resultados demonstram três grandes grupos de sentido para a presença indígena, sendo eles: descobrimento, espaços ocupados pelos indígenas e globalização. Ressaltamos que as abordagens usadas nos livros didáticos tratam predominantemente, o indígena de maneira colonial.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-19
2019-07-10T17:57:39Z
2019-07-10
2019-07-10T17:57:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.silva4
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4824
SILVA, Anessa Fernanda da. Representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de história e sociologia do ensino médio em Sumé-PB. 2017. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4824
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.silva4
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4824
identifier_str_mv SILVA, Anessa Fernanda da. Representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de história e sociologia do ensino médio em Sumé-PB. 2017. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744380200747008