A temática indígena na sala de aula: intervenção pedagógica para as aulas de sociologia no ensino médio.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.silva4 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12979 |
Resumo: | Esta dissertação trata de uma intervenção pedagógica sobre como trabalhar com a temática indígena nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. O objetivo geral da intervenção pedagógica consiste em contribuir com o processo de ensino para professores e professoras de Sociologia sobre a temática indígena na sala de aula, através de textos e referências que descolonize os livros didáticos, e que contribuam no processo de desnaturalização e problematização da realidade dos povos indígenas. Adotamos como abordagem teórica a perspectiva Sociológica pós-colonial de Santos (2002) a Pedagogia decolonial e a interculturalidade crítica de Arroyo (2014) e Walsh, (2009), na busca de romper com as narrativas eurocêntricas e conhecermos outras pedagogias e novas formas de reeducar a sensibilidade do pensamento, para além das pedagogias hegemônicas. Realizamos uma pesquisa qualitativa seguindo as etapas propostas por Minayo (2012), e de cunho exploratório de Gil (2008), usando do instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada de acordo com as ideias de Triviños (1988). Utilizamos os conceitos sociológicos como o de marginalização, estigma, cultura e identidade, e dos conceitos antropológicos como o de índio, indígenas, povos indígenas, tribos, alteridade, relativismo cultural e etnocentrismo, de forma estratégica para trabalhar com a temática indígena nas aulas de Sociologia, uma vez que, não existe um capítulo específico no livro didático que aborde as questões indígenas. Os conceitos são trabalhados no sentido de descolonizar e decolonizar os equívocos que são construídos e reproduzidos sobre os povos tradicionais. Para tanto, organizamos e desenvolvemos a intervenção pedagógica através de uma sequência didática, que, consiste em etapas continuadas sobre como trabalhar com a temática. As etapas foram desenvolvidas com docentes que participaram do estudo e da entrevista semiestruturada. Para finalizar criamos três propostas de sequências didáticas de aulas que ficarão disponíveis para quem tem interesse pela área, assim como, para docentes que pretendem abordar as questões dos povos tradicionais. As sequências didáticas de aulas contêm dicas metodológicas, de materiais, de documentários e de atividades. Os resultados encontrados nas entrevistas com professores e professoras nos mostram os principais elementos que dificultam a presença da temática indígena na sala de aula, sendo eles: lacuna na formação inicial do pessoal do corpo docente durante a graduação, falta de formação inicial e continuada sobre a temática e a Lei 11.645/08, falta de apoio da secretária de educação, falta de apoio da própria escola, falta de material didático e a falta da temática indígena presente no PPP das escolas. |
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A temática indígena na sala de aula: intervenção pedagógica para as aulas de sociologia no ensino médio.The indigenous theme in the classroom: pedagogical intervention for sociology classes in high school.Ensino de Sociologia – Ensino MédioAntropologia indígena – ensino médioIndigenismoTemática indígena e educaçãoPovos indígenasSequências didáticas - sociologiaDescolonização – livros didáticosSociology Teaching - High SchoolIndigenous anthropology - high schoolIndigenismIndigenous themes and educationIndian peopleDidactic sequences - sociologyDecolonization - textbooksEsta dissertação trata de uma intervenção pedagógica sobre como trabalhar com a temática indígena nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. O objetivo geral da intervenção pedagógica consiste em contribuir com o processo de ensino para professores e professoras de Sociologia sobre a temática indígena na sala de aula, através de textos e referências que descolonize os livros didáticos, e que contribuam no processo de desnaturalização e problematização da realidade dos povos indígenas. Adotamos como abordagem teórica a perspectiva Sociológica pós-colonial de Santos (2002) a Pedagogia decolonial e a interculturalidade crítica de Arroyo (2014) e Walsh, (2009), na busca de romper com as narrativas eurocêntricas e conhecermos outras pedagogias e novas formas de reeducar a sensibilidade do pensamento, para além das pedagogias hegemônicas. Realizamos uma pesquisa qualitativa seguindo as etapas propostas por Minayo (2012), e de cunho exploratório de Gil (2008), usando do instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada de acordo com as ideias de Triviños (1988). Utilizamos os conceitos sociológicos como o de marginalização, estigma, cultura e identidade, e dos conceitos antropológicos como o de índio, indígenas, povos indígenas, tribos, alteridade, relativismo cultural e etnocentrismo, de forma estratégica para trabalhar com a temática indígena nas aulas de Sociologia, uma vez que, não existe um capítulo específico no livro didático que aborde as questões indígenas. Os conceitos são trabalhados no sentido de descolonizar e decolonizar os equívocos que são construídos e reproduzidos sobre os povos tradicionais. Para tanto, organizamos e desenvolvemos a intervenção pedagógica através de uma sequência didática, que, consiste em etapas continuadas sobre como trabalhar com a temática. As etapas foram desenvolvidas com docentes que participaram do estudo e da entrevista semiestruturada. Para finalizar criamos três propostas de sequências didáticas de aulas que ficarão disponíveis para quem tem interesse pela área, assim como, para docentes que pretendem abordar as questões dos povos tradicionais. As sequências didáticas de aulas contêm dicas metodológicas, de materiais, de documentários e de atividades. Os resultados encontrados nas entrevistas com professores e professoras nos mostram os principais elementos que dificultam a presença da temática indígena na sala de aula, sendo eles: lacuna na formação inicial do pessoal do corpo docente durante a graduação, falta de formação inicial e continuada sobre a temática e a Lei 11.645/08, falta de apoio da secretária de educação, falta de apoio da própria escola, falta de material didático e a falta da temática indígena presente no PPP das escolas.Esta disertación trata de una intervención pedagógica sobre cómo trabajar con el tema indígena en las clases de Sociología de la escuela secundaria. El objetivo general de la intervención pedagógica consiste en contribuir al proceso de enseñanza para profesores y profesoras de Sociología sobre el tema indígena en el aula,a través de textos y referencias que descolonicen los libros didácticos, y que contribuyan al proceso de desnaturalización y problematización de la realidad de los pueblos indígenas. Adoptamos como enfoque teórico la perspectiva sociológica poscolonial de Santos (2002), la Pedagogía decolonial e Interculturalidad Crítica de Arroyo (2014) y Walsh, (2009), en la búsqueda de romper con las narrativas eurocéntricas y conocernos otras pedagogías y nuevas formas de reeducar la sensibilidad del pensamiento, más allá de las pedagogías hegemónicas. Realizamos una investigación cualitativa siguiendo las etapas propuestas por Minayo (2012), y de carácter exploratorio de Gil (2008), utilizando el instrumento de colecta de datos la entrevista semiestructurada según las ideas de Triviños (1988).Utilizamos los conceptos sociológicos como el de marginación, el estigma, la cultura y la identidad, y de los conceptos antropológicos como el de indio, indígenas, pueblos indígenas, tribus, alteridad, relativismo cultural y etnocentrismo, de manera estratégica para trabajar con el tema indígena en las clases de Sociología, una vez que no hay un capítulo específico en el libro didáctico que aborde las cuestiones indígenas. Los conceptos son trabajados en el sentido de descolonizar y decolonizar los errores que son construidos y reproducidos sobre los pueblos tradicionales. Para eso, organizamos y desarrollamos la intervención pedagógica a través de una secuencia didáctica, que, consiste en etapas continuas sobre cómo trabajar con el tema. Las etapas fueron desarrolladas con profesores que participaron del estudio y de la entrevista semiestructurada. Para concluir, creamos tres propuestas de secuencias didácticas de clases que estarán disponibles para aquellos interesados en el área, así como para los profesores que tengan la intención de abordar las cuestiones de los pueblos tradicionales. Las secuencias didácticas de las clases contienen consejos metodológicos, de materiales, de documentales y de actividades. Los resultados encontrados en las entrevistas con los profesores nos muestran los elementos principales que dificultan la presencia del tema indígena en el aula, a saber: laguna en la capacitación inicial de los profesores durante la graduación, falta de capacitación inicial y continua sobre el tema y la Ley 11.645/08, falta de apoyo de la secretaria de educación, falta de apoyo de la propia escuela, falta de material didáctico y la falta de la temática indígenas presente en el PPP de las escuelas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGDINIZ, Paulo Cesar Oliveira.DINIZ, P. C. O.http://lattes.cnpq.br/7819000664910614TOSCANO, Geovânia da Silva.MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.SILVA, Anessa Fernanda da.2020-05-152020-06-22T16:22:59Z2020-06-222020-06-22T16:22:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.silva4http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12979SILVA, Anessa Fernanda da. A temática indígena na sala de aula: intervenção pedagógica para as aulas de sociologia no ensino médio. 88f. Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. 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