Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7357 |
Resumo: | Este trabalho monográfico foi construído tendo por tema: Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. A investigação foi norteada pelos seguintes objetivos analisar a metodologia utilizada pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Escolas Públicas Municipais da cidade de Triunfo-PB; investigar os métodos e metodologias usadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para lecionar matemática; identificar o conceito de ensino da matemática que os professores possuem; analisar o planejamento feito pelos educadores e sua adequação ao ensino da matemática. A abordagem foi do tipo qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram seis professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O levantamento de dados para o desenvolvimento da pesquisa foi feito em três escolas da cidade de Triunfo- PB, sendo que duas localizam-se na zona rural, uma escola fica localizada na zona urbana da referida cidade. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos, a saber: questionário e observação. A partir dos dados analisados constatamos que os professores reconhecem a importância da matemática para a vida cotidiana e buscam sempre inovar suas metodologias de ensino já que as mesmas entendem que esse é um processo crucial para a aprendizagem dos educandos, pois é a partir da metodologia que os educadores podem facilitar o processo de ensino na área de matemática. |
id |
UFCG_2866af9387fb045e0a562c558c96bcbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/7357 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática.An approach to the methodology used by teachers for teaching mathematics.EnsinoAprendizagemMatemáticaTeachingLearningMathematicsEducação.Este trabalho monográfico foi construído tendo por tema: Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. A investigação foi norteada pelos seguintes objetivos analisar a metodologia utilizada pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Escolas Públicas Municipais da cidade de Triunfo-PB; investigar os métodos e metodologias usadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para lecionar matemática; identificar o conceito de ensino da matemática que os professores possuem; analisar o planejamento feito pelos educadores e sua adequação ao ensino da matemática. A abordagem foi do tipo qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram seis professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O levantamento de dados para o desenvolvimento da pesquisa foi feito em três escolas da cidade de Triunfo- PB, sendo que duas localizam-se na zona rural, uma escola fica localizada na zona urbana da referida cidade. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos, a saber: questionário e observação. A partir dos dados analisados constatamos que os professores reconhecem a importância da matemática para a vida cotidiana e buscam sempre inovar suas metodologias de ensino já que as mesmas entendem que esse é um processo crucial para a aprendizagem dos educandos, pois é a partir da metodologia que os educadores podem facilitar o processo de ensino na área de matemática.This monographic work was built on the theme: An approach on the methodology used by teachers for the teaching of mathematics. The investigation was guided by the following objectives: analyze the methodology used by the teachers of the early years of elementary school of Municipal public schools of the city of Triunfo-PB; investigate the methods and methodologies used by teachers of the early years of elementary school to teach math; identify the concept of teaching mathematics teachers possess; analyze the planning done by educators and its suitability for teaching mathematics. The approach was qualitative type. The subjects of the research were six teachers of the early years of elementary school. The survey data for the development of the research was done in three schools in the town of Triunfo- PB, two are located in the countryside, a school is located in the urban area of that city. For data, collection were used two instruments, namely: questionnaire and observation. From the parsed data, we find that teachers recognize the importance of mathematics to everyday life and seek always to innovate their teaching methodologies already that they understand that this is a crucial process for learning of students as it is from the methodology that educators can facilitate the process of teaching in the area of mathematics.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, Maria Janete de.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581BUENO, Maria Ioneida Ramalho.CASTRO, Cícera Alteniza Duarte de.BEZERRA, Januzzi Gonçalves.2015-11-172019-09-26T14:03:59Z2019-09-262019-09-26T14:03:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7357BEZERRA, Januzzi Gonçalves. Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. 2015. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T11:57:52Zoai:localhost:riufcg/7357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T11:57:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. An approach to the methodology used by teachers for teaching mathematics. |
title |
Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. |
spellingShingle |
Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. BEZERRA, Januzzi Gonçalves. Ensino Aprendizagem Matemática Teaching Learning Mathematics Educação. |
title_short |
Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. |
title_full |
Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. |
title_fullStr |
Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. |
title_sort |
Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. |
author |
BEZERRA, Januzzi Gonçalves. |
author_facet |
BEZERRA, Januzzi Gonçalves. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, Maria Janete de. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 BUENO, Maria Ioneida Ramalho. CASTRO, Cícera Alteniza Duarte de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BEZERRA, Januzzi Gonçalves. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem Matemática Teaching Learning Mathematics Educação. |
topic |
Ensino Aprendizagem Matemática Teaching Learning Mathematics Educação. |
description |
Este trabalho monográfico foi construído tendo por tema: Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. A investigação foi norteada pelos seguintes objetivos analisar a metodologia utilizada pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Escolas Públicas Municipais da cidade de Triunfo-PB; investigar os métodos e metodologias usadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para lecionar matemática; identificar o conceito de ensino da matemática que os professores possuem; analisar o planejamento feito pelos educadores e sua adequação ao ensino da matemática. A abordagem foi do tipo qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram seis professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O levantamento de dados para o desenvolvimento da pesquisa foi feito em três escolas da cidade de Triunfo- PB, sendo que duas localizam-se na zona rural, uma escola fica localizada na zona urbana da referida cidade. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos, a saber: questionário e observação. A partir dos dados analisados constatamos que os professores reconhecem a importância da matemática para a vida cotidiana e buscam sempre inovar suas metodologias de ensino já que as mesmas entendem que esse é um processo crucial para a aprendizagem dos educandos, pois é a partir da metodologia que os educadores podem facilitar o processo de ensino na área de matemática. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-17 2019-09-26T14:03:59Z 2019-09-26 2019-09-26T14:03:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7357 BEZERRA, Januzzi Gonçalves. Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. 2015. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7357 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, Januzzi Gonçalves. Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. 2015. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744396973768704 |