Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Januzzi Gonçalves.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7357
Resumo: Este trabalho monográfico foi construído tendo por tema: Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. A investigação foi norteada pelos seguintes objetivos analisar a metodologia utilizada pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Escolas Públicas Municipais da cidade de Triunfo-PB; investigar os métodos e metodologias usadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para lecionar matemática; identificar o conceito de ensino da matemática que os professores possuem; analisar o planejamento feito pelos educadores e sua adequação ao ensino da matemática. A abordagem foi do tipo qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram seis professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O levantamento de dados para o desenvolvimento da pesquisa foi feito em três escolas da cidade de Triunfo- PB, sendo que duas localizam-se na zona rural, uma escola fica localizada na zona urbana da referida cidade. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos, a saber: questionário e observação. A partir dos dados analisados constatamos que os professores reconhecem a importância da matemática para a vida cotidiana e buscam sempre inovar suas metodologias de ensino já que as mesmas entendem que esse é um processo crucial para a aprendizagem dos educandos, pois é a partir da metodologia que os educadores podem facilitar o processo de ensino na área de matemática.
id UFCG_2866af9387fb045e0a562c558c96bcbc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7357
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática.An approach to the methodology used by teachers for teaching mathematics.EnsinoAprendizagemMatemáticaTeachingLearningMathematicsEducação.Este trabalho monográfico foi construído tendo por tema: Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. A investigação foi norteada pelos seguintes objetivos analisar a metodologia utilizada pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Escolas Públicas Municipais da cidade de Triunfo-PB; investigar os métodos e metodologias usadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para lecionar matemática; identificar o conceito de ensino da matemática que os professores possuem; analisar o planejamento feito pelos educadores e sua adequação ao ensino da matemática. A abordagem foi do tipo qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram seis professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O levantamento de dados para o desenvolvimento da pesquisa foi feito em três escolas da cidade de Triunfo- PB, sendo que duas localizam-se na zona rural, uma escola fica localizada na zona urbana da referida cidade. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos, a saber: questionário e observação. A partir dos dados analisados constatamos que os professores reconhecem a importância da matemática para a vida cotidiana e buscam sempre inovar suas metodologias de ensino já que as mesmas entendem que esse é um processo crucial para a aprendizagem dos educandos, pois é a partir da metodologia que os educadores podem facilitar o processo de ensino na área de matemática.This monographic work was built on the theme: An approach on the methodology used by teachers for the teaching of mathematics. The investigation was guided by the following objectives: analyze the methodology used by the teachers of the early years of elementary school of Municipal public schools of the city of Triunfo-PB; investigate the methods and methodologies used by teachers of the early years of elementary school to teach math; identify the concept of teaching mathematics teachers possess; analyze the planning done by educators and its suitability for teaching mathematics. The approach was qualitative type. The subjects of the research were six teachers of the early years of elementary school. The survey data for the development of the research was done in three schools in the town of Triunfo- PB, two are located in the countryside, a school is located in the urban area of that city. For data, collection were used two instruments, namely: questionnaire and observation. From the parsed data, we find that teachers recognize the importance of mathematics to everyday life and seek always to innovate their teaching methodologies already that they understand that this is a crucial process for learning of students as it is from the methodology that educators can facilitate the process of teaching in the area of mathematics.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, Maria Janete de.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581BUENO, Maria Ioneida Ramalho.CASTRO, Cícera Alteniza Duarte de.BEZERRA, Januzzi Gonçalves.2015-11-172019-09-26T14:03:59Z2019-09-262019-09-26T14:03:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7357BEZERRA, Januzzi Gonçalves. Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. 2015. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T11:57:52Zoai:localhost:riufcg/7357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T11:57:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática.
An approach to the methodology used by teachers for teaching mathematics.
title Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática.
spellingShingle Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática.
BEZERRA, Januzzi Gonçalves.
Ensino
Aprendizagem
Matemática
Teaching
Learning
Mathematics
Educação.
title_short Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática.
title_full Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática.
title_fullStr Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática.
title_full_unstemmed Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática.
title_sort Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática.
author BEZERRA, Januzzi Gonçalves.
author_facet BEZERRA, Januzzi Gonçalves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, Maria Janete de.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
BUENO, Maria Ioneida Ramalho.
CASTRO, Cícera Alteniza Duarte de.
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Januzzi Gonçalves.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Matemática
Teaching
Learning
Mathematics
Educação.
topic Ensino
Aprendizagem
Matemática
Teaching
Learning
Mathematics
Educação.
description Este trabalho monográfico foi construído tendo por tema: Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. A investigação foi norteada pelos seguintes objetivos analisar a metodologia utilizada pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Escolas Públicas Municipais da cidade de Triunfo-PB; investigar os métodos e metodologias usadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para lecionar matemática; identificar o conceito de ensino da matemática que os professores possuem; analisar o planejamento feito pelos educadores e sua adequação ao ensino da matemática. A abordagem foi do tipo qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram seis professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O levantamento de dados para o desenvolvimento da pesquisa foi feito em três escolas da cidade de Triunfo- PB, sendo que duas localizam-se na zona rural, uma escola fica localizada na zona urbana da referida cidade. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos, a saber: questionário e observação. A partir dos dados analisados constatamos que os professores reconhecem a importância da matemática para a vida cotidiana e buscam sempre inovar suas metodologias de ensino já que as mesmas entendem que esse é um processo crucial para a aprendizagem dos educandos, pois é a partir da metodologia que os educadores podem facilitar o processo de ensino na área de matemática.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-17
2019-09-26T14:03:59Z
2019-09-26
2019-09-26T14:03:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7357
BEZERRA, Januzzi Gonçalves. Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. 2015. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7357
identifier_str_mv BEZERRA, Januzzi Gonçalves. Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. 2015. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744396973768704